segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Chakra Laríngeo

Pela visao de C.W.Leadbeater


O portal do tempo e do espaço



Tabela de correspondência


Localizaçao : garganta


Nome em Sânscrito : Vishuddi, que significa " purificar"


Elemento : Akasa, Ar


Funçoes : Criatividade, comunicaçao


Estados Interiores :Intuiçao, Síntese


Partes do corpo : Pescoço, ombros


Glandulas : Tireoide e paratireóide


Disfunçoes : Garganta inflamada, glandulas intumescidas, resfriados, problemas na tireóide


Cor : azul brilhante


Som Fundamental : Ham


Sentido: Audiçao



Pétalas: Dezesseis -> a,ã, i,~i,u,~u,~r,r,l~,~l,~e,ai,O,au,am,ah


Animal simbolo : Elefante



Divindades : Sadasiva, um aspecto de Gauri



Nota Musical : Sol





"Esta regiao é o limiar da grande Libertaçao para aquele que deseja a riqueza da Ioga e cujos sentidos forem puros e controlados"

Sat-Cakra-Nirupana, verso 30



O Chakra laringeo representa o poder que temos de nos comunicar verbalmente. O desenvolvimento da fala é exclusivo da humanidade, embora muitas outras especies tenham aperfeiçoado maneiras sutis e sofisticadas de comunicaçao. A fala e a grande amplitude da vocalizaçao humana permitem uma comunicaçao de um tipo complexo e único.





A voz humana pode transmitir emoçao, informaçoes e uma grande variedade de significados sutis. Podemos cantar, gritar, sussurrarou rir, podemos chorar ou berrar. A voz humana pode ocultar a verdade ou revela-la.


O poeta, o escritor e o contados de historias compreendem, instintivamente, o poder da palavra, seja falada ou escrita, e usam este poder para muitas vezes moldar a consciencia coletiva.





O som é vibraçao, uma energia invisível.



Há cerca de tres mil anos, a filosofia e a pratica do som ja estavam bem assentados nos Vedas e Tantras da tradiçao oriental. Esse conhecimento fazia parte de um sistema oral de transmissao hermeticamente guardado, que sobreviveu, provavelmente de modo truncado, sob a forma de mantras.



A funçao da audiçao é atribuida a esse chakra, e refere-se a uma quantidade sutil de audiçao interior, que é bem diferente daquela fisica , comum no nosso dia-a-dia.


A medida que os chakras superiores despertam dentro do grupo como um todo, podemos esperar uma comunicaçao maior, e nao menor, com os níveis nao-fisicos.


Os ensinamentos esotéricos nos dizem que quando este chakra laringero esta inativo, nossa criatividade também está amortecida. Somos incapazes de ecutar interiormente, ou mesmo exteriormente, para dar forma à originalidade. Em outras palavras, ficamos inoperantes como canais criativos.


O chakra vishuddi funciona em conjunto com dois outros centros secundários: o lalana, na base do orificio nasal, e o bindu vissharga no alto do cerebro, na parte de tras da cabeça. Os monges hindus em geral tem a cabeça raspada, a nao ser por um pequeno tufo de cabelo que marca este local. Seu nome significa "o cair das gotas".


Quando esse chakra esta desperto e equilibrado, os poderes de comunicaçao e criatividade adquirem vida, acrescentando nova dimensao à nossa compreensao da experiencia.


Exercícios de Orientaçao

1. Explore seu poder de comunicaçao refletindo sobre o que voce fala e sobre como voce fala.

2. Medite sobre o elemento Akasa ( Ar)

Despertando o bindu-visharga

1. Sente-se numa postura de meditaçao, com os olhos fechados.

2. Tome consciencia da respiraçao natural durante alguns minutos

3. Use o mantra "so ham", repita "so" ao inalar e "ham" ao exalar. Coloque o som na garganta.

4. Permaneça consciente da respiraçao e do mantra juntos, num ritmo contínuo.

5. Coloque o mantra numa linha reta entre a garganta e um ponto no topo da cabeça, direcionando para tras.

6. Ao inalar, imagine um fio de luz branca alongando-se do vishuddi ao bindu.

Quando esses centros despertam , o som psiquico, inaudivel para a audiçao fisica, pode ser ouvido ao redor do bindu. Isso irá indicar sua localizaçao com mais precisao.

Visualizaçao : O Útero do espaço

Deixe que seu ambiente imediato se dissolva. Imagine que voce está de pé, diante de uma grande parede branca. Aproxime-se e coloque as maos sobre ela. Voce perceberá que a parede nao é nem densa nem solida, mas leve, como se feita de uma gaze muito fina e esticada.

Coloque delicadamente as maos sobre essa suave superficie, e sinta-a encrespar-se. Segure essa substancia com ambas as maos. Permita que o desejo de atravessar o véu surja dentro de voce.

Quando o pensamento é formado, o véu se abre entre as suas maos, criando uma passagem oval.Voce olha além do veu e enxerga a escuridao e o milagre do espaço profundo iluminado por pontos de luz branca. Voce toma a decisao de dar um passo para tras e fechar o veu, ou de avançar na direçao do desconhecido.

Caso voce decida retornar, semplemente de um passo para tras e feche o veu. Se desejar continuar, avance confiante. Voce flutua no silencio do espaço. É sustentado pelo proprio espaço. A sensaçao é desconcertante, mas , se voce se entregar à sua ausencia de peso, poderá começar a usufruir esa nova experiencia. Voce flutuara sem esforço, observando o que pode fazer neste mundo estranho e silencioso.Estrelas reluzentes pontilham o ceu em todas as direçoes; algumas parecem tao proximas que voce tem a impressao de ser quase capaz de toca-las.

Enquanto flutua, de repente e inesperadamente, voce percebe um som. Ele o sobressalta por um momento. É uma nota que parece vir, sumultaneamente de todos os lugares. Agora voce se recosta e escuta, tentando ouvir mais claramente o som. A nota parece aumentar de volume e tornar-se, de alguma maneira, mais complexa. Voce está rodeado pelo som, que continua a reverberar.

Surge entao, um novo som. É o som do seu nome. Voce o escuta de uma maneira diferente, mas nao consegue deixar de reconhecer a vibraçao contida no seu nome. Voce pode responder, se o desejar, nao com a voz, mas con a mente. O som se repete continuamente como um mantra nas profundezas do espaço.

Voce parece capaz de sentir as vibraçoes criadas pelo seu nome. Seu corpo começa a oscilar delicadamente, embalado por padroes sonoros invisíveis. Voce nao flutua mais sem uma direçao definida. O Poder do som o conduz sobre um onda que sobe e desce com os padroes do seu nome.Seu corpo oscila nesse mar de som, gentilmente impelido pelas proprias notas que vibram. Seu corpo começa a vibrar. Todo o seu ser absorve a ressonancia em harmonia com os sons que o apoiam.

Á medida que a ressonancia se aprofunda, voce sente como se o proprio som jogasse fora os aspectos desgastados e superfluos de sua existencia, que se agarram a voce como uma segunda pele. O som continua o seu processo purificador, elevando suas vibraçoes para o som puro do seu verdadeiro nome. Em seguida, voce parece estar se deslocando com mais facilidade, impulsionado pelas ondas sonoras.

Voce ve à sua frente o veu de gaze branco com o portal aberto. Sua jornada se aproxima do fim. Voce tem uma ultima oportunidade de expressar algo, de falar com a sua voz interior. Suavemente, voce é conduzido até o portal e simplesmente passa pela abertura, alcançando outra vez a terra firme.

Voce se sente bem por ter voltado, mas também se sente feliz por ter feito a viagem.

Imagens de Sonho

As imagens relacionadas com esse chakra, na maioria das vezes, envolvem visitas a locais extremamente insolitos ou estranhos: cumes de montanhas, terras desconhecidas, territorios virgens ou lugares bastante esquisitos. Nesses sonhos, muitas vezes é estabelecido o contato com uma raça estrangeira que parece possuir uma sabedoria e entendimento superiores. Nos sonhos, o conteudo desse ensinamento encerra um grande significado mas, paradoxalmente é dificil recorda-lo ao acordar.

Musica

Esse centro energético expressa tanto a criatividade da pessoa quanto a amplitude do grupo. Mergulhe no som de um conjunto de vozes, seja de corais ou de musica sacra. Perca-se no todo e encontre, paradoxalmente, a sua propria nota.

Curativo

1. Quando estiver sentindo muita dor-de-garganta ou sua comunicaçao nao está boa, amarre um lenço azul turquesa no pescoço.

2. Use um cordao com uma pedra turquesa de maneira que ela fique bem encostada no pescoço.

UM EXCELENTE DESPERTAR DO CHAKRA LARINGEO

LUZ E HARMONIA

3 comentários:

Ahab disse...

É um Chakra que evoca muito a questão da saúde física/mental, tal qual a Yoga. Com as palavras nós temos o poder de influênciar positivamente ou negativamente as coisas, usando do nível de vibração apropriado.

Creio eu que é um dos despertares do Chakra da qual podemos usar para influênciar no resultado de muitas situações.

A voz é uma coisa muito potente e forte. Sempre ouví dizer isso.

Direto do Rio.
Beijinhos.

Ahab disse...

Ah... sobre este Chakra eu vou te recomendar 1 música de uma banda chamada Therion. Acho que já te recomendei... mais sei que tu não tem mais as músicas. Vou te passar depois.

Beijinhos.

Caillean )0( disse...

Oi Leo

Concordo com voce, o poder do Verbo é uma coisa muito forte o som e a entonaçao que voce dá pode fazer a terra "tremer" e as coisas se manifestarem. Porem aquelas pessoas que engolem sapo, nao se manifestam, ficam mudas mas nao reclamam tende a ter problemas neste chakra.

Por isso eu coloco o remedinho que tem que ser usado com intençao, ou crer que ele ira fazer efeito, e o resultado é surpreendente.

Beijinhos bruxildos

)0(

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails