Na visao de C.W.Leadbeater
O Portal da Liberaçao
Tabela de Correspondencias
Localizaçao : A testa, logo acima do nariz
Nome em sânscrito : Ajna, que significa "saber", "perceber" ou "comandar"
Elemento: Nenhum é apropriado
Funçao : Percepçao direta
Estado interior : Autocontrole
Partes do Corpo : Olhos, os dois hemisférios do cerebro
Glandula : Pituitária
Disfunçoes : Dores de cabeça, defeitos de visao
Cor: Anil
Som Fundamental : Om
Sentido : Nenhum apropriado
Pétalas: duas
Animal símbolo: Nenhum apropriado
Nota musical : La
Divindades: Paramasiva (Shivaa na forma mais elevada) e Sakti Hakini
Dentro desse Lótus habita a mente sutil
Sat-Cakra-Nirupana, verso 33
Ascendemos agora ao centro comumente associado ao terceiro olho, o chakra Ajna, que possui apenas duas petalas. Nelas estao inscritos em branco os mantras ham e kaham. Estes sao os mantras bija de Shiva e Shakti, respectivamente..
O nome ajna deriva de raizes sanscritas que significam "saber" e "seguir", ajna, por conseguinte, significa "comandar". Podemos considerar o chakra ajna como o centro de comando de todo o ser. Esta noçao é especialmente importante para todos os que pretendem estudar os mistérios. A pessoa espiritualmente realizada governa no trono que existe entre as sombrancelhas. Em outras palavras a vida esta sob o controle de um nível elevado de consciencia e de percepçao.
O Chakra ajana está situado na junçao dos meridianos ida, pingala e sushumna, na testa. A confluencia das tres energias, uma vez despertas, proporciona dons extraordinarios. Apenas sushumna ascende ao chakra coronário. Ida e pingala chegam ao seu termo nessa junçao. Esta é a verdade que existe sobre a idéia do terceiro olho, com a qual tantas pessoas estao familiarizadas. Esse centro energetico certamente atua como um terceiro olho quando desperto.
Seu nome "saber" e "seguir", refere-se a aspectos da telepatia e a outras formas de conhecimento direto que ultrapassam os sentidos comuns. Nesse nivel a percepçao imediata é real. As barreiras que restringem o "eu" há muito foram transcedidas. Do mesmo modo como uma pessoa que enxergasse teria uma vantagem entre uma multidao de cegos, o chakra ajna desperto é o olho da alma que proporciona uma visao total.
O proprio cerebro tem dois hemisférios, cada um com funçoes diferentes e especializadas. Essa polaridade fundamental continua: os dois olhos estao ligados aos diferentes hemisférios do cerebro; o proprio corpo externo é simétrico. Essa polaridade funciona em níveis extremamente sutis. O campo global de energia do corpo humano pode ser visto como um ovoide que se estende em todas as direçoes a partir da estrutura fisica.
O despertar do chakra ajna pode ser considerado uma iniciaçao, uma outra etapa na jornada da tomada deconsciência. A iniciaçao do chakra ajna coloca o aspirante emcontato com um estado "supremo", eterno, sem principio".
Diz-se, também, que esse estado de consciencia porduz o contato com o mestre interior, a fonte de sabedoria interior. Também sao encontrados mestres exteriores quando ocorre a expansao da natureza. Eles representam outras mentes que se estao desenvolvendo em seus proprios caminhos.
Esse é o primeiro chakra a ter sua contrapartida fisica no cerebro, em vez de no corpo. A mente nao sofre com as restriçoes fisicas, mas os pensamentos tem asas. Podemos recriar o passado a partir da memoria; podemos fazer planos para o futuro na nossa imaginaçao; podemos treinar a mente por meio da meditaçao; podemos viver num mundo de fantasia em nosso sonhos.
A medida que a consciencia se expande, descobrimos novas maneiras de usar a mente. A ativaçao, desse chakra aumenta o poder de visualizaçao, que ode ser encarada como a faculdade de enxergar com o olho da mente. As disciplinas espirituais sempre utilizaram a visualizaçao como um processo fundamental no treinamento mental e na expensao da consciencia. A fala é para o chakra laringeo o que a visualizaçao é para o chakra frontal.
Exercício de Orientaçao
Teste sua habilidade de visualizar. O exercicio seguinte é bastante simples:
Sente-se numa posiçao confortável, feche os olhos e relaxe. Tome consciencia de que o cerebro é formado por dois hemisférios.
Visualize o numero 1 no hemisfério esquerdo e a letra A no hemisfério direito. Em seguida visualize o numero 2 no hemisfério direito e a letra B no direito. Prossiga até alcançar 26 - Z. Faça uma pausa e relaxe profundamente. Inspire e expire atraves do ajna.
Repita agora o exercicio colocando as letras no hemisfério esquerdo e o numeros no hemisfério direito. Depois de te-lo feito, talvez voce queira verificar a diferença.
Imagine agora o Sol nascendo no hemisfério direito e se ponde no esquerdo. Imagine a Lua nascendo no hemisferio esquerdo e se pondo no direito. Relaxe e deixe que as imagens que simbolizam para voce cada um dos hemisferios apareçam espontaneamente.
Visualizaçao : O Local nas nuvens
Deixe o local onde voce se encontra desaparecer e imagine-se de pe numa sacada circular, aberta, situada no alto de uma elevada torre. Sinta uma leve brisa no rosto. Voce nao sabe como chegou ate este lugar, mas isso nao tem importancia. Voce contempla a vista do seu ponto de observaçao, localizado tao alto que as nuvens volteiam embaixo de voce.
O Céu esta brilhante e extraordinariamente claro, e nele flutua um sol reluzente. Voce olha para baixo e ve as nuvens ocultando o que esta embaixo do que está em cima. Voce volta toda a sua atençao para o mundo la embaixo, obscurecido pelas nuvens. Mas, apesar de os seus olhos nao conseguirem exergar, voce sabe que la longe, a distancia, a vida, como sempre continua.
Agora voce abre seus sentidos interiores, sintonizando-se com a realidade do mundo que esta la embaixo. Surgem na sua mente imagens nas quais as pessoas vivem o seu dia-a-dia. Voce tem a impressao de ouvir o choro de um bebê recen-nascido e depois, o ultimo suspiro de alguem cujo corpo fisico morre. Voce ouve os sons do amor depois os sons de odio. Voce observa na sua mente interior as cenas familiares que passam diante de voce; crianças brincando, adultos praticando esportes, pessoas cantando, meninas dançando, uma familia sentando-se à mesa para um refeiçao, um grupo de pessoas unindo suas vozes num culto religioso.
Do seu ponto de observaçao, voce consegue enxergar em todas as direçoes. Voce tem uma visao total nessa torre que se eleva sobre o mundo. Voce se dirige para o outro lado da sacada e deixa que sua mente interior se abra novamente. Sons diferentes chegam até voce, imagins distintas inundam sua mente. Contudo aquei, ao seu redor, o ar é claro e reluzente. Voce está rodeado de uma grande beleza e existe uma sensaçao de paz infinita. Esse lugar é estremamente perfeto e completo. Os sons do sofrimento la embaixo o perturbam. Talvez o sofrimento das pessoas cessasse, se voce pudesse falar-lhes a respeito deste local. Elas nao conseguem encontra-lo; portanto, é preciso que voce as encontre. Voce toma a sua decisao.
Contemple pela ultima vez a beleza e o esplendor da luz do sol reluzindo sobre as nuvens. Voce se lembra dos mínimos detalhes para que possa contar aos outros o que viu. Fique de pe na borda da sacada, e, quanto estiver proto, de um salto no ar.
Voce desce lentamente, planando. Enquanto está caindo, continua a lembrar a si mesmo da necessidade de recordar o que viu. à medida que desce, a luz de abranda e obscurece. a sensaçao de clareza desaparece. Tudo fica nebuloso enquanto voce se aproxima lentamente do seu antigo plano. Agora ha apenas o silencia, mas voce sabe que irá encontrar as crianças, os rapazes, as mulheres e os homens. Voce espera nao ter-se esquecido do que veio lhes dizer.
Imagens de sonho
Esse nível de consciencia transcende o estado de sonho; ele está além desta esfera.
Musica
Use uma musica para estimular sua habilidade natural de visualizaçao. Penetre numa composiçao musical e deixe que cenas e imagens apareçam espontaneamente, no seu olho mental. Experimente escutar Inner Hamony de Arden Wilkin.
Curativo
Qando estiver trabalhando com o chakra frontal e sentir que está um pouco esgotada ou com dor de cabeça coloque um lenço, ou um pedaço de feltro ou uma bandana na testa da cor do chackra, deixa ate sentir que está se sentindo melhor, se for à noite durma com ele. Apesar que o efeito é quase imediato.
UM MARAVILHOSO DESPERTAR DO CHAKRA FRONTAL - AJNA
LUZ E HARMONIA
11 comentários:
A mente humana é um lugar deverás poderoso. Se soubermos dominar nossa mente, podemos fazer coisas inimagináveis no campo físico, mental e espiritual.
Gostei deste Chakra. E me parece ser bem difícil dominá-lo, pois não é fácil você se concentrar a tal ponto de não pensar em mais nada além daquilo que deve.
Direto do Rio.
Beijinhos.
Oi Caillean,
Obrigada pelo generoso presente.
Esta doação energética foi um presente que recebi neste fim de tarde deste domingo AZUL.
Luz
Cris
Oi querida, olha eu aqui novamente, desfrutando do seu iluminado espaço.
Hoje, criei um selo do meu blog para presentiar aos blogs que sigo e que me causam emoção. É claro que o seu está inserido nesse contexto.Passa lá pra buscar.
Beijos...
Oi Bruxinho
Verdade, a mente é uma incognita somos poderosos e nao temos a percepçao disso e ela domina todos estes aspectos: fisico, energetico, mental e espiritual. Temos um longo caminho a percorrer para que possamos dominar algumas coisas, entre elas os chakras, pois também gosto deste chakra, alias cada um tem sua peculiaridade, mas quanto a ser dificil todos sao. O que nos facilita muito é a meditaçao associada a visualizaçao. Sabendo trabalhar estes dois aspectos voce vera que terá um grande crescimento.
Beijinhos bruxildos
)0(
Oiii Cris
Que bom que foi energético para voce, eu também gostei muito, me senti bem.
Sempre boa a sua visita!
Um otimo feriado para voce linda!
Com muitos beijinhos encantados
)0(
Oi Angelica
Que bom voce passando por aqui :) So hj pude responder e ainda vou la ver o selo. Obrigada linda, de verdade, assim que der estarei postando ele aqui.
Volte sempre!!!
Beijinhos de Luz
)0(
Minha querida, salvé!
Vim agradecer a visita a amabilidade, a atenção e informar que estou doente!... - já antes minha mãe falecer a 5 Agosto e piorei agora. A minha energia não flui bem e eu necessito saber porquê? como? e porquê?...por isso naõ posso dispersar-me e devo sim, estar mais em contacto COMIGO!COM O MEU SER!
Deixo o meu abraço com o carinho que une quem se quer BEM!
Eu vim dar uma olhadinha por indicação do Léo..E achei interessante você citar sobre o lenço...Eu faço uso por 3 dias ( aconselhada a fazer). Mas sou uma rebelde em tudo...Não sou nada disciplinada nestas questões.
Carinhoso beijo!
Visualize o numero 1 no hemisfério esquerdo e a letra A no hemisfério direito. Em seguida visualize o numero 2 no hemisfério direito e a letra B no direito. Prossiga até alcançar 26 - Z. Faça uma pausa e relaxe profundamente. Inspire e expire atraves do ajna.
"""""" LEIA ATENTAMENTE, SERÁ QUE ESTA CORRETO A ESCRITAS, QUANTO AS POSIÇÕES?????? NUMERO 2 NO DIREITO E LETRA B NO DIREITO. ????????
AGUARDO UMA RESPOSTA , OBRIGADO
ISAIAS PINTO - ESPIRITUALISTA - SJC ( ORKUT : Umbanda.SJC )
email : isaiaspinto@uol.com.br
MSN: isaiaspintomassagista@hotmail.com
BEIJOS
OBRIGADO
ISAIAS PINTO - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
ESTUDIOSO
ADOREI O SITE PARABÉNS
ISAIAS PINTO - ESPIRITAULISTA - UMBANDISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Quando criança de uns quatro anos de idade lembro que eu costumava deitar no chão e ficar olhando pra o ceu, lembro que eu começei a ver coisas e ter uma sensação muito boa. mas fui interrompido nesse processo por minha mãe, pois eu via nela uma transfiguração do corpo muito horrível (acho que era a pomba gira, pois sei que ela traia muito meu pai)
sei que muitas vezes quando ela estava com a transfiguração, botava a mão no meu chakra ajna e imdiatamente eu desmaiava. Hoje passados quase 40 anos é que começo a recordar de muitas coisas que ela fez, tenho uma sensação de que fui muito prejudicado, não consegui realizar muitas objetivos de minha vida e tão pouco construir familia. saí de casa quando tinha 15anos de idade e só agora é que retornei, apos 22 anos e meio. o que acho estranho é quando começei a lembrar do que minha mãe fez,há uns seis à oito meses atras, é que resolvi volta pra casa, por que queria perguntar a ela qual o motivo que levou a ela fazer isso comigo.Mas ela negou tudo e muitas vezes noto que ela fica estranha comigo.tenho a sensação de que voltei pra boca do lobo, será que devo confiar?as vezes sinto angustia, tristeza e muita vontade de ir embora novamente por que tenho muito medo de ficar e ser prejudicado.sou nascido no sertão sa Paraiba num local onde ninguem conhece estes fenomenos e aonde me encontro atualmente.
gostaria de uma orientação.
Postar um comentário