quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Chakra do Sacro, Esplenico ou Baço








O Portal da Lua






Chackra do Sacro, esplenico ou do Baço :
























Na visao de C.W.Leadbeater




Tabela de Correspondência




Localizaçao : O Plexo do Sacro (3 dedos abaixo do umbigo)

(também conhecido como esplenico ou Baço)



Nome em sânscrito : Svadisthana, que significa "doçura" ou "a propria morada"



Elemento : agua




Funçoes : Prazer, sexualidade, procriaçao, criatividade




Estados interiores : Autoconfiança, bem-estar




Partes do corpo: Útero, rins, reprodutor,sistema circulatorio, bexiga




Glandulas : Ovarios, testitulos




Disfunçoes : Impotência, frigidez, anomalias uterinas, problemas na bexiga e nos rins




Cor : Laranja




Som Fundamental : Vam




Sentido : Paladar




Petalas : Seis: bam, bham,mam, yam, ram, lam




Animais-símbolo : Makara, peixe, criatura marítimas




Divindades : Vishnu, Rakini







"Aquele que medita neste Lótus imaculado, denominado Svaddisthana, torna-se livre de todos os inimigos"

Sat-Cakra-Nipura, verso 18








Subindo apartir do chakra raiz, encontramos agora o segundo chakra, Svadisthana ou do Sacro. As raízes dos chakras dos chakras raiz e sacro estão situadas perto uma da outra para que algumas funçoes sejam compartilhadas. Este chakra está relacionado com o plexo noervoso do sacro.










Este chakra esta situado no abdomen, a meio caminho entre o pubis e o umbigo. Ele rege a sexualidade, a procriaçao e a criatividade em todos os níveis. Fisicamente este chakra afeta o fluxo dos fluídos do corpo. Seu elemento é a agua.









A principal funçao desse chakra é a procriaçao e a sexualidade; na verdade ele é inativo na puberdade. A sexualidade é a primeira manifestaçao da atraçao entre os opostos: homem e mulher, luz e trevas, dia e noite, sol e lua.









Existe, sem duvida, uma diferença entre a maneira pela qual os homens e as mulheres encaram a sexualidade. Este fato e um reflexo direto de diferentes padroes de energia, bem distante de diferenças biologicas e do condicionamento social. Nas mulheres, o segundo centro energético inclui o utero, e o chakra pode ser visto emanando do interior do corpo. Ele da origem a uma sexualidade que é, em geral, profundamente sentida e percebida dentro da totalidade do ser.

O homem nao tem o utero como um ponto de apoio profundo e, amiude, as experiencias sexuais permanecem dissociadas das emoçoes.









Nos homens, o segundo chakra algumas vezes é integrado, mas tambem pode ser visto como uma esfera que flutua fora do corpo. Isso nao quer dizer que os homens nao sejam capazes de ter experiencias sexuais mais profundas, mas estas ultimas se seguem à integraçao e dependem dela. o estímulo do processo de integraçao pode assumir muitas formas. Ele pode começar por si mesmo ou pede entrar em atividade quando um homem encontra uma parceira que desperta a anina dentro dele. Esta integraçao pode deixar de acontecer, dando origem ao homem caçador, eternamente sedento de conquistas sexuais, mas que jamais encontra algo além da satisfaçao do ego.








O elemento atribuido a este chakra é a agua. Constratando fortemente com o elemento terra, que é fixo e imovel, a agua nao tem forma propria, assumindo a forma do ambiente. A agua pode ser enganadora: calma na superficie, porem turbulenta e perigosa em suas profundezas. Ela tem uma superficie refletora, quase igual a do espelho.









Existe uma afinidade natural entre a agua e a lua, a qual exerce uma poderosa influencia sobre as marés. Toda a vida começa nas aguas do utero. Todos compartilhamos essa experiencia, mas nao nos lembramos dela. O elemento agua simboliza o passado ancestral que compartilhamos, a mente coletiva, eternamente presente, embora se encontre além da esfera da memoria.









É interessante descobrir que o simbolismo lunar é encontrado tanto no sistema oriental quanto no ocidental como uma forma de descrever o chakra do sacro. A Lua esta relacionada com todos os fluidos: à ascençao da energia vital, o fluxo do sangue e o movimento das marés. Sao as aguas que aparecem nos nossos sonhos como ssimbolos vivos dos estados interiores: fontes que regurgitam, o mar imenso, o charco umido, a cabeceira seca do rio ou as terras congeladas. Essas imagens, nos falam a respeito do nosso mundo enferior, que criamos a partir dos nossos pensamentos, os quais, por sua vez, surgiram de nossos desejos.









O segundo chakra também rege os liquidos do corpo : circulaçao do sangue, a produçao da urina, o fluxo menstrual e produçao dos fluidos seminais. Bloqueios e desequilibrios podem produzi um rompimento em qualquer um desses sistemas. Nele pode ser gerada a frustraçao, tanto sexual quanto criativa, quando as energias vitais estao bloqueadas.









Quando este chakra desperta, intensifica os poderes da intuiçao e as habilidades psiquicas. Tambem se diz que ele provoca a percepçao da forma astral. O despertar desse chakra pode afetar dramaticamente o impulso sexual positiva ou negativamente. Em cada caso os efeitos sao de curta duraçao e se estabilizam quando as energias se acalmam.









Exercicios de orientaçao





1. Como você usa a funçao da sexualidade? Que significado ela tem para voce?


2. Medite sobre o elemento agua.







Exercício de Visualizaçao :







Para as mulheres visualizar o seu utero e imaginar que está dentro dele, e que apesar de escuro voce encontra uma tonalidade laranja. Procure se sentir bem e veja se tem algo para mudar ou limpar, sinta-se livre para imaginar o que quiser para que neste ambiente vc se sinta confortavel e acochegada. Sinta que uma agua quentinha esta entrando e te aquecendo deixando voce totalmente embalada e se sentindo tremendamente amada. Permanecça o tempo que quiser e so saia quando sentir que esta na hora.




Nota: A limpeza do utero usando a cor laranja ajuda e muito pessoas que tem dificuldades para engravidar.




Para os homens o utero da mãe, imagine que está dentro dele, e que apesar de escuro voce encontra uma tonalidade laranja. Procure se sentir bem e veja se tem algo para mudar ou limpar, sinta-se livre para imaginar o que quiser para que neste ambiente vc se sinta confortavel e acochegada. Sinta que uma agua quentinho esta entrando e te aquecendo deixando voce totalmente embalado e se sentindo tremendamente amada. Permanecça o tempo que quiser e so saia quando sentir que esta na hora.








Imagens de Sonho






O chakra do Sacro produz sonhos nos quais aparecem imagens de agua: piscinas, lagos, riachos e mares. A qualidade da água indica a maneira como o chakra esta funcionando:


. agua estagnada, suja ou poluida - > requer uma limpeza (como mostrado na visualizaçao)


. agua congelada, ou o felo sob qualquer forma - > exige descontraçao


. Imagens de banhos ou lavagens -> emonstram que um processo de limpeza teve inicio


. a nataçao -> indica desembaraço com as funçoes deste chakra


. afogamento - > sinal de dificuldades


. fontes ou esguinchos de agua -> indicam um repentino ou ineserado despertar desse chakra


. Encontros com criaturas que estao a vontade na agua e dispostas a atuar como guias -> indicam que a pessoa está interagindo algum aspecto desse chakra.



Sonhos nos quais a Lua desempenha um papel relevante também estão relacionados com o chakra do sacro. Viajar para a Lua, ou explorar paisagem lunar, indicam a exploraçao interior neste nivel.



Encontrar figuras ou guias que transmitem uma força lunar tembém representa um trabalho interior nessa area.









Musica





A musica harmoniosa e sensual é adequada nesse caso. Ouça a musica tradicional da dança do ventre, Ela tem o poder de liberar as energias desse chakra.


Ou um som que que para voce tenha uma conotaçao sensual ou sexual.









Remédio ou curativo





. usar uma camiseta comprida na cor laranja


. usar uma cueca ou calcinha laranja


. pegar um pedaço de feltro, cortar de forma arredondada e colocar em cima
. uma toalha da cor do chakra coloque por cima na hora de dormir


Nota : use pelo menos na hora de dormir


Bem lindas energias qualquer duvida pode deixar um comentário que tirarei assim que puder.





Um excelente despertar do Chakra do Sacro ( nome como é mais conhecido).







LUZ E HARMONIA

14 comentários:

Shin Tau disse...

Bruxinha Caillean

mais um excelente artigo. Adorei a meditação que sugeres, muito boa.

Mas há neste artigo algo que entra em contradição com aquilo que tenho estudado. Este plexo é sempre associado a Júpiter é a primeira vez que o vejo associado à Lua. Então, qual é o planeta que associas à terceira visão?

Beijocas

Caillean disse...

Doce Shin

Eu reparei nos livros que estou lendo que eles so trabalham com os quatro elementos mais o sol e a lua. Entao como na cabala o chakra do coraçao é o ultimo elemento. Quanto ao frontal ele ja recebe o nome de Portal da Liberaçao e como aprendi ele ja está dentro do triângulo superior. Nao sei se te respondi pois eu pouco sei sobre astrologia a nao ser a astrologia Medieval que ainda estou estudando, mas valeu a dica vou pesquisar mais :)

Beijinhos da Fabruxa

)0(

Castelo de Asgard disse...

Olá querida Caillean :)! Tenho andado um tanto sem tempo para leituras mas hoje tive inspiração de vir aqui ver as novidades. Em boa hora o fiz porque o artigo está excelente. Tal como a Shin Tau, também tenho um outro ponto de vista. Não pelas correspondências planetárias mas pelas correspondências elementais: costumo associar o Elemento Água ao plexo cardíaco e não ao chakra espelénico, porque a Água rege as emoções e, em última análise, é ela que flui como o Amor e a única capaz de abarcar todos os estados da matéria. Assim tenho obtido bons resultados, tanto em meditação como em magia prática. Mas este seu ponto de vista também é cheio de sentido, irei meditar nele e retirar dele bom proveito. Realmente... o nosso ponto de vista é limitado mesmo quando é certo e temos sempre a ganhar partilhando. Dividir multiplica... estranha conta que não nos ensinam na escola ;)!!

Um beijinho grande ***

Ariadne

Shin Tau disse...

Caillean

gostei e percebi a explicação. Interessante, mesmo!

Beijocas

Léo Metallica disse...

Sobre os exercícios de visualização envolvendo a sufocante idéia de entrar no útero materno (Para os homens), me pareceu extremamente desagradável e difícil.

Quanto a cor deste chakra, eu fiquei surpreso de ser laranja.

Tenho que estar atento as cores... pois elas podem influências nos chakras. Gosto muito do laranja forte.

Direto do Rio.
Beijinhos Bruxinha.

Caillean disse...

Minha querida Ariadne

Que bom voce veio aqui, realmente acho que existem muitas vertentes e que acaba se tornando uma coisa muito subjetiva. Eu por exemplo quando trabalho com um paciente uso o chakra do sacro com o elemento agua e o paciente me traz a resposta certinha e se cura. Ja para mim, pessoalmente e nos trabalhos magicos, eu encontro o elemento agua no Plexo Solar que é a morada dos sentimentos. Entao amiga vou fazer que nem voces vou meditar em cima de todas as possibilidades, o que vai ser muito interessante :)

Depois falo para voce e a Shin

Beijinhos Magicos

)0(

Caillean disse...

Oiii Leo

Realmente nem sempre é facil se sentir no utero da mae, mas voce pode se imaginar em outro lugar onde tenha agua e apenas boie ou fique sentado o importante é que se sinta bem. Quanto as cores todos os centros de força tem uma cor mais acentuada, e acabamos trabalhando em cima dela, laranja é uma excelente cor, realmente.

No que estudei, nao sei se cheguei a postar sobre isso, pois esta mais pra cromoterapia, o laranja nos limpa de energias pesadas também.

O remedinho de cada chakra como descrevi resolve bastante, ate seu humor muda. Va experimentando as sensaçoes.

Beijinhos bruxildos

)0(

O Profeta disse...

Não me queres dizer onde mora o teu sorriso
Ausente do incontido abraço
Ausente das palavras felizes
Envolto em nuvem escura no espaço

Não me queres dizer o rumo
Que leva ao teu terno coração
Não me queres abrir as portas
Da cor vibrante da paixão?


Bom domingo



Doce beijo

Siala ap Maeve disse...

Caillean! Adoro esta tua casa! Tens um selo lá no meu canto :)
Um beijo de Luz

Barbara disse...

Tô aprendendo muito e mais.
Só tenho a agradecer.

Barbara disse...

Mas se permite, gostaria de colocar que, os chacras todos estão ligados à Kundalini, à Devi Kundalini que de modo algum trabalha com planetas - sendo uma Divindade além de conceitos de órbitas e galáxias...vem antes, supra e subexiste.
Obrigada.

Caillean disse...

Meu amigo Profeta

Suas palavras sao sempre lindas e tocam la dentro no coraçao.
Gosto muito da sua visita :)


Beijos magicos
)0(

Caillean disse...

Siala ap Maeve
Ola linda seja sempre bem vinda a esta casa. Estou retornando hoje, logo logo estarei indo conhecer seu cantinho e aqui...será um espaço seu toda vez que quiser vir.

Grata pelo selinho :)

Beijinhos encantados
)0(

Caillean disse...

Querida Barbara

Que bom que voce gostou da partilha! E quanto a sua observaçao concordo com voce em genero, numero e grau. Sei que a Kundalini passa por todos os chakras e isso eu coloquei se nao me engano qdo falei da representaçao dos deuses. E quanto aos planetas naos os coloco uso mais os 5 elementos.

Sempre válido saber também a percepçao de outra pessoa é assim que aprendemos.

beijinhos encantados
)0(

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails