segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Chakra Cardíaco

Na visao de C.W.Leadbeater

O Portal dos Ventos

Tabela de Correspondência

Localizaçao : Situado entre a quarta e a quinta vértebra torácica

Nome em Sânscrito : Anahata, que significa " nao tocado"

Elemento : Ar

Funçao : Amor

Estados Interiores : Compaixao, amor

Partes do Corpo : Pulmão, coraçao, braços e maos

Glandula : Timo

Disfunçoes : Asma, pressao sanguinea, males do coraçao, doenças do pulmao

Cor : Verde (alguns autores também usam a cor Rosa)

Som Fundamental : Lam

Sentido : Tato

Petalas : Doze -> kam,kham, gam,gham,ngam, cham, chahm, jam, jham, nyam, tam, than

Animais-símbolo : Antilope, passaros, pombo

Divindades : Isa, Kakini

Nota musical : Fa

"Aquele que medita neste Lotus do coraçao, torna-se Senhor das Palavras, e como Isvara é capaz de proteger e destruir os mundos"

Sat Cakra Nirupana, verso 26

Saindo do Plexo Solar e tomando a direçao ascendentem, encontramos o Chakra Cardiaco. Ele faz referencia a um som que se houve, mas que nao é tocado; em outras palavras uma nota eterna que nao é criada por maos humanas. Esta alusao ao eterno marca o ingresso, que ocorre neste centro energético, em níveis mais elevados da consciencia.

O simbolismo do coraçao como o local do amor também pe óbvio. A associaçao entre o coraçao e a experiencia do amor esa profundamente cristalizada na nossa cultura. É praticamente pensar em um sem pensar no outro. Enviamos cartoes no dia dos namorados, e ficamos de coraçao partido se perdemos o nosso amor. Um coraçao solitario fala por si mesmo. Estamos bem mais familiarizados com o amor dos relacionamentos interpessoais do que com o amor universal.

A primeira vista parece ser o chakra mais facil de ser compreendido. Contudo, ele vem a ser, na verdade, o ponto onde frequentemente somos menos ativos. Todos ja passamos pela experiencia de nos apaiconarmos e de nos desapaixonarmos; cada um de nós ama e, reciprocamente, é amado. Entretanto o amor pessoal é apenas o ponto de partida para a experiencia desse chakra.

A qualidade, o grau e a forma de amor atribuidos ao quarto chakra sao bem diferentes daqueles relacionados com o amor pessoal. Na maioria dos casos, buscamos trazer o amor para a nossa vida, reconhecendo instintivamente a virtude contida na experiencia do amor.

Reconhecemos espontaneamente tanto a sua presença quanto a sua ausência. Todos precisamos ser amados e retribuir o amor. O amor é expansivo e aberto, ele une e cura. O amor abrange carinho, preocupaçao, apoio e proteçao, entre muitas outras qualidades. Seu principio é ativo e sua açao, dinamica. Nao obstante o amor é algo abstrato e inatingível. Ele gera uma qualidade particular de energia que jorra do centro cardiaco. Nós a vivenciamos, momentaneamente, quando estamos muito receptivos e amorosos.

Pode ocorrer uma nitida sensaçao física, que parece emanar do coraçao. Algumas vezes é como uma dor, Talvez por esse nivel de intensidade ser desconfortavel, tendemos a manter este chakra sob o controle da mente.

A energia pode ser extraída do chakra sahasrara e, depois, enviada atraves do coraçao para o coraçao dos outros. Nesta experiencia é possivel nos tornamos um canal para uma qualidade particular de energia. Algumas pessoas vivem sua vida dessa maneira, irradiando energia atraves do coraçao.

Este grau de amor é bastante raro. Trata-se da compaixao, que é o amor universal e incodicional. É a energia vital que flui continuamente atraves do chakra cardiaco na direçao dos outros. Essa energia em si, possui o poder de curar e trasnformar.

Inicialmente, o coraçao é drenado dos desejos egoistas, preparando o caminho para que se transforme num centro de amor altruista. Por fim, o coraçao aberto assemelha-se a um calice transbordante de agua vital, um fluxo constante de amor divino.

Quando esse centro desperta, diz-se que ele gera o gênio poetico e a eloquencia. Mas nao é facil despertar completamente o chakra cardiaco, e muito mais facil limitar o nosso amor ao amor interpessoal. Mesmo o amor personalizado, na sua expressao mais altruista e sincera, é apenas um reflexo de um amor universal ilimitado.

Esse chakra, por tradiçao, detem o segundo nó, chamado vishnu granthi. Para despertar eeste centro energetico temos de separar nossas visoes limitadas da realidade, que restringe o fluxo do nosso amor. O chakra cardiaco é o unico que possui um chakra secundario, que é representado dentro de um lotus de oito petalas, abaixo do chakra anahata. Diz-se que como centro secundario confere desejos pessoais. Paradoxalmente, quando esse centro verdadeiramente desperta, o desejo do coraçao vonta-se para a felicidade e para o bem-estar das outras pessoas.

O centro anahata controla o sentido do tato. Isso nao deve causar surpresa, uma vez que os meridianos do coraçao correm verticalmente pelos braços e alcançam as maos, e é atraves destas que oferecemos o amor soba a forma de conforto, de uma caricia amorosa ou de um toque de cura. O Prana se irradia com extrema facilidade atraves das maos, e por meio da visualizaçao apropriada pode ser conduzido atraves do proprio chakra cardiaco.

Exercício de Orientaçao

1. Explore sua experiencia pessoal de dar e receber amor.

2. Medite sobre o elemento Ar.

Visualizaçao : A Rosa do coraçao

Deixe que a mente se acalme. Concentre a atençao na regiao do coraçao fisico e da sua cavidade. Embora o coraçao fisico ocupe apenas um pequeno espaço, o verdadeiro coraçao nao conhece limitaçoes.

Procure sentir as batidas do seu coraçao. Comece a pensar nas pessoas que voce é capaz de amar. Deixe que seus rostos se ergam um a um, para que voce seja capaz de reconhece-los individualmente. Quando estiver fazendo isso, poderá ter uma sensaçao de aperto ao redor do coraçao.

Olhe para o local onde se encontra o coraçao e veja uma rosa em botao, desabrochando lentamente. Observe o lento movimento das petalas à medida que a flor se abre dentro de voce. Continue a pensar nas pessoas que ama.

Pense agora nasquelas que o amam. veja a rosa aumentar de tamanho. Observe a suavidade das suas petalas e a beleza da sua florescencia. Permita que a rosa complete seu crescimento até parecer encher o seu coraçao.

Irradie agora o amor que voce acumulou. Deixe que ele flua do coraçao numa faixa de luz branca.Deixe que o seu amor jorre num fluxo constante para aqueles cujos coraçoes estão vazios.

Encontrando o local do coraçao

Sente-se numa posiçao confortável para a meditaçao. Feche os olhos e concentre-se na garganta. Inspire profundamente. Sinta o ar enchendo a cavidade pulmonar. Deixe que a expiraçao passe, sem observa-la. Repita este processo até estar totalmente concentrado na respiraçao.

Dirija a seguir sua atençao para o local logo acima do diafragma. Conscientize-se de que esse espaço esta sendo preenchido. Aos poucos voce desenvolverá a consciencia desse espaço do coraçao. Quando sentir que o descobriu, o espaço do coraçao se expandirá e se contrairá, acompanhando o ritmo da respiraçao.

Se a consciencia for mantida, o discipulo tera a visao de um lago e de um lotus azul. Essa visao surgirá no momento adequado. Nao use o poder da imaginaçao criativa para produzir a cena.

Imagens de Sonho

O chakra cardíaco aparece nos sonhos de diversas maneiras. Estes sonhos envolvem, tipicamente, cenas nas quais o amor é o tema central : estamos apaixonados, nos apaixonando ou, até mesmo, perdendo o amor. Esses sonhos provocam, amiude, uma profunda reaçao emocional , como a alegria ou uma grande tristeza.

Musica

O chakra cardiaco gira em torno do contato com o poder universal do amor. Todo o mundo está familiarizado com determinadas composiçoes musicais que tem o poder de derreter coraçoes.

Os sons naturais emitidos pelas baleias e pelos golfinhos podem causar em nos uma sensaçao indescritivel. O Canon de pachebel, é extremamente suave e curativa.

Sempre procure as musicas que mexem com voce ao ponto de tirar o folego e derreter seu coraçao.

Curativo

. Quando nao se sentir bem, estiver com aquele aperto no peito que doi por uma razao qualquer coloque uma blusa verde ou rosa ou use uma toalhinha.

. Na tristeza do coraçao a mesma coisa.

. Use um cordao comprido que va até a altura do coraçao com um quartzo verde ou rosa.

UM FELIZ DESPERTAR DO CHAKRA CARDIACO

LUZ E HARMONIA

O

7 comentários:

Gitano Elson disse...

Oi,Caillean

Que bom ter pessoas como você visitando minha tenda. Bem vinda!!!
Obrigado pela visita. Seu espaço também inspira muita luz e harmonia.
Eu conheço a Cigana Wlanasha sim ela é irmã do Cigano Wladimir no qual trabalho. Será coincidencia. heheh
Vamos nos falando! Temos muito para conversar, afinal não foi atoa que você me encontrou. Me add no msn temporaio q logo criarei do blog (om-marketingdireto@hotmail.com)

Abraços de Luz

Anônimo disse...

Caillean, obrigada pela partilha!
É muito bom esclarecer esses assuntos.

Quanto ao sininho, eu peguei o código aqui:

http://parts.kuru2jam.com/

Há dois modelos: o primeiro fica em cima como o meu, o segundo na coluna.

Bênçãos!

Caillean )0( disse...

Ola Gitano

Foi muito bom visitar a sua tenda, e obrigada viu, irei sempre que puder dar um ola.

E "coincidencias" nao existem mesmo hehe entao é claro que nao foi a toa que te encontrei.... Podemos ir nos falando pois tenho muito mesmo a te perguntar.

Ah e seja sempre Bem Vindo!!!

Muita Luz e Encantos
)0(

Caillean )0( disse...

Reyel minha linda

Que bom sua visita aqui também, a "Casa" esta sempre aberta para os amigos.

Volte sempre e também ja estou te seguindo la no seu cantinho lindo!

Obrigada pela dica do sininho, so consegui pegar o da coluna :) fiquei encantada.

Beijinhos magicos!

)0(

Ahab disse...

Os exercícios que envolvem este Chakra foram os mais fortes até o momento. Eu lendo, sentí uma grande emoção quanto a voltar-se para o meu interior e ouvir as batidas do meu coração enquanto imagino uma lótus azul. Muito forte estes exercícios e creio eu que nos deixara muito forte emocionalmente.

Caramba... essa série do Chakra tá excelente. Eu preciso comprar algum livro para ler sobre.

Sobre os cantos da baleia, e digo mais, do mar em sí... isso mexe muito comigo.

Direto do Rio.
Beijinhos.

Unknown disse...

Agradeço muito a informação, senti que faz muito sentido tudo que foi colocado.
Namaste

Caillean )0( disse...

Olá Pilar
Agradeço a visita aqui vc será sempre bem vinda, que bom que gostou, espero que volte sempre!
Bjs com cheirinho de jasmim
Caillean

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails