sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Chakra do Plexo Solar




Na visao de C.W.Leadbeater





O Portal do Sol




Tabela de Correspondencia



Localizaçao : Situado entre a décima segunda vértebra torácica e a primeira lombar.



Nome em sanscrito: Manipura, que significa "Joia Brilhante" ou "Gema Reluzente"



Elemento : Fogo



Funçoes : Vontade, Poder



Estados Interiores : Emoçao interna -- riso, alegria, raiva.



Partes do corpo : Sistema digestivo, fígado, baço, estomago, intestino delgado.



Glandula : Pancreas



Disfunçoes : Ulcera, diabetes, disturbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, hipoglicemia.



Cor : Amarelo


Som Fundamental : Ram



Sentido : Visao



Pétalas : Dez : da, dha, na, ta, tha, da, dha, na, pa, pha



Animal Simbolo : Carneiro



Divindades : Rudra, Lakimi, Apolo, Agni



Nota musical : Mi





"Atraves da meditaçao neste lotus do umbigo, adquire-se o poder de criar ou destruir"
Sat-Cakra-Nirupana, Verso 21.




Nós ascendemos do fluido do chakra Svadisthana para encontrar o fogo do chakra Manipura. No ocidente este centro energético é conhecido como Plexo Solar. No Tibete esse chakra é conhecido como Manipadma ou "lotus adornado com joias". Esse chakra irradia sua ardente energia como um sol brilhante.




O abdomen contém o sistema digestivo, que transmuta o alimento em energia. Raramente pensamos nesse processo, a não ser quando ele apresenta um disfunçao. O alimento proporciona combustivel para o corpo. Do mesmo modo como o sistema digestivo fisico extrari energia do alimento, o chakra do Plexo Solar extrai e armazena o prana ( Prana representa a energia psíquica, vital, que mantém o corpo físico funcionando. O Prana é a energia que permeia toda a vida; onde existe prana, existe Vida.




Cada um dos chakras é um centro de prana, mas ele é gerado e distruibuido pelo Manipura.




Os ensinamentos japoneses atribuem grande importância a esse chakra. Ele é chamado de hara que literalmente se chama "barriga". É o nosso ponto central no qual todas as coisas, visiveis e invisiveis, encontram equilibrio. Tradiconalmente esse chakra está situado bem proximo ao umbigo. Quando este chakra funciona como um centro gravitacional do ser, as emoçoes sao sentidas e expressas.




O chakra do Plexo Solar é o nosso lugar de habilitaçao no mundo. É a nossa reserva de combustível. Quando essa reserva está baixa, nao temos força propulsora para nos projetarmos com impacto no mundo. Tornamo-nos vitimas da sorte e das circunstâncias quando perdemos o contato com a força de vontade, que é uma expressao direta do ser interior. A vontade é fundamental para o bem- estar e realizaçao pessoal, pois traduz a nossa natureza mais intima numa expressao exterior. É atraves da expressao da vontade que criamos a nossa propria realidade.




A harmonia entre a percepçao da vontade pessoal e a liberdade externa de expressao permite que a energia do terceiro chakra flua de uma maneira uniforme. Quando a vontade esta bloqueada, temos uma sensaçao de frustraçao, muitas vezes seguida de uma compressao em toda a regiao do plexo solar este chakra acaba atuando como uma represa que retem os sentimentos, as energias, as necessidades e os impulsos. Existe um tumulto interior, uma raiva reprimida e uma força contida. Finalmente, alguma coisa estala e cocorre uma cena emocional, uma crise ou até mesmo um esgotamento. Este chakra contem nossas emoçoes mais grosseiras, e quando as emoçoes, por qualquer razao, nao se manifesstam e se voltam para dentro de nos, elas permanecem alojadas neste chakra.




A raiva, especialmente, é uma emoçao que pode ficar reprimida durante muitos anos. O estomago é extremamente sensivel a mudanças repentinas aos nossos sentimentos. Quando sentimos uma dor na boca do estomago, estamos sentindo medo ou um extremo nervosismo. Quando sofremos um choque repentino, podemos ter a impressao de uma pancada no estomago e de nos sentirmos fisicamente doentes. Quando estamos perturbados temos dificuldade para comer.




Quando as energias desse chakra estão ativas e equilibradas, a pessoa desfruta o bem-estar e tem um claro senso de autodeterminaçao.



Exercicios de Orientaçao



1. Explore o onceito de poder pessoal, analisando a maneira como voce uma o seu poder no mundo;
2. Medite sobre o elemento fogo.




Exercicios de pranayama


1. Sente-se com a coluna ereta.
2. Inspire profundamdnte. Imagine o prana sendo absorvido através da sua garganta e fluindo para o seu umbigo.
3. Imegine, aos mesmo tempo, o prana subindo do muladhara para o umbigo. Execute o mulabandha (contraçao do períneo) e visualize os dois flucos juntando no umbigo.



Visualizaçao: Saudaçao ao Sol




Imagine-se num lindo lugar a seu gosto, o principal é que dele voce possa ver e sentir o sol.
Abra os braços com as maos espalmadas e sinta o poder do sol, atraves de seus raios. penetrando atraves de suas maos. Sinta a energia em todo o seu corpo, voce someça a respirar profundamente, bebendo os raios do sol como um liquido dourado. Ao inspirar, voce se ve inundado pou uma chuva de luminosidade.






Ao expirar, irradia essa energia divina na direçao de outras formas vivas. À medida que voce da seguimento a respiraçao profunda, suas inalaçoes parecem coloca-lo em contato com a força vital da terra, das pedras, da areia e do prorio ar. Enquanto inspira, voce sente que esta bebendo a energia que a terra tem a lhe oferecer, compartilhando o seu ciclo diario de renovaçao. Essa energia enche seu centro do poder, inundando-o de força vital. Voce se sente vivo, revigorado, extremamente alegre. Sua reserva de energia, agora tao elevada, esta quase transbordando. Transfira este vigor para sua vida e use-o para se realizar.



Nota: Este exercicio é feito atraves de visualizaçao, mas pode ser feito, também, com o sol real.




Imagens de Sonho




O chakra Manipura produz um vasto conjunto de imagens flamejantes: acender uma fogueira; preparar um fogo ritual; observar uma casa em chamas. As imagens do amanhecer, ou outras imagens solares, podem indicar um despertar nesse nível.





Música



Esse chakra está relacionado com a expressao das emoçoes. Quando elas nao sao liberadas no momento adequado, a vibraçao aloja-se, literalmente no chakra e no corpo. A musica que tem o poder de expressar uma emoçao, de dor ou tristeza, pode proporcionar uma experiencia catartica extremamente necessária.



Eu poderia sugerir algumas musicas, mas cada um sente a musica de uma forma diferente. Use aquelas que voce ja conhece e despertam estas emoçoes em voce. Escute alto e de preferencia sozinho, pode usar um fone de ouvido também.



Nota : Musicas que nos fazem sentir como uma viagem de extase também sao indicadas, como uma musica que te traga euforia, mexe com seu corpo ao ponto de sair dançando...deixe-se levar.





Remédio ou Curativo



. usar uma camiseta comprida na cor laranja
. usar uma cueca ou calcinha laranja
. pegar um pedaço de feltro, cortar de forma arredondada e colocar em cima
. uma toalha da cor do chakra coloque por cima na hora de dormir





Nota : use pelo menos na hora de dormir
Bem lindas energias qualquer duvida pode deixar um comentário que tirarei sempre que puder.





Um excelente despertar do Chakra do Plexo Solar!!!



LUZ E HARMONIA

6 comentários:

Lais Castro disse...

Oi Caillean, agradeço pela sua visita ao meu "Pátria Amada". Eu, sempre que posso, dou uma passada pelo seu espaço. Eu também me pareço com uma traça... tou sempre em busca de novos conhecimentos.
Beijo.

Marisa Borges disse...

Bruxinha linda

que saudades ;)

Mais um lindo, intenso e cuidado texto sobre um dos centro mais importantes (se é que isso se pode dizer, claro).

Obrigada, os exercícios parecem muito bons!

Beijcoas

Caillean )0( disse...

Oi Lais

Eu também quando entro por dentro do meu blog vou vendo as postagens e sempre tem uma que me prende e eu vou ao blog. É que a gente acaba seguindo tanta gente que ficamos perdidos. Noutro dia postei no blog de alguem e depois queria lembrar quem foi, vixi nao consegui hehehe

Mas entao linda somos traças mesmo porque busco o conhecimento sempre onde posso. Nao dá vontade de abrir a mente de uma vez so e acumular tudo? kkkkk

Beijinhos mágicos linda!

)0(

Caillean )0( disse...

Minha doce Shin

Saudades mesmo nao é? Mas eu vejo assim sao muitas pessoas nos seguindo, mais as postagens, as vezes nao temos tempo de deixar um comentário onde gostariamos e no dia que gostariamos.

Como disse quando tiver terminado todos os chakras indicarei o seu exercicio que é feito com todos eles.

Esta autora é muito boa, e como voce acho, também, este centro um dos mais importante :)

Beijinhos encantados

Da Fabruxa rsrsrs

)0(

Ahab disse...

Gostei quando tu falou sobre as emoções reprimidas. Isso nos dá uma dimensão de como este Chakra funciona na prática. Essêncial para quem tá aprendendo. Ver como a coisa se desenvolve no nosso próprio organísmo. É teoria aplicado na prática.

Direto do Rio.
Beijinhos.

Desnuda disse...

Também, algumas vezes pediram-me para não usar blusa curta e não deixá-lo a vista...

Beijos

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails