quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os sete Chakras principais - Chakra Raiz


O PORTAL DA TERRA



O CHAKRA RAIZ : TABELA DE CORRESPONDENCIA







Figura vista por C.W.Leadbeater
Localizaçao : No períneo, entre o ânus e os orgaos genitais





Nome em sânscrito : Muladhara (derivaçao de mula, que significa "raiz" e adhara que significa "base" ou "apoio"





Função : Sobrevivência, ligaçao com a Terra





Elemento : Terra





Estado interior : Estabilidade





Glândulas : Supra-renais





Parte dos corpo: Pernas, pés, osso, intestino grosso





Disfunçoes : Obesidade, hemorroidas, prisao de ventre, ciática





Cor : Vermelha





Som Fundamental : Lam





Sentido : Olfato





Som vocálico :O (como em força)





Pétalas : Quatro: vam, sam, sam, sam





Animais-símbolo: Touro, Elefante, Boi





Divindades : Brama, Dakini,Gaia, Deméter, Perséfone, Erishkagel, Ana, Ceridwen, Geb, Hades, Pwyll





Nossa jornada começa aqui no chakra raiz. O nome em sânscrito deste chackra é Muladhara. Ele se origina de duas palavras que sifnificam "raiz" e "base" ou "apoio". Este nome descreve adequadamente a funçao deste centro energético, que é a de proporcionar um esteio poderoso que nos liga a todas as coisas vivas.








É a nossa base no fundo físico. Nós também somos parte da natureza; compartilhamos muitas funçoes e instintos com outras criaturas vivas. Somos todos partes de um único mundo. Se deixamos de reconhecer isso, estaremos apenas nos iludindo.A sensação de pertencer ao mundo físico é absolutamente vital para que nos relacionemos com ele.






O Chakra Raiz representa, essencialmente, a vontade do sobreviver, o próprio impulso fundamental. Sem esse impulso nao existe a disposiçao de combater as circunstâncias adversas ou adaptar-se a novas situaçoes. Os animais também expressam a vontade de sobreviver através do seu desenvovimento evolucionário particular.




A cor vermelha é atribuida a esse chakra. É a cor do sangue vital. Esta cor passou a simbolizar as paixoes e a propria energia vital, e veio a fazer parte do uso comum da linguagem, como, por exemplo, na expressao "ficar vermelho de raiva". A cor vermelha está relacionada com o planeta Marte, que simboliza forças dinamica, vigorosas e, até mesmo agressivas. Ela representa a menor frequencia no espectro das cores e corresponde, adequadamente, às qualidades e funçoes do chakra raiz.





Esse chakra ao contrário dos outros, está voltado para baixo, na direçao da terra, de onde extrai e transmite forças geodésicas sutis. Esse contato depende da proximidade da terra física. Caminhar ao ar livre nao é apenas um bom exercício - é uma boa oportunidadede nos ligarmos à terra que está debaixo dos nosso pés.



O chakra representa nossos instintos e impulsos mais primitivos. Não deve causar surpresa o fato de que as glândulas associadas a ele sejam as supra-renais, que são responsaveis pela reaçao de ataque ou fuga desencadeada pela produção da adrenalina.





A Kundalini e o Chakra Básico



A energia transformadora, Kundalini, também é um grande mistério. Não podemos estudar os chakras sem leva-la em consideraçao, essa energia adormecida repousa dentro do chakra raiz. Diz-se que a completa ascensão dessa força roduz a liberaçao e iluminaçao. Quando a energia é despertada, ela sobe através dos chakras transformando tudo em seu caminho.


Existe uma polaridade particular entre o chakra raiz e o coronário. O primeiro contém a origem da Kundalini; o chakra coronario, "a morada de Shiva", se abre totalmente no supremo florescer. A Kundalini, na qualidade de Shakti, reside no chakra raiz, aguardando a futura união cósmica. A polaridade Shiva-Shakti é, em si, um paradigma da criaçao. O termo Shakti se refere ao aspecto feminino de todos os níveis da criaçao. Quando ele é acrescentado ao nome de uma deusa, reforça sua natureza na qualidadde uma co-criadora dinâmica num determinado nível. Existe a hierarquia de poderes de Shakti simbolizada por parceiros ativos dentro dos proprios chakras. O feminino Divino tem o domínio sobre a substância do mundo material, fornecendo a forma, como recipiente, para a força.







A Shakti Kundalini, que reside no chakra raiz, é uma forma cosmica onipresente em toda a criaçao. A Kundalini finalmente se ergue ao comando da consciencia que foi despertada por meio da pratica espiritual. O eixo do Sahasrara-muladhara pode ser visualizado como uma força magnetica com um pólo de atraçao em cada extremidade.




Nota: Nunca procurem despertar a Kundalini sem orientaçao!






Existem inúmeros bloqueios, obstaculos e dificuldades que separam os dois polos do imã e que impede a força magnética. A PRATICA ESPIRITUAL TEM O EFEITO DE REMOVER ESSES OBSTÁCULOS, PRINCIPALMENTE COM A DEVIDA ORIENTAÇAO.




Os ensinamentos hindus nos dizem que o chakra raiz contém um nó psiquico, o Brahma granthi. Nós semelhantes so encontrados no chakra cardiaco e no frontal. Esses bloqueios psiquicos nao podem ser dominados pela força nem destruido pelo intelecto. De fato a existência deste nós dentro do dos centros energéticos atua como uma proteçao extremamente importante que contribui para a manutençao do status quo. Eles funcionam como portas fechadas que impedem a ascensao da energia além de determinados níveis, até que a consciência tenha produzido a chave necessária para transo-los.




O chakra raiz encerra forças cósmicas. Os chakras contém informaçoes e memoria à semelhança de um HD de um computador, armazenando e atualindo dados vitais em seus arquivos. O conteúdo de cada chakra permenace oculto até que a "chave" adequada seja reconhecida. Esta chave pode assumir muitas formas como, por exemplo, a energia aplicada, a meditaçao ou o estímulo físico. Um despertar súbito pode, repentinamente, suscitar uma recordaçao distante e liberar de uma maneira violenta emoçoes reprimidas.





Quando o chakra raiz está ativo e equilibrado, existe uma sensaçao de propósito, de pertencer ao mundo natural, e uma disposiçao de assumir a responsabilidade pessoa pelas açoes e empreendimentos.





Exercícios de orientaçao:


1. Escolha uma divindade terrestre. Estude sua mitologia e familiarize-se com as formas nas quais ela foi representada.


2. Analise o seu relacionamento pessoal com o mundo natural, levando em consideraçao o seguinte: O que a Terra lhe dá e o que voce dá a Terra?


3. Medite a respeito do elemento terra.


- Visualizaçao: Os Quatro Elementos


Veja diante de si um circulo traçado no chao. Veja os quatro quadrantes ou pontos cardeais claramente marcados nele. No centro do circulo, ergue-se uma figura. Esta é a divindade terrena que voce escolheu. Enquanto voce observa, a figura o convida a entrar no circulo. Vocês permanecem, entao,no centro. A figura te mostrará o primeiro quadrante :Terra. Sinta-se envolvido por este elemento e observe como está se sentindo, absorva a sensaçao e deixe-se levar pela imaginaçao. Aguarde vai relaxando e deixe a imagem ir desaparecendo gradualmente e voce volta para o centro do círculo.



A figura ira te mostrar todos os quadrantes, se entregue-se a cada um sem pressa, observe, sinta vivencie cada ponto cardeal e absorva o que cada um lhe mostra e as sensaçoes que sentir. Quando terminar, volte ao centro novamente e aguarde.


Voce vera a figura da divindade que voce escolheu lhe esperando. Ela se volta pra voce e diz : "Como pretende usar os poderes da Terra?" Nao se apresse em responder. A cena, finalmente desaparece. Esta pergunta sera feita a cada ponto cardeal (agua, ar, fogo) e a cada uma responda o que sentiu.



Voce poderá optar por escrever as sensaçoes e percepçoes em um pequeno caderno.



Imagens nos Sonhos



Se voce seguiu direitinho podera ter sonhos também, o trabalho do chakra raiz pode produzir, espontaneamente, uma grande série de imagens, indicando que houve um despertar: por exemplo, sonhos que acontecem embaixo da terra e revelam uma fonte de poder até agora oculta:



possivelmente numa cavena ou camara subterranea num porao ou adega;

sonhos de fogo subterraneo;



sonhos nos quais se abre um alçapao oculto;

sonhos que dao destaque a escavaçoes em busca de tesouro ou objetos de valor;

Sonhos com serpentes, touros, elefante ou de outra fera de grande orte também estão relacionados com este nível de consciência.



Estes sonhos demonstram que esta havendo um despertar do chakra raiz.


Musica que são especificas do chakra raiz

O chakra raiz é sensível à musica tribal simples e aos sons ritmicos primitivos naturais. Os sons autênticos do tambor e das cançaoes podem encorajá-loa a dançar, a bater os píes ou a pular.

Composiçoes musicais sugeridas:

Todos os de percussao
Musica indígena
Voce pode apenas usar uma maraca
e de alguns autores como:
Meetings eith Remarkable Alloys de Chris Campell
Spirit of the Red Man de John Richardson.



Que voces tenham um maravilhoso despertar.



Vou falar de cada chakra e farei o possivel para colocar os exercicios em todos.



Fonte: C.W. Leadbeater, Naomi Ozaniec


LUZ E HARMONIA


10 comentários:

Marise Catrine disse...

MAs que belo post.
Adorei saber mais sobre os chakras (apesar de serem matérias ainda muito desconhecidas).
E qualquer pessoa poderá tentar fazer estes exercicios?

Beijos grandes

Marise Catrine disse...

Caillean,

Tenho um mimo para a Casa da Floresta no meu blogue

***

1 z e r 0 disse...

parabéns pela beleza do blogue, pela verdade e sinceridade nas informações que revela!
já está na minha lista de favoritos!
paz e luz!!!

Caillean )0( disse...

Zero

Obrigada pela suas doces palavras eeu tenho um compromisso comigo mesma de ser sincera o máximo possivel, para sempre passar um post ccom conteudo.

Obrigada pela visita,volte sempre a "Casa" não é minha é de todos!

Muita Luz e Harmonia!

)0(

Chá das Cinco disse...

Olá!
Eu estava fazendo uma busca pela net e achei o teu blog.
Como eu sou Terapeuta Holística, achei que você gostará de conhecer o meu site(Chá das Cinco).
Muito bom o post dos chakras.
Um abraço minha linda, te aguardo para o chá.

Caillean )0( disse...

Querida Marise

Sim minha linda qualquer um pode fazer estes exercícios, pois nao sao exercícios da Kundalini, sao pequenos exercícios apenas para despertar e e se harmonizar com cada um deles. Os benefícios sao mágicos.

Beijinhos encantados

)0(

Amanda disse...

Olá Caillean! Amei o seu blog, vou arrumar tempo para ler os textos com calma e acompanhar essa nova saga dos chakras, muito bom mesmo.
Mais que isso, adorei te conhecer e justo num sabbath tão bonito.
Que a luz cresça em sua vida e que boas sementes despertem para esse novo ciclo!

paz, amor e luz

Chá das Cinco disse...

Que bom que você esteja comigo!
O meu site ganhou mais vida, e espero que você partipe e deixe sempre a tua opnião,vai acrescentar ainda mais os meus post.
Bjs minha linda.

Marisa Borges disse...

Fabruxa ;)

linda partilha. Adorei saber a correspondência de Shiva-Shakti, não sabia isso e fez muito sentido.

Lindas como sempre as tuas palavras

beijos

Ahab disse...

è necessário que despertemos nossos Chakras ou isso ocorre naturalmente de acordo com as evoluções espirituais de cada um.

Vejo que andar NU pela floresta é um bom meio de interagir com as forças deste chakra Raiz.

Visto que esta é uma de minhas vontades, e ainda não pus em prática.

Direto do Rio.
Beijos.

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails