quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os Vários Tipos de Amor





"Muito embora aconteça espontaneamente, apaixonar-se não é acidental - não existem acidentes na vida espiritual, só padrões que ainda não reconhecemos. Todo amor baseia-se na busca do espírito. O amor romântico trata-se de duas pessoas vendo o espírito uma da outra.
Só o Amor cura, ilumina e constrói..."
Deepak Chopra



Tipos de Amor

Temos basicamente algumas palavras gregas para se traduzir como amor.



Eros


Eros e Psiquê


É a paixão romântica dos poetas. Envolve forte atração física e desejo sexual. Acontece de repente e pode terminar de modo abrupto.



O apaixonado não consegue controlar esse sentimento, intenso e irracional - gasta no mínimo, 4 horas por dia pensando no ser amado, segundo uma pesquisa feita neste ano na Itália.



Quem experimenta essa sensação inebriante não mede consequencias.Só uma coisa importa : ser correspondido.



Esse é o amor presente em nove entre dez filmes de Hollywood. Um exemplo é o O Paciente Ingles (1996), que retrata a trágica paixão de um cartógrafo húngaro (Ralph Fiennes) pela bela esposa (Kristin Thomas) de um explorador inglês, à véspera da II Guerra Mundial.O Paciente Inglês, a história de uma paixão arrebatadora,


Ágape







Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse.



Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido.



Sente -se bem quando o outro demostra alegria. No Limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa.



Um exemplo de Ágape no cinema é a personagem Teresa (Juliette Binoche) em A Insustentável Leveza do Ser (1987), adaptação do livro de Milan Kundera. Por amor , ela suporta a infidelidade do namorado, Thomas (daniel Day - Lewis), um Ludos inconrrigível.

A Insustentável Leveza do Ser retrata o amor incondicional



Mania



Quem já experimentou uma ligação amorosa do tipo montanha - russa, um dia nas nuvens e outro no fundo do poço, conhece o estilo Mania .



É a paixão obsessiva e ciumenta. O indivíduo sempre acha que não é amado tanto quanto ama. requer provas de amor inesgotáveis e é capaz de loucuras para chamar a atenção do ser amado.



Tem tanto medo do abandono que o parceiro acaba indo embora de verdade. "Mania é o lado escuro de Eros" , define a Psicóloga Americana Irene Frieze, da Universidade de Pittsburgh.


O personagem que melhor o representa é Otelo, que na peça homônia de Shakespeare mata sua mulher numa crise de ciúmes. A melhor versão dessa peça no cinema foi estrelada por Laurence Olivier (1965)




Otelo , de Shakespeare, mergulha fundo no Inferno do Ciúmes



Ludos



Em Ludos, o amor é uma brincadeira que muitas vezes se limita a uma única noite. O desafio da conquista é mais atraente do que a pessoa que se tenta seduzir.



O conquistador evita os compromissos. Pode cultivar mais de uma relação ao mesmo tempo . Mesmo quando a ligação é duradoura , ele busca encontros fugazes durante o período. Se você gosta de sexo mais nunca se apaixonou , ou se tem uma paixão nova a cada duas semanas, seu tipo pode ser Ludos.



No filme Ligações Perigosas (1988), o Visconde de Valmont (John malkovich) leva esse estilo a extremos quando seduz a ingênua Madama de Tourvel (Michelle Pfeiffer) , uma mulher casada que acredita na santidade do matrimônio, só para provar seus dotes de Don-Juan.

Ligações Perigosas revela o jogo da sedução.



Storge



Certos romances começam de uma maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando. Histórias assim se enquadram no estilo Storge, nome da divindade grega da amizade.



A atração física não é o principal. Nada de noites incandescentes. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados .



Os românticos desprezam esse tipo de ligação. Mesmo assim , nas pesquisas os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva. Um exemplo de amor - amizade é o clássico Uma Rajada de Balas (1968), que conta a história verídica de um casal de gangsters, Bonnie Parker (Faye Dunaway) e Clyde Barrow (Warren beatty) , nos Estados Unidos na década de 30.

Bonnie & Clyde


Detalhe : Clyde sofria de impotência sexual.

Uma Rajada de Balas mostra o amor - amizade



Pragma



Como diz o nome, é o estilo de quem prioriza o lado prático das coisas . O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance .



Se o namoro apresenta ter futuro, ele investe. Se não , desiste. Cultiva uma lista de pré - requisitos para o parceiro ou parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material, está sempre cheio de perguntas.



O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? No filme O Casamento do Meu Melhor Amigo (1998), Michael (Dermot mulroney) ama Julianne (Julia Roberts), mas decide se casar com a Kimmy (Cameron Diaz), filha do milionário.

O Casamento do Meu Melhor Amigo, o interesse fala mais alto.



Minhas lindas energias todos nós temos todos esses tipos de amor latente dentro de nós e eles se manifestam de acordo com a circunstância...que tipo de amor você esta sentindo neste momento?


"Amor é o misterioso componente da vida que faz todos os dias terem sol"

"Amar é sentir na felicidade do outro a própria felicidade."




 


Edward e Bella na Saga Crepusculo

Coloquei esta foto do Eduard e da Bella (Saga Crepusculo) porque, em primeiro lugar ela me toca profundamente, e se eles nao estao verdadeiramente apaixonados ele sao excelentes atores. Reparem bem voce chega a sentir a energia entre os dois, a quimica que tantos procuram e, as vezes acham e acredito que sao poucos e mesmo se acharem e levarem a frente ela vai se dissipando...não é a exceçao é a regra, as possíveis excessões existem mas infelizmente são poucas...


Voce concordaria com o Johnny Depp ou acha que podemos amar mais de uma pessoa? Veja o que ele nos fala:


"Se você ama duas pessoas ao mesmo tempo, escolha a segunda. Porque se você realmente amou a primeira, você não iria amar outra. Há quatro perguntas de valor na vida: O que é sagrado? Do que o espírito é feito? Para o que vale a pena viver? E para o que vale a pena morrer? A resposta a cada uma delas é a mesma: só o amor."

 Johnny Depp





Eu acho que concordo com ele rss

Bem e para terminar neste dia dos namorados vamos apimentar só um pouquinho com um poema de uma amiga poetisa que eu adoro Efigênia Coutinho.




Loucuras de Amor

  
Em versos estarei eu,
Cantando nosso esplendor
Entre as brumas da paixão
Meu corpo no teu,
Em erótica emoção...
Clamando de amor.

Num encantamento sensual
Sonhamos, entregamo-nos
Na devassidão da libido
Em delírios sem igual.
Buscando, extasiando-nos...
É o amor jorrando.

Amados e amantes cientes,
Tu e eu assim,
Na entrega do momento,
Destemidos, envolventes,
Numa loucura sem fim
Envoltos no sentimento.

Numa eclosão existimos
E nossas almas se fundindo,
Abastecidas de prazer...
Assim ao tempo elidimos
E nossos corações sorrindo...
Para no amor permanecer!


Efigênia Coutinho
Balneário Camboriú

Janeiro 2010



Um Lindo e apaixonado Dia dos Namorados para todas as energias que passarem por aqui :)


LUZ E HARMONIA

Caillean )0(



Nenhum comentário:

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails