segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

YULE - O Deus Nasce




20 a 23 de Dezembro -> Hemisferio Norte -> Egregora - Solsticio de Inverno




20 a 23 de Junho -> Hemisferio Sul -> Natureza - Solsticio de Verao




Data correta este ano - dia 21 de dezembro 2008





CORES
Verde, vermelho e dourado


ELEMENTOS:
Fogo

ARVORES
Pinheiro (Vida sobrepujando a morte) O hábito de trazer pinheiros para dentro de casa é um hábito totalmente pagão. O pinheiro, azevinho e outros são árvores cujas folhas são perenes e estão sempre verdes, simbolizando a continuação da vida. As árvores eram sagradas e os meses do ano tinham nomes de árvores.


























































Girlanda ( ciclo, eternidade, perpétuo, emblema solar)
























A Tora de Yule (Yule Log):


Antigamente era utilizado para proteger a casa. A tora do ano anterior é queimada na lareira, enquanto uma nova é decorada e colocada no lugar da antiga.
Um pedaço de tronco que havia sido preservado durante todo o decorrer do ano era queimado, enquanto um outro novo era enfeitado e guardado num lugar especialmente escolhido, para proteger toda a casa durante todo o ano, até o proximo Yule.

Os troncos geralmente eram decorados com laços, verdes, vermelhos e dourados(o Deus Sol), folhas ou ramos verdes como o azevinho e também com simbolos que representassem o que as pessoas queriam atrair para suas vidas.


Esta tradiçao perseverou até os dias atuais entre os Bruxos e Wiccanos, que fazem três buracos ao longo de um pequeno tronco e colocam tres velas em cada buraco, uma branca, uma vermelha e uma preta para simbolizar a Deusa Triplice.





Significado: O Retorno da Luz
Yule é o momento na Roda do Ano no qual o Deus Nasce como a Criança da Promessa - o Rei Sol, por este motivo seu elemento é o FOGO, e a Deusa é reverenciada como a Grande Mae. Muitos pagãos celebram o Yule como o Festival da Luz, por isso este Sabbat representa do retorno da Luz.

Yule é o tempo de Celebrar o Deus Cornífero. Nesse dia, muitas tradiçoes pagãs se despedem da Deusa e dao boas vindas ao Deus, que governará a metade clara do ano.

Em tempos antigos pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa com cançoes tipicas do Yule. Os primeiros pagaos acreditavam que esse ato traria as bênçaos da Deusa às casas que fossem visitadas pelas Com Dollies. Era um tempo ideal para colher o visco, considerado muito magico para os Antigos Druidas, que o chamavam de o "Ramo Dourado".


Os Druidas acreditavam que o visco possuia grandes poderes de cura e possibilitava ao homem mortal acessar o Outro Mundo. O visco é um dos simbolos falicos do Deus e possui esse significado baseado na idéia de que as bagas brancas representavam o Divino sêmem do Deus, em contraste às bagas vermelhas do azevinho, semelhante ao sangue menstrual da Deusa.

O visco representa a simbolica substancia didina e o senso de imortalidade que todos precisam possuir nos tempos de Yule, na verdade se referindo ao rigoroso inverno.

A Tradiçao da Arvore de Natal tem origem nas celebraçoes Pagãs do Yule, nas quais as familias traziam uma árvore verde para dentro de casa para que os espiritos da natureza tivessem um lugar confortável para permanecer durante o frio inverno. Sinos, velas e bonecos de biscoito eram colocados nos galhos da arvore.

Os espiritos da natureza eram presenteados e as pessoas pediam aos elementais que as mantivessem vivas e fortes durante o inverno como a arvore que recebia lindos enfeites. O pinheiro sempre esteve associado com a Grande Deusa.

As luzes de velas e os ornamentos como Sol, Lua e Estrelas que faziam parte da decoraçao das arvores, representavam os espiritos dos antepassados que eram lembrados. Presentes eram colocados aos pés da arvore para as Divindades e isso resultou na moderna troca de presentes da atual festa natalina.

Como voces podem ver muitos dos costumes pagaos e os festivais como o do Yule foram absorvidos pela Igreja Cristã, como exemplo máximo está Papai Noel, que nada mais era que a personificação do Deus Cornífero também em tempos mais tardios conhecido com o nome de Nick e mais tarde passando a ser conhecido como Sao Nicolau.

São Nicolau



A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes e sua imagem passou definitivamente a ser associada com as festividades do Natal e as costumeiras trocas de presentes no dia 6 de Dezembro (dia de São Nicolau). Como o Natal transformou-se na mais famosa e popular das festas, a lenda cresceu. Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema "A Visit from St. Nicholas", retratando Papai Noel passeando em um trenó puxado por oito pequenas renas, o mesmo modo de transporte utilizado na Escandinávia. O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário "Harper's Weekly" no ano de 1866.

As cores tradicionais do Natal,verde e vermelho, também são de origem pagã, já que esse é um Sabbat que celebra o fogo (vermelho) e o dourado que representa o Deus Cornífero.

Para os antigos Celtas, celebrar o Solsticio do Inverno era o mesmo que reafirmar a continuaçao da Vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espirito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstaculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da primavera.


É o momento de contas historias, cantar e dançar com a familia, celebrando a Vida e a União.


O tema principal desse Sabbat é a Luz em todas as suas manifestaçoes, seja o fogo da lareira, seja de uma fogueira, pode-se acender muitas velas etc... A Luz neste Sabbat torna-se um elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra.



ENCANTAMENTOS:

realizaçoes, proteção, começos e fins, harmonia, união, familia






SEJAM TODOS ABENÇOADOS NESTE YULE


FELIZ NATAL



LUZ E HARMONIA




sábado, 6 de dezembro de 2008

DIAS DE PODER - A RODA DO ANO


No passado quando as pessoas viviam em conjunto com a natureza, o passar das estações e os ciclos lunares da lua tinham um profundo impacto em cerimônias religiosas. Por ser a Lua vista como um símbolo da Deusa, cerimônias de adoração e magia aconteciam sob a sua luz. A chegada do inverno, as primeiras atividades da primavera, o quente verão e a entrada do outono também eram marcadas por rituais.

O calendário religioso das Bruxas possui 13 celebrações de Lua Cheia (Esbbats) e 8 Sabbats ou DIAS DE PODER que fazem parte da RODA DO ANO, pois diferente do calendário linear gregoriano a Roda do Ano é cíclica já que através dela celebramos – vida- morte e renascimento. E mais uma vez a Roda gira como será explicado em cada sabbat!!!


Quatro desses dias ( ou melhor noites) são determinados pelos solstícios e equinócios, o inicio astronômico das estações. Os outros quatro rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos (e o ao Deus sao também dedicados).
Os rituais estruturam e ordenam o ano pagão, além de nos lembrar do infinito ciclo que perdurará muito depois de partirmos.

Os quatro grandes Sabbats – talvez os que a mais tempo são observados – eram provavelmente associados a agricultura e aos ciclos reprodutivos dos animais e permanecem com suas datas fixas.

São eles: Imbolc ou Candlemas(2 de fevereiro), Beltane ou Festa de Bellenos (1 de maio), Lughnasadh ou Lamas ( 1 de agosto) e Samhain (31 de outubro). Estes são nomes Celtas, muito comuns entre os Bruxos.

Quando a observação cuidadosa do céu levou a um conhecimento comum do ano astronômico, os solstícios e equinócios foram adicionados à estrutura religiosa da Roda do Ano.

São Eles : Yule (solstício) Ostara ( Equinócio) Litha ou Midsummer (solsticio) e Mabon (Equinócio).

Nota : as datas astronomicamente corretas serão colocadas de acordo com a postagem de cada festival.


Muitas datas das comemorações pagãs coincidem com as das cristãs. Entretanto, o paganismo é muito anterior ao cristianismo; ou seja, foram os cristãos que incorporaram elementos da cultura pagã e adequaram-nos às suas tradições, depois perseguindo e condenando os praticantes de rituais pagãos, exterminando, quase que completamente, sua cultura.
Mas elas retornaram com toda a força para todos aqueles que "antes foram" um termo bem tipico da bruxaria, por isso quando se encontra outra bruxa se fala:
Feliz encontro!
Feliz Reencontro!
LUZ E HARMONIA

domingo, 30 de novembro de 2008

LUA FRIA - Dezembro




Tambem conhecida como : Lua do Carvalho, Lua do Lobo, Lua das Largas Noites, Lua da Noite Longa, Aerra Geola (Mes antes do Yule), Wintermonat (Mes do inverno) Heillagmanoth (Mes Sagrado), Lua do Grande Inverno, Lua das arvores que estalam.


1 de dezembro -> Dia de Pallas Atena/Minerva na Grecia e em Roma.






3 de dezembro -> Festa Romana da Bona Dea (A Boa Deusa), deidade da justiça.





8 de dezembro -> Festival de Ixchel entre os maias. Festival de Neith no Egito. Astraea entre os gregos, para a Deusa Astraea, deidade de justiça.





10 de dezembro -> Festival de Luz Mundi (Luz do Mundo) em honra à deusa romana da liberdade.





13 de dezembro -> Dia de Sta. Lucia na Suecia.



17-23 de dezembro -> Saturnália em Roma.





19 de dezembro -> Opalia, para Ops, em Roma; sucesso e fertilidade. Pongol na India; Festival hindu do Solsticio para Sarasvati.





21 de dezembro -> Solsticio de Inverno. Festival Celta das Estrelas. Retorno de Osiris para Isis no Egito.





23 de dezembro -> Dia de Hathor no Egito. Noite das Lanternas, ou sepultamento final de Osiris, no Egito.





24 de dezembro -> Modresnach, ou Noite da Mae entre os anglo-saxoes. Noite das Maes na Alemanha.





25 de dezembro -> Dia das Geniae na Grécia; Atena também é honrada. Celebraçao de Astarte nos paises semitas.





26 de dezembro -> Nascimento de Horus no Egito.





27 de dezembro -> Nascimento de Freya nórdica.





31 de dezembro -> Dia de Hecate em Roma. Dia da Sorte de Sekhmet no Egito. Norns na Escandinavia. Fadas de Van em Gales. Hogmanay na Escocia; expulsao de maus espiritos através do uso de adereços como peles e chifres. Na Sicilia, festa de Strenia, deusa dos presentes. Na França, Dame Abonde, por presentes. Noite dos desejos no Mexico.





Decen era o decimo mes do antigo calendario romano, durante o qual acontecia a descontraida Saturnalia. Os francos o chamavam de Heilagmanoth, ou Mes sagrado, devido a grande quantidade de festivais sagrados. No velho calendario tibetano, 1 de dezembro era o inicio de um Novo Ano.




No Hemisferio Sul, equivale ao Solsticio de Verao. Este é um mes para contemplar o ano que se aproxima e o que planejamos fazer nele. Ideias se formam e devem germinar até o inicio do ano novo, mas devemos começar a pensar nelas.


É o mes que devemos mudar os moveis de lugar, fazer uma boa limpeza física e energetica na sua casa e escritorio e jogar fora o que está guardado a muito tempo e sem uso. Dar o que nao precisamos mais, como roupas, sapatos, bolsas e badulaques...enfim abrir espaço para que o NOVO entre em nossas vidas!!!

Correspondencias :

Espiritos da Natureza : fadas das neves, das tempestades e das arvores do inverno.

Ervas : visco, azevinho, hera inglesa, abeto

Cores : vermelho vivo, branco, preto, verde.

Essencias : violeta, patchuli, geranio rosa, olibano, lilas.

Pedras : serpentina, jacinto, olivina

Arvores : pinheiro, abeto, azevinho.

Animais : rato, alce, cavalo, urso

Deidades : Hathor, Hecate, Neith, Atena, Minerva, Ixchel, Osiris, Norns, Parcas

Fluxo de Poder : perceber, suportar, perdoar, morrer, renascer, Ciclos da Terra em movimento, Escuridao, Alquimia pessoal, Caminhos Espirituais, Assistir a familia e os amigos, os solitários e necessitados, solidariedade para com todos os seres humanos.

LUZ E HARMONIA

domingo, 16 de novembro de 2008

HECATE







SALVE DEUSA HECATE HOJE É O SEU DIA!!!


A Deusa Hecate sempre foi a mais incompreendida das deusas, foi associada à mitologia grega, por Hesiodo em seu livro: Teogonia, mas seu passado é muito mais antigo. Yves Bonnefoy indica a possibilidade de Hecate ter sua origem no antigo Egito, na era pre-dinástica, onde a matriaca e sábia da tribo era Heq, que depois evoluiu para Hekit, Deusa parteira egipcia. Pesquisando Hecate eu cheguei a cidades e tempos esquecidos dos homens.




Encontrei em toda a pesquisa uma Deusa de grande Poder por vezes associada a Terra ao Céu e ao Mar e em outras reverenciada como a Rainha das Feiticeiras e aquela que detem a chave do Mundo Avernal e criadora de toda a Vida.




Aguns dizem que ela rege tudo o que está fora de nosso controle e limites, além do nosso inconsciente. Está fortemente ligada a intuição a sabedoria da mediunidade, aos sonhos e adivinhaçoes e fortemente ligada a justiça, começos, finalizaçoes, proteçao...vejam nao se brinca com uma Deusa como esta ou com seus filhos escolhidos.





É muito provavel que a igreja catolica tenha interferido no historico de Hecate, pois tanto poder causa temor e quem a temia ou aos seus seguidores fieis, no caso a igreja, tudo fez para distorcer os fatos e em muitas vezes gerando violencia e agressividade. Talvez seus seguidores tenham voltado a tradiçao falada, e mantido Seu rito oculto de olhos profanos e por isto encontramos seu historico tao fragmentado e muitas vezes fantasioso.





É fato que nao sabemos sua origem, mas é fato, tambem, que Ela escolhe seus seguidores e os protege. Sempre envia pequenos sinais como mariposas e borboletas, sapos... podemos ter sonhos com chaves, ou tochas, pois Ela ilumina o caminho seja nesta dimensao ou em outras. A presença de caes, alguns autores dizem que normalmente sao negros, mas na verdade ela abençoa todos os tipos de caes e tambem corujas anunciam sua presença.



Deixo aqui este pequeno relato, muito mais poderia escrever, mas é importante que cada um descubra, se for o caso de ter sido um escolhido, que papel Ela esta mostrando para cada um...porque é assim que Ela age sinta-se honrado pois Ela so escolhe aqueles que sabem lidar com o potencial de Sua Força e Poder.
Falando com a Deusa...

Oh Deusa Hecate

Rainha da Terra, do Ceu e do Mar, Guardiã do Mundo Avernal

Donzela brilhante, Mae protetora e Sábia Anciã

Nos proteja e nos guarde das injustiças do mundo,

Ilumine nossos caminhos com Suas Tochas para que possamos encontrar a verdadeira Luz!

Somo tão pequeninos e no entanto sob seu manto nos sentimos fortes e destemidos, porem fazendo prevalecer a justiça e a verdade em Seu nome,

Rainha das Feiticeiras, nao nos deixe enveredar por sendas perigosas,

Nos ensine a distinguir o certo e o bem e o justo em todas as coisas,

Para que como suas Sacerdotisas possamos Honra-la verdadeiramente!

E com Sua energia possamos, sempre sentir Sua presença e deixar, por onde passarmos a Sua verdadeira marca.

Que Assim Seja!

Que Assim se Faça!



LUZ E HARMONIA




Escudo de Hecate

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BENÇAO IRLANDESA


Que o caminho seja brando a teus pés,
O vento sopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
As chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
que os Deuses te guardem nas palmas de Suas mãos...
Que a estrada abra à sua frente,
que o vento sopre levemente em suas costas,
que o sol brilhe morno e suave em sua face,
que a chuva caia de mansinho em seus campos.
E até que nos encontremos de novo...
Que os Deuses guardem você na palma das suas mãos...
Que as gotas da chuva molhem suavemente o seu rosto,
que o vento suave refresque seu espírito,
que o sol ilumine seu coração,
que as tarefas do dia não sejam um peso nos seus ombros,
e que Deus envolva você no seu manto de amor...
LUZ E HARMONIA

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

OS ENCARGOS DE ARADIA




Aradia (Herodias) é uma das personagens mais importantes da Stregheria (Bruxaria Italiana), nasceu em 11 de Agosto de 1313 d.C. em Volterra, Toscana, região Norte da Italia.




As tradições e folclore da Bruxaria Italiana contam que Aradia foi enviada a Terra por sua mãe Diana, a Grande Deusa das Bruxas e Fadas, para que ela ensinasse a Bruxaria aos homens e trouxesse o reflorescimento da Antiga Religião Pagã.
Aradia é considerada uma "Avatar" feminina; uma Deusa que encarnou na Terra para trazer a liberdade para as classes oprimidas pelo clero e pela nobreza.
Sua história foi contada de geração em geração pelos Clãs e famílias de Streghe.
Parte de sua história pode ser encontrada na obra do folclorista
Charles G. Leland, Aradia, Il Vangelo delle Streghe Italiane.




ARADIA FALA....




Sempre que voces precisarem de alguma coisa, quando for Lua Cheia, voces devem ir juntos a um lugar deserto, ou onde haja um bosque, e devem reverenciar a Mim que sou a Rainha de todas as Bruxas. Venham todos juntos dentro de um circulo, e segredos que até agora eram desconhecidos serão revelados.




"Suas mentes devem ser livres e também seus espiritos, e como simbolo de sua verdadeira liberdade, voces deverao estar "vestidos de ceu" ou nús em seus rituais. E voces deverao se divertir e cantar, fazendo musica e amor. Porque esta é a essencia do espirito, e o conhecimento do prazer. Para voces isto é a chave para os mistérios e o ciclo de renascimento, que abre o caminho para o Utero da Iluminação.




Eu sou a alma de todas as bruxas, e isto é prazer e harmonia. Em vida a Rainha de todas as bruxas onde revelei o conhecimento do Espirito. E na morte a Rainha que entrega a voces a paz e renovaçao.


Quando eu houver partido deste mundo, em minha memória façam bolos de grãos, vinho e mel. Estes devem ser feitos na forma de Lua, e entao partilhem de vinho e bolos em minha memoria, pois Eu fui enviada a voces pelos Espiritos Antigos, e Eu vim para que voces possam ser libertados de todo o tipo de escravidao.


Eu sou a filha do Sol e da Lua, e ainda que Eu tenha nascido neste mundo, minha raça é das Estrelas."



Façam oferendas a Ela que é nossa Mae. Porque Ela é a beleza das Florestas Verdes, e a luz da Lua entre as Estrelas, e o misterio que doa Vida; e sempre nos chama para ir juntos em Seu nome. Deixe sua adoração ser o caminho dentro do seu coraçao, pois todos os atos de amor e prazer sao rituais desta Deusa.


Mas todos que a buscam sabem que sua busca e desejo nao serao recompensados, até que se cumpra o segredo. Porque se o que voce busca for encontrado dentro do voce, voce nunca o encontrará fora. Pois Ela tem estado com voce desde que voce se iniciou no caminho, e Ela estara lá, aguardando, onde sua jornada termina.


Nota: Tenho este texto a anos e acho lindo, nao sou da opiniao que todas as deusas sao uma só, acho que cada uma tem caracteristicas proprias como Aradia que é uma deusa da Stregheria e esta é a visao Dela dentro desta tradição. Muito linda nao é mesmo?


LUZ E HARMONIA

Within Temptation - Mother Earth




LINDO ESTE VIDEO QUE NOS MOSTRA A DUALIDADE DA MAE TERRA, O SEU LADO BELO E SEU LADO INDOMÁVEL. A Banda Within Temptation mandou muito bem, e o que eu gosto eu compartilho com voces é claro!!!

LUZ E HARMONIA

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

FELIZ DIA DAS BRUXAS!!!






Happy Halloween



FELIZ SAMHAIN


No Samhain 31 de outubro, tambem conhecido como vespera de novembro, data do Ano Novo Celta, os bruxos se despedem do Deus, mas é uma despedida temporaria pois ele ira renascer como a criança prometida no Yule.
A antiga tradiçao se perdeu por um tempo...e em alguns paises, principalmente nos Estados Unidos tomou seu lugar o Dia das Bruxas mais conhecido como Halloween.
Não deixa de ser uma homenagem "aqueles que antes foram".
Quando eu postar a Roda do Ano voces entenderao melhor toda a simbologia!
Entao desejo a voces também um FELIZ ANO NOVO!!!
LUZ E HARMONIA










quinta-feira, 30 de outubro de 2008

LUA DE NEVE - Novembro




Também conhecida como : Lua escura, Lua da Névoa, Lua do Castor, Lua do Velório, Blotmonath (Mes do Sacrificio), Herbistmanoth (Mes da Colheita), Lua Louca, Lua das Tempestades, Lua Quando os Alces Trocam de Galhadas.
3 de novembro -> Último dia da Isia do Egito; renascimento de Osiris.
6 de novembro - > Nascimento de Tiamat na Babilonia
8 de novembro -> Fuigo Matsuri, um festival Shinto em honra a Inari Ou Hettsui No kami, Deusa do Fogao no Japao.
10 de novembro -> Kali Puja na India, para Kali, a destruidora do mal.
9-10 de novembro -> Noite de Nicnevin na Escocia
11 de novembro -> Festa dos Einheriar (Guerreiros Vencidos), nordica.
15 de novembro -> Shichigosan (Dia Sete-Cinco-Tres) para a segurança das crianças com estas idades no Japao. Na India, Dia das crianças, em Roma, Ferônia Deusa das florestas e da fertilidade.
16 de novembro -> Noite de Hecate na Grecia; inicia no crepusculo. Festival de Bast no Egito.
24 de novembro -> Festa da Queima das Lanternas no Egito para Isis e Osiris.
27 de novembro -> Dia de Parvati-Devi, a Deusa Tríplice que se partia em Sarasvati, Lakshmi e Kali, ou as Tre maes.
30 de novembro -> Dia de Hecate das Encruzilhadas na Grecia, na Lua Nova. Skadi entre os nordicos. Dia de Mawu, criadora africana do Universo a partir do Caos.
Novem era o nono mes do antigo calendario romano. Na tradiçao Celta, esse era o inicio de um novo ano. O ano Celta se encerrava na vespera de Samhain e se reiniciava no dia seguinte. Eles o consideravam um mes lunar de inicios e de fins.
CORRESPONDENCIAS
Espíritos da Natureza : fadas subterrâneas
Ervas : verbena, betonia, borragem, ciquefolio, graos do paraiso, cardo sagrado
Cores : cinza, verde-mar
Flores : flor-de-cacto, crisantemo
Essencias : cedro, flor de laranjeira, jacinto, narciso, hortelã, limao,
Pedra : topazio, jacinto, lapis lazuli
Arvores : cipreste, amieiro
Animais : unicornio, escorpiao, crododilo, chacal
Aves : coruja, ganso, andorinha
Deidades : Kali, Isis Negra, Nicnevin, Hecate, Bast, Osiris, Sarasvati, Lakshmi, Skadi, Mawu
FLUXO DE PODER : arraigar-se, preparar-se. Transformação, Fortalecimento da comunicação com deus ou deusa que mais se aproxime de voce.
LUZ E HARMONIA

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O ORACULO DAS AMAZONAS



Em torno de 400 a 600 anos atrás, existiu na região Amazônica, próximo às cabeceiras do rio Jamundá, um reino formado somente de mulheres guerreiras, conhecidas como Icamiabas. Elas viviam completamente isoladas, só mantendo contatos esporádicos com homens.Em certas épocas do ano estas mulheres belas e guerreiras celebravam suas vitórias sobre o sexo oposto. Neste dia, uma grande festividade era organizada e elas desciam do monte onde viviam até o lago sagrado denominado "Yaci Uarua" (Espelho da Lua).



Durante à noite, quando a Lua deitava sobre o espelho d'água, as Amazonas mergulhavam nela com seus corpos fortes e morenos. Após este ritual de purificação e limpeza, estas deusas da Lua clamavam pela mãe do Muiraquitã. Os estudiosos folcloristas identificaram esta entidade como uma fada, mas ela também cabe na classificação de Grande Mãe.



Era ela que entregava a cada uma daquelas mulheres uma pedra da cor verde (jade), denominada de "Muiraquitã", onde encontravam-se esculpidos estranhos símbolos. Cada nativa trazia em seu pescoço seu talismã propiciatório de proteção material e espiritual. Mas elas também os presenteavam àqueles que seriam os futuros pais de seus filhos. Estes homens eram selecionados para fecundá-las e depois eram mantidas vivas as meninas, que mantinham a continuidade da casta matriarcal das mulheres guerreiras.As Amazonas foram vistas pela primeira vez pelo padre espanhol Gaspar de Carvajal, cronista da expedição de Francisco de Orellana. Tal encontro ocorreu no lugar exato onde o rio Negro encontra-se com o Amazonas e não foi muito atraente a estada para estes exploradores.



Ao chegarem a aldeia das índias, constataram que no centro de uma praça erigia-se um ídolo, que era o símbolo de uma poderosa Senhora, Rainha de uma grande nação de mulheres guerreiras. Uma dúzia de guerreiras investiram contra os espanhóis e tiraram a vida de vários indígenas que os acompanhavam. Carvajal as descrevia como sendo mulheres altas, belas, fortes, de longos cabelos negros, tez clara e que andavam totalmente despidas, com arcos e flechas e guerreavam como dez índios.Esta descrição nos remete à um coração de uma caçadora também solitária, Ártemis.

Deusa Artemis

Estas mulheres índias representam o arquétipo mais puro e primitivo da feminilidade. Foram deusas nativas que santificavam a solidão, a vida natural e primitiva a qual todos nós podemos retornar quando acharmos necessário a busca de nós mesmos. Como Ártemis, elas possuem um amor intenso pela liberdade, pela independência e pela autonomia. Um amor que pode transparecer como agressão, pois elas sempre irão lutar para preservar sua liberdade.



Dezenas de buscas arqueológicas sucederam-se no Brasil, mas é somente na Região Norte que os guerreiros nórdicos voltam à vida e a história.Em torno de 1871, João Barbosa Rodrigues, um naturalista, foi designado pelo Império para explorar as imediações dos rios Tapajós, Trombetas e Jamundá. Ele recolheu amostras vegetais e catalogou dados etnográficos, retornando a capital no ano de 1875, publicando em seguida, seus estudos.A região do rio Jamundá foi escolhida por ser o local onde se presumia ser o habitat das míticas guerreiras amazonas. Nas proximidades da cidade de Óbidos, Rodrigues encontrou vestígios de uma antiga aldeia indígena, que suspeitou ser a tribo da qual as amazonas faziam parte.



À medida que dava prosseguimento às escavações, mais aumentavam suas esperanças. Surgiram um grande número de cerâmicas quebradas e machados. Imediatamente Rodrigues reconheceu que os fragmentos desenterrados eram bem semelhantes aos já encontrados no Peru e na Escandinávia.



Tudo indica que realmente existiu um elo de ligação entre a Europa e o Brasil e, existiu um povo mais civilizado do que se suponha, habitando estas paragens. Entre eles estavam as nossas amazonas.



Os Muiraquitãs têm formas e tamanhos variados, mas geralmente não passam de dez centímetros. São talhados em pedras de cor verde ou azulada (nefrita, jadeíta ou amazonita) e se apresentam normalmente sob a forma de batráquios e felinos. Alguns destes ídolos possuem um orifício, que possivelmente seja para passar um cordão e pendurá-lo no pescoço. Há quem diga que tal perfuração também podia indicar a condição do feminino, estabelecendo assim uma associação direta com a lua.



Hoje, muito poucos originais muiraquitãs existem no Brasil, a maioria foi roubada, comprada ou traficada. O seu maior poder reside em suas propriedades medicinais e na capacidade de predizer o futuro. Alguns habitantes da Amazônia que os conservam afirmam que é necessário aproximar-se das margens de um rio ou lago numa noite de lua cheia para despertar os poderes deste fabuloso talismã. O ídolo deve permanecer por longo tempo submergido em água e, em seguida, colocado pelo devoto sobre sua testa.



Os muiriquitãs arredondados são específicos para as mulheres, enquanto que os maiores e mais longos devem ser usados pelos homens. Existem também aqueles que apresentam cabeça de felinos, que são apropriados para os varões e, são usados mais para saber o futuro sentimental ou sexual, pois o simbolismo da onça nos remete à fecundidade e ao poder masculino.O talismã de cor esverdeada mostra o futuro amoroso, enquanto que os azulados são propícios para desvendar o futuro econômico e material.



Quando mais polida for a superfície do amuleto, melhor é para visualizar as previsões. Muitas pessoas utilizam glifos da região amazônica para suas adivinhações. Mas estas inscrições pré-históricas devem ter a forma e simbologia dos muiraquitãs.As pessoas que desvendam estes segredos costumam aproximar sua testa destes símbolos de pedra e formulam, então, as perguntas que dizem respeito a seu futuro, para que a pedra sagrada possa revelá-lo.



Comenta-se que para empreender esta tarefa é necessário jejum e abstinência sexual, ou até mesmo ingerir uma infusão de guaraná.Recentemente, mulheres descendentes das Amazonas começaram a esculpir em pequenas pedras o muiraquitã, com o objetivo de resgatar a cultura, tradição e poderes. Elas só podem ser talhadas em noite de lua cheia e somente elas podem utilizá-los. Ainda hoje, para muitos, o muiraquitã é uma pedra sagrada, - escreve Barbosa Rodrigues - tanto que o indivíduo que o traz no pescoço, entrando em casa de algum tapuio, se disser: muyrakitan katu, é logo muito bem recebido, respeitado e consegue tudo o que quer.


Fonte : Osvaldo Orico


LUZ E HARMONIA

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

OS SIMBOLOS E SEU SIGNIFICADO - Primeira Parte





PENTAGRAMA


Ninguem sabe dizer sua origem certa mas é um símbolo há muito tempo associado à Magia e ao Ocultismo. Há quem diga que o pentagrama vem do grego pentagrammon que significa “cinco linhas”.




A Bruxaria o utiliza de forma marcante. A Wicca possui uma forte influência de elementos da Religião Celta, mas curiosamente o Pentagrama - praticamente é o "crachá" que identifica o Bruxo ou Wiccano - não é originalmente um símbolo celta. Na verdade, o Pentagrama já vinha sendo utilizado como símbolo de poder mágico por muitas outras tradições bem mais antigas.


Encontramos o Pentagrama na Magia Cerimonial, em Thelema e muitas outras. Ocultistas como Eliphas Lévi e Papus desenvolveram o tema do pentagrama e seu uso mágico em suas obras.




O Pentagrama, ou estrela de cinco pontas em um círculo é o mais comum. Na bruxaria ele representa muitas coisas. Ele é um simbolo de bruxaria e de mistérios da vida. O círculo é o ciclo das estações, assim como dos ciclos de vida: nascimento, iniciação, amor, repouso e morte.





As pontas da estrela representam os quatro elementos tradicionais : Terra- Agua-Fogo_Ar, e a ponta virada para cima a Quintaessencia ou espirito. A estrela representa também a humanidade, a imagem de uma pessoa, tipo a figura de Da Vince (O Homem de Vitrúvio): uma pessoa com os dois braços e pernas esticados e a cabeça na ponta de cima. O Pentagrama nesta forma é o simbolo da encarnaçao, uma passagem que traz força de vida para o mundo, ou que a envia para fora.













Homem de Vitrúvio





A Estrela sozinha sem o círculo é um simbolo usado nas invocaçoes e evocaçoes, para abrir um portal para energias divinas, espíritos e elementos e também fecha-lo e bani-las, por isto existe uma maneira correta de traçar o circulo para cada tipo de ritual. Sobre isso falaremos mais tarde.E, por causa disso o Pentagrama é um simbolo de proteçao, muito parecido com a cruz ou a Estrela de David.












PENTACULOÉ um simbolo da Terra, seu nome pode ter se derivado da palavra de pentaculum que se refere a um amuleto pendente. Não é um simbolo muito conhecido e muitos o confundem com o pentagrama, mas sua finalidade é bem diferente.






Pode ser feito de madeira ou de metal e é o unico que muda e cresce com a propria maga ou bruxa. Toma a forma de um disco com simbolos inscritos em ambos os lados, com valor pessoal para o bruxa ou maga em questao.






De um lado costuma-se pintar de forma simbolica a ideia do bruxo da Deidade suprema de qualquer tradição que esteja trabalhando; estes simbolos sao o resultado de muita meditaçao e pensamentos profundos.







Do outro lado, seguindo a mesma forma de disciplina mental, ele deve desenvolver um simbolo que represente a si mesma em relação àquela Divindade.






Assim como o Universo e a Divindade mudam e se adaptam ao novo crescimento, os simbolos usados no pentaculo tambem mudarao apos um certo periodo em justaposição a como o vê agora...mas isso só mudara à medida que voce crescer em compreensao e sabedoria. Vai precisar fazer um novo pentaculo, então, com novos simbolos. Cada novo disco será uma prova de seu crescimento.



Este simbolo também pode ser usado como um instrumento mágico, porque muitos bruxos o usam no altar junto com seus outros instrumentos. Ele é um elo entre voce e a Terra, em outros representará a propria terra como na figura acima.









SEAX-WICCA






Simbolo muito usado na Wicca com origem anglo-saxã que influenciou muito neste ramo da bruxaria. Ele simboliza o Sol, Lua, e as oito Sabbats, ou festivais.





OUROBOROS
Simboliza o infinito, a Lei do Eterno Retono. Uma das figuras alquimicas mais intrigantes, presente milenarmente em diversas culturas, é a da cobra (ou dragão) que morde o próprio rabo e opera, num movimento circular e contínuo, todo o processo dinâmico e transformador da vida. "Meu fim é meu começo", diz a cobra nesse ato mágico de devorar-se e cuspir-se, a representar a unidade indiferenciada da vida, e seu caráter divino implícito na perfeição do círculo. À serpente devorando a própria cauda, os alquimistas chamaram Oroboro.





Os bruxos a associam a Roda do Ano que nunca termina, um simbolo de eternidade e muitas vezes ela é usada para traçar simbolicamente o circulo, pois como a Roda do Ano ela tambem é a Roda da vida - morte - renascimento.





QUINTAESSENCIA
Este é o simbolo representa a quinta força, a força primordial; ele é aquilo que contem tudo o que foi criado e que mantém tudo em equilibrio. É a origem e a pureza de todos os pensamentos e idéias, é o mundo das coisas primordiais no qual se mantém tudo o que foi criado, desde as esferas mais elevadas ate as mais baixas. É a Quintaessencia dos alquimistas. É o Akasha ou Principio Eterico, é o Espirito que está dentro de cada um de nós.Deve ser usado sempre com os quatro elementos como uma força neutralizante ou de equilibrio.




SEPTAGRAMA OU ELVEN STAR





As Elven Star são utilizadas alternadamente com ou no lugar do pentagrama na Tradição das Fadas na Wicca. A maior parte das vezes, os pontos são atribuídos várias correspondências, incluindo os sete direções (as quatro direções cardeais, mais acima, abaixo, e no interior), sete elementos mágicos (os quatro elementos mais três elementos adicionais, que variam, às vezes, magia, luz, a vida ), Ou sete lugares mágicos-sol, lua, mar, céu, madeira, vento, espírito e / interligação) O septagram, uma figura com sete pontos, é um simbolo religioso com significado menos conhecido que o pentagrama. É um símbolo sagrado para Wiccans que seguem o Tradição das Fadas de Elven ou Fada estrela. O septagram é importante na cabala Ocidental, onde ela simboliza a esfera de Netzach, os sete planetas, sete alquimia dos metais, e os sete dias da semana.


ANKH
Conhecida também como Cruz Ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte. Hoje, é usada como símbolo pelos neopagãos.Há muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da vida e fertilidade, representando o útero. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza.






ESTRELA DE DAVID OU SELO DE SALOMAO




A estrela de seis pontas é um símbolo muito conhecido, usado como talismã, amuleto atrativo de energias positivas recomendado contra qualquer tipo de adversidade, natural ou "sobrenatural". É confecionada como figura ou objeto e atualmente pode ser encontrada ornamentando ambientes, roupas, publicações e objetos como medalhas, pingentes e anéis.


Nos livros de todos os bons mestres ocultistas do Ocidente existem comentários a este símbolo, também conhecido como Estrela de Davi e Selo de Salomão, denominações que indicam sua antiguidade. De fato, a estrela com seis pontas remonta às eras pré-cristãs, época vagamente nebulosas, e não é uma exclusividade da cultura judaica; ao contrário, pertence ao acervo de signos mágicos de diferentes povos em diferentes épocas.

A estrela é um legado que os patriarcas de Israel receberam no contexto do sincretismo religioso resultante do encontro das culturas hindu-arianas (Índia) e semitas da Mesopotâmia (atual Iraque).

Desde Abraão, a estrela atravessou séculos até chegar ao Rei Salomão, filho do Rei Davi. Os segredos da estrela foram revelados a Salomão como parte de sua iniciação nos Mistérios de Deus. Salomão, ícone representativo de sabedoria foi, realmente, um Mago ou seja um conhecedor de forças metafísicas. A "lenda histórica" conta que Salomão obteve a revelação das Ciências Ocultas de fonte divina, Ciência esta que consiste na Cabala Judaica, "magia" das relaçoes de poder entre numeros e palavras;



LUZ E HARMONIA


terça-feira, 23 de setembro de 2008

OS SIMBOLOS NA MAGIA



Os Simbolos sao a linguagem da mente psiquica. Nossa mente consciente nao necessariamente entende a energia bruta pura. Precisamos de uma interface, um tradutor entre nós e a palavra magicka. Os símbolos e as palavras de poder são geralmente esta interface.


Palavras e Simbolos magickos mudam nossas realidades internas, conscientemente para usa-las. Algumas pessoas acreditam que acumulam poder quando ele é usado com o passar dos séculos.


A energia de todos os usos anteriores cresce na "memória psiquica" coletiva , ou um banco de energia, na mente divina, que podemos tambem chamar de egregora, permitindo que qualquer pessoa que conheça o significado do simbolo seja capaz de atrair energia desse conjunto coletivo.Outros sentem simbolos e sons sendo primários em ressonancia com as forças do Universo que tem o poder dentro delas. Ambas as visoes são validas e provavelmente tem uma medida de verdade.

As bruxas, magos e feiticeiros fazem uso desta linguagem simbolica e muitos destes símbolos são utilizados para a prática ritualística servindo para focalizar a energia mágica bem como os instrumentos.


A vizualização é um processo de buscar estes símbolos, A maioria das pessoas os vê em seus sonhos. Da mesma forma, o método mais fácil de conseguir uma direção, comando ou concentração para a mente psiquica é usar um simbolo visual. Praticantes de magia sempre estudam os símbolos, desde símbolos nas pedras e alfabetos antigos até a interpretação de sonhos e buscas visuais. Os símbolos de nossa mitologia coletiva e pessoal são as formas de direcionar o poder. Aqueles que entendem os simbolos e que são capazes de projeta-los pela intenção, vontade, rituais e sim visualização, se deparam com um poder que nos todos possuimos, mas somente poucos utilizam.
Entao o uso de símbolos na magia é de grande importância. São muitos os simbolos conhecidos desde a mais remota era assim como a linguagem simbolica única de cada um de nos, coisas que para uns tem um determinado valor e poder pode não significar nada para outra pessoa.
Ha muito o que falar sobre simbolos, mas com esta base ja da pra entender um pouco o seu significado e estudando-os fazer o uso apropriado para cada um. Por isto vou postar alguns simbolos, os mais conhecidos e falar um pouco de cada um...
Por favor aguarde a proxima postagem pois sao muitos simbolos e tentarei colocar o máximo que puder para facilitar o trabalho de todos.
LUZ E HARMONIA

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

LUA DA COLHEITA - Setembro


Tambem conhecida como: Lua do Vinho, Lua da Cantoria, Lua do Esturjao, Haligmonath (Mes sagrado), Witumanoth (Mes da Madeira), Lua quando o gamo bate a pata no solo.


A Lua crescente marca o festival de Gauri na India.
A Lua crescente mais próxima do Equinócio de Outono marcava a Citua, ou Festa da Lua entre os Incas.
A Lua Cheia marcava o Festival do Porco, o qual honrava a grega Demeter e a nordica Freya.

8 de setembro -> No Tibet, o Festival das Aguas, honrando regatos e duendes das aguas;

10 de setembro -> Twan Yuan Chieh, ou festival feminino da reuniao, um festival lunar em honra a Ch`ang-o, na China;

13-14 de setembro -> Cerimonia de Acender o Fogo no Egito, em honra a Neftis e aos espiritos dos mortos;

18 de setembro -> O Chung-Chiu, ou festival chines da Lua da Colheita, honrando a deusa lunas Ch`ang-o, aniversário da Lua. Normalmente na Lua Cheia;

19 de setembro -> Em Alexandria, no Egito, um jejum de um dia em homenagem a Thoth, deus da sabedoria e da magia;

21 de setembro -> No Egito, Festa da Vida Divina, uma celebração em homenagem à tripla deusa como Donzela, Mae e Anciã;

22 de setembro -> Equinocio de Outono (H. Norte), Equinocio da Primavera (H.Sul), Morte de Tiamat na Sumeria;

23 de setembro -> Festival de Nemesis, deusa do Destino, na Grecia;

23 de setembro a 1 de outubro -> Festival Sagrado do Grego de Nove Dias da Grande Eleunísia;

27 de setembro -> Choosuk, ou Festival da Lua, na Coreia do Sul e em Taiwan, o qual honra os espiritos dos mortos. Nascimento de Atena na Grecia;

30 de setembro -> Festival de Têmis como governante de Delfos.



Setembro era o sétimo mes no mais antigo dos calendarios romanos. Quando outros meses foram acrescentados ao calendario sazonal, por algum motivo seu nome não foi alterado.

O Festival de Outono era e ainda é celebrado por muitas culturas ao redor do mundo. Este mes é o ultimo das colheitas confiáveis no Hemisferio Norte. A vida começa a se desacelerar, preparando-se para os meses inativos que se seguirao. Os fluxos de energia do Equinocio de Outono atraves do Solsticio da de Inverno e até o Equinocio da Primavera sao mais suaves, mais profundos, mais velados. As deidadesda Lua Nova, que representam o outro mundo, a morte, a reencarnaçao e os profundos misterios espirituais, estão agora no controle.

A cerimonia egipcia do Acender o Fogo era um festival geral de luz para todos as deusas e deuses. Lanternas de todos os tipos eram colocadas diante das estatuas das divindades. Eram também posicionadas diante das estatuas de ancestrais.

A mais famosa celebração sagrada deste periodo do ano era o festival grego chamado de a Grande Eleusina. Honrava Demeter, Kore, Persefone e a criança sagrada Iaco. Esta celebração tinha participação apenas dos iniciados, que estavam sob o rigido voto de silencio sobre o que ocorria.


Correspondências :

Espiritos da natureza : grupos de fadas

Ervas : copal, erva-doce, centeio, trigo, valeriana

Cores : marrom, amarelo esverdeado, amarelo

Flores : narciso, lirio

Essencias : estoraque, lentisco, gardenia, bergamota

Pedras : peridoto, olivina, crisolita, citrina

Arvores : avelã, louro, lariço

Animais : cobra, chacal

Aves : ibis, andorinha

Deidades : Demeter, Ceres, Isis, Neftis, Ch`ang-o, Thoth

Fluxo de Poder : descanso apos a labuta, equilibrio entre Luz e Trevas. Organizar, Limpar e ordenar problemas fisicos, mentais, emocionais e espirituais.


LUZ E HARMONIA

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CONHECENDO OS ELEMENTAIS



Em magia trabalhamos na maioria das vezes com os 5 elementos, Terra-Ar-Agua-Fogo e a Quintaessencia, juntos ou separadamente. Uma coisa importante e que deve ser levada a sério é que eles são traquinas por natureza, e podem fazer de seu ritual uma grande bagunça. Em função disso resolvi postar suas características e principalmente seus PRÍNCIPES REGENTES pois ao invoca-lo os que o acompanham se comportarão e seu Ritual transcorrerá na mais perfeita harmonia.





ELEMENTAL DA TERRA



Elemento : TERRA



Representante : Gnomo



Príncipe Regente: GOB ou GHOB



(Ele é representado pela figura de um velho com as roupas na tonalidade ouro-velho)


Direção de Poder: NORTE



Temperamento : paciente, laborioso, mas meio avarento gostam de esconder ou acumular coisas, inclusives as nossas em lugares secretos.



Signos que rege: Touro, Virgem, Capricornio



Chackra : Básico



Sentido : Olfato



Cores : Marrom, verde, preto



Mantra : OM (som grave e curto)


Oferendas : Através da energia dos alimentos como Mel, frutas, geléias, pães, bolos, docinhos etc.



Orixás : Oxalá, Xangô e Iansã




O Elemento Terra está associado à materia, ao mundo fisico, ao fazer pratico, e a lida com a realidade concreta (nivel fisico/corporal)



Estes elementais vivem no corpo atenuado da Terra que se denomina eter terrestre e agrupan-se sob a denominação geral de Gnomos governado pelo seu príncipe GOB pelo qual eles tem um grande respeito e devoção. Daí seus súditos serem frequentemente chamados Gobelinos e suas mulheres Gnomidas, pois eles casan-se e formam família.


Assim como existem muitos tipos de seres humanos evoluindo através dos elementos físicos objetivos da natureza, também há muitos tipos de gnomos desenvolvendo-se através do corpo etérico da natureza.


Os Gnomos são chamados espíritos das árvores, os "pequeninos velhos da floresta". Eles constroem casas com substâncias que se parecem com o alabastro, mármore, cimento, mas a verdadeira natureza destes materiais é desconhecida no plano físico. Afirma-se que cada arbusto, cada planta, cada flor, cada árvore tem o seu espírito da natureza, que frequentemente usa o corpo físico da planta como habitação.



Quando uma planta é cortada e morre, seu elemental morre junto com ela, mas enquanto existir o menor traço de vida na planta, ela mostrará a presença do seu guardião. Os Gnomos sempre se colocaram à disposição dos homens, desde que este nunca usasse seus poderes de maneira egoísta para adquirir o poder temporal. Uma atitude deste tipo faz com que estes elementais se afastem completamente de quem os decepciona.



Aguns usam roupas tecidas do elemento em que vivem. Em outros casos suas vestimentas é parte deles mesmos e cresce com eles como o pêlo dos animais. Afirma-se que eles sejam muito gulosos e que gastam grande parte de seu tempo comendo; por isso é bom agrada-los oferecendo uma guloseima como uma grande maçã vermelha, ela vai aos poucos se desidratando pois é assim que eles comem sugam a energia do alimento, e estas maçãs podem durar em sua casa por muito tempo. (em minha casa tive uma maçã que presenteei aos meus cinco Gnomos que durou 9 meses) O importante é comprar uma maçã com esta finalidade, pegar a mais bonita, de preferencia com galho e folha e depois de limpa-la apenas com um pano limpo dando a ela um brilho, oferta-la a eles.



Invocaçao aos Gnomos
Deve ser feita com os pes descalços, pisando na terra ou deitado num gramado e ao final da tarde, voltado para o Norte.



"Eu vos saúdo, Príncipe Gob e todos os Gnomos, que constituis a representação do Elemento Terra. Vós que constituis a base e fortaleza da Terra, ajudai-me a tansformar, a construir todas as estruturas materiais, assim como uma raiz fortifica a arvore frondosa. Gnomos, possuidores dos poderes ocultos, fazeri-me perfeito e nobre, digno de vosso auxilio. Mestres da Terra, eu vos saudo fraternalmente! Amem"


Com esta invocação pode-se obter ajuda na aquisição de riquezas e bens materiais, sempre que solicitadas em primeiro lugar para o mundo, para as pessoas que necessitam, para os mais próximos e para voce.




ELEMENTAL DO AR




Elemento : Ar



Representante : Silfo


Principe Regente: Peralda


Direção de Poder: LESTE


Temperamento : Ativo, Mental, Alegre, Mutável e Excentrico



Signos que rege: Gemeos, Libra, Aquario



Chackra : Cardíaco (localizado no meio do peito)



Sentido : visao e audiçao


Cores : laranja claro, amarelo, cinza



Mantra : AP (entoar o A longo e o P curto)



Oferendas : Incensos, Sino dos Ventos, Flautas



O Elemento Ar está ligado ao intelecto, aos conceitos, as ideias, a comunicaçao e as relaçoes sociais humanas (nivel mental)





O Príncipe tem o corpo como se fosse um ser sutil quase como uma neblina azul e uma cabeça humana.



No ultimo discurso de Sócrates, tal como foi preservado no Fédon de Platao, o filosofo condenado à morte diz"....acima da Terra, existem seres vivendo em torno do ar tal como nos vivemos em torno do mar, alguns em ilhas que o ar forma junto ao continente; e numa palavra, o ar é usado por eles tal como a agua e o mar o sao por nos, e o éter é para eles o que o ar é para nos.



Mis ainda, o temperamento de suas estações é tal, que eles não tem doenças e vivem muito mais tempo que nos, e tem visão e audiçao e todos os outros sentidos muito mais aguçados que os nossos, no mesmo sentido que o ar é mais puto que a água e o éter que o ar.



Eles também tem seus templos e lugares sagrados em que os deuses realmente vivem, e eles escutam suas vozes e recebem suas respostas; sao conscientes da sua presença e mantem uma conversação com eles, e veem o Sol, a Lua e as Estrelas como realmente sao. E todas as suas bem-aventuranças sao desse gênero."



Eles sao os mais altos de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratoria. Afirma-se que seu lider vive na mais alta montanha da Terra.



Se acredita que os Silfos se reunem em torno da mente de um sonhador, dos artistas, dos poetas e os inspiram com seu conhecimento intimo das maravilhas o obras da Natureza.






Invocação aos Silfos


Deve ser feita nas primeiras horas da manha e de preferência caminhando em direção ao Leste, com os pes descalços, em um lugar tranquilo, portando um incenso do aroma que preferir ou de seu Anjo da Guarda.


" Eu vos saúdo, Silfos, que constituis a representação do ar e dos ventos, portadores das mensagens para toda a Terra, eu deposito em vós a minha imensa confiança, pois meus pensamentos sao sempre positivos, voltados para o amor de todas as coisas existentes. Fazei de mim a imagem do explendor da Luz. Fazei deste pensamento meu milagre! Mestres do Ar, eu vos saúdo, fraternalmente. Amem"



Com esta invocação, pode-se obter a conduçao de pensamentos positivos, para voce mesma ou uma determinada pessoa, para resoluções de negócios ou para uma situaçao preocupante.


ELEMENTAL DA AGUA

Elemento : AGUA


Representante : Ondina



Principe Regente: Nicksa (alguns autores usam o Regente feminino a Princesa: NecksaDireção de Poder: OESTE



Temperamento : emocionais, amigaveis, atentos



Signos que rege: Cancer, Escorpião, Peixes



Chackra : Plexo Solar



Oferendas : conchas, espelhos, pentes, flores, pequenos barquinhos

Sentido : paladar, audiçao


Cores : azul (todas as tonalidades), verde agua, cinza


Mantra: UA (repetindo várias vezes, como o som da água)


Orixás : Yemanja (mar), Oxum (cachoeira, rios e lagos), Nana (chuva)



O elemento Agua esta ligado à semsibilidade emocional, à fantasia imaginativa, ao romantismo, à receptividade e à impressionabilidade (nivel emocional).


Assim como os Gnomos estão limitados em sua funçao aos elementos da Terra, as Ondinas, os elementais da água, funcionam na essência invisível e espiritual chamada eter umido. A beleza parece ser uma caracteristica comum dos espiritos da agua.



Onde quer que as encontremos representadas na arte e na escultura, sao sempre cheias de graça e simetria.



Controlando o elemento Agua - que sempre foi um simbolo feminino - é natural que os espiritos da agua sejam com mais frequencia simbolizados como femeas.



Existem muitos grupos de Ondinas. Algumas habitam cataratas, onde podem ser vistas nos vapores; outras tem seu habitat nos pantanos, charcos e brejos, entretanto outras, ainda vivem em claros lagos de montanhas. Em geral quase todas as Ondinas se parecem com seres humanos na forma e tamanho, embora as que habitam os rios e fontes tenham proporçoes menores.



Também as encontramos em corais e cavernas do mar ou nos juncais à margem dos rios ou das praias. As Ondinas sao antes de tudo seres emocionais, amigáveis para com a vida humana e gostam de servir a humanidade. Os antigos poetas diziam que as suas cançoes eram ouvidas no vento Oeste e que suas vidas eram consagradas ao embelezamento da Terra material.






Invocação as Ondinas
Esta invocação devera ser feita com os pes descalços, em direção ao Oeste e proximo de agua corrente (rio, cachoeira, mar) ou com uma vasilha de agua fresca e cristalina nas maos.





" Eu vos saúdo, Ondinas, que constituis a representaçao do elemento Agua; conservai a pureza de minha alma, como o elemento mais precioso da minha vida e do meu organismo.Fazei-me pleno da criaçao fecunda, e dai-me sempre intuiçao de forma nobre e correta. Mestres da Agua. eu vos saudo fraternalmente. Amem".


Com esta invocaçao pode-se obter amor, intuição, beleza, sensibilidade e tudo aquilo que a agua pode nos oferecer.





ELEMENTAL DO FOGO


Elemento : Fogo


Representante : Salamandra


Principe Regente: Djinn


Direção de Poder: SUL


(o ponto Fogo da Terra é a linha do Equador)


Temperamento: fogoso, tem força de vontade, emotivo, idealista, moralista, impetuoso, vitalidade





Signo : Aries, Leao, Sagitario

Sentido : Visao

Cores: vermelho, laranja forte, azul



Chackra : Explênico (situado tres dedos abaixo do umbigo)





Oferendas : velas, fogueiras, lamparinas





Mantra : IP (entoar com o I longo e agudo e o P curto)





Orixás : Ogum, Iansã, Xangô





Deuses : Hefesto (grego) - Vulcano (Romano)


O elemento Fogo esta associado à vontade, à emotividade, ao idealismo, à moral, à vitalidade, e ao espirito (nivel moral/espiritual)




As Salamandras ou espíritos do Fogo vivem no eter atenuado e espiritual que é o invisivel elemento do fogo. Sem elas, o fogo material não pode existir, um fosforo não pode ser aceso e nem a polvora produzira suas chispas. O homem é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois elsa reduzem a cinzas tudo aquilo que dela se aproximem.


Muitos misticos antigos preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudesssem provocar um vapor especial e asssim formar em ses rolos a figura de uma Salamandra, podendo assim sentirem sua presença.


Afirma-se que muitas Salamandras são vistas em formas de bolas ou linguas de fogo correndo atraves dos campos ou irrompendo nas casas. Para muitos aqui no Brasil costuma-se chamar estas apariçoes de "fogo de santelmo".


Mas a maioria dos misticos afirmam que as Salamandras são seres gigantes, imponentes e flamejantes em suas roupas fluidas, com uma armadura de fogo. Elas são as mais poderosas dos elementais e seu Principe Regente uma magnifico espirito flamejante é visto como terrivel e aterrorizante na sua aparencia.


Os antigos sabios sempre foram advertidos para guardarem uma distancia segura deste elemento, pois os benefícios derivados do seu estudo frequentemente eram proporcionais ao preço que se pagava por eles.


Tanto nos animais como no homem, as Salamandras trabalham através da natureza emocional por meio de calor corporeo, do figado e da corrente sanguinea. Sem sua assistencia não haveria calor.






Invocação as Salamandras
Deverá ser feita no nascer do Sol ou com a chama de uma Vela, pois o Elemento Fogo deve estar presente.

"Eu vos saudo, Salamandras, que constituis a representação do Elemento Fogo. Peço que com vosso poder de trasnmutar e purificar forneça a mim poder para resolver tudo, de acordo com a vontade divina, alimentando meu fogo interior, aumentando minha chama trina do coração. E assim formar um novo Universo. Mestre do Fogo, eu vos saúdo fraternalmente. Amem".


Pode-se obter com esta Invocação, mais força de vontade, coragem, vigor, entusiasmo e bons empreendimentos. Atua na matéria e na espiritualidade.

Os elementais normalmente se apresentam aqueles que possuem uma maior sensibilidade para poder ve-los, na forma em que imaginamos que eles sejam. Por exemplo: as maiores informaçoes que recebemos sobre os Gnomos, é que eles são aqueles homenzinhos vestidos com roupas medievais. Assim sendo, um Gnomo vai ler a nossa mente, receber a imagen que produzimos a respeito deles e desta maneira eles irao se apresentar a nos.

E assim, acabamos nos esquecendo que em cada região, os elementais irão se apresentar de forma diferente. Na Europa, temos as sereias como mulheres de pele clara, cabelos loiros e olhos azuis, porque lá as pessoas tem este perfil. Aqui no Brasil temos a Iara, ela também é uma ondina mas bem parecida com nosso perfil mais até puxado para o indigena. As pessoas do interior não veem o tal homenzinho medieval(Gnomo), e sim o saci-pererê, porque nunca tiveram acesso a livros que mostram uma imagem do Gnomo mais conhecido.

O importante de tudo isso, é sabermos preserva-los perto de nos. São criaturas maravilhosas, que podem nos ajudar a todo momento, desde que sejamos honestos e sensiveis. Adoram presentes e serem tratados com muito carinho.



O QUINTO ELEMENTO OU A QUINTAESSENCIA
É o Espírito, a Chispa Divina que permanece em cada ser vivente no Planeta Terra e assim dentro de cada um de nós. É a nossa força interior. O Quinto Elemento é a força neutralizante ou a força que se agrega aos quatro elementos mais terrenos e naturais e junto com eles harmoniza e equilibra a tudo e a todos. Alguns o chamam de AMOR eu pessoalmente tenho mais um conceito, de que o Quinto Elemento ou a Quitaessencia é VIDA!!!

LUZ E HARMONIA

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails