segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

YULE - O Deus Nasce




20 a 23 de Dezembro -> Hemisferio Norte -> Egregora - Solsticio de Inverno




20 a 23 de Junho -> Hemisferio Sul -> Natureza - Solsticio de Verao




Data correta este ano - dia 21 de dezembro 2008





CORES
Verde, vermelho e dourado


ELEMENTOS:
Fogo

ARVORES
Pinheiro (Vida sobrepujando a morte) O hábito de trazer pinheiros para dentro de casa é um hábito totalmente pagão. O pinheiro, azevinho e outros são árvores cujas folhas são perenes e estão sempre verdes, simbolizando a continuação da vida. As árvores eram sagradas e os meses do ano tinham nomes de árvores.


























































Girlanda ( ciclo, eternidade, perpétuo, emblema solar)
























A Tora de Yule (Yule Log):


Antigamente era utilizado para proteger a casa. A tora do ano anterior é queimada na lareira, enquanto uma nova é decorada e colocada no lugar da antiga.
Um pedaço de tronco que havia sido preservado durante todo o decorrer do ano era queimado, enquanto um outro novo era enfeitado e guardado num lugar especialmente escolhido, para proteger toda a casa durante todo o ano, até o proximo Yule.

Os troncos geralmente eram decorados com laços, verdes, vermelhos e dourados(o Deus Sol), folhas ou ramos verdes como o azevinho e também com simbolos que representassem o que as pessoas queriam atrair para suas vidas.


Esta tradiçao perseverou até os dias atuais entre os Bruxos e Wiccanos, que fazem três buracos ao longo de um pequeno tronco e colocam tres velas em cada buraco, uma branca, uma vermelha e uma preta para simbolizar a Deusa Triplice.





Significado: O Retorno da Luz
Yule é o momento na Roda do Ano no qual o Deus Nasce como a Criança da Promessa - o Rei Sol, por este motivo seu elemento é o FOGO, e a Deusa é reverenciada como a Grande Mae. Muitos pagãos celebram o Yule como o Festival da Luz, por isso este Sabbat representa do retorno da Luz.

Yule é o tempo de Celebrar o Deus Cornífero. Nesse dia, muitas tradiçoes pagãs se despedem da Deusa e dao boas vindas ao Deus, que governará a metade clara do ano.

Em tempos antigos pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa com cançoes tipicas do Yule. Os primeiros pagaos acreditavam que esse ato traria as bênçaos da Deusa às casas que fossem visitadas pelas Com Dollies. Era um tempo ideal para colher o visco, considerado muito magico para os Antigos Druidas, que o chamavam de o "Ramo Dourado".


Os Druidas acreditavam que o visco possuia grandes poderes de cura e possibilitava ao homem mortal acessar o Outro Mundo. O visco é um dos simbolos falicos do Deus e possui esse significado baseado na idéia de que as bagas brancas representavam o Divino sêmem do Deus, em contraste às bagas vermelhas do azevinho, semelhante ao sangue menstrual da Deusa.

O visco representa a simbolica substancia didina e o senso de imortalidade que todos precisam possuir nos tempos de Yule, na verdade se referindo ao rigoroso inverno.

A Tradiçao da Arvore de Natal tem origem nas celebraçoes Pagãs do Yule, nas quais as familias traziam uma árvore verde para dentro de casa para que os espiritos da natureza tivessem um lugar confortável para permanecer durante o frio inverno. Sinos, velas e bonecos de biscoito eram colocados nos galhos da arvore.

Os espiritos da natureza eram presenteados e as pessoas pediam aos elementais que as mantivessem vivas e fortes durante o inverno como a arvore que recebia lindos enfeites. O pinheiro sempre esteve associado com a Grande Deusa.

As luzes de velas e os ornamentos como Sol, Lua e Estrelas que faziam parte da decoraçao das arvores, representavam os espiritos dos antepassados que eram lembrados. Presentes eram colocados aos pés da arvore para as Divindades e isso resultou na moderna troca de presentes da atual festa natalina.

Como voces podem ver muitos dos costumes pagaos e os festivais como o do Yule foram absorvidos pela Igreja Cristã, como exemplo máximo está Papai Noel, que nada mais era que a personificação do Deus Cornífero também em tempos mais tardios conhecido com o nome de Nick e mais tarde passando a ser conhecido como Sao Nicolau.

São Nicolau



A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes e sua imagem passou definitivamente a ser associada com as festividades do Natal e as costumeiras trocas de presentes no dia 6 de Dezembro (dia de São Nicolau). Como o Natal transformou-se na mais famosa e popular das festas, a lenda cresceu. Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema "A Visit from St. Nicholas", retratando Papai Noel passeando em um trenó puxado por oito pequenas renas, o mesmo modo de transporte utilizado na Escandinávia. O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário "Harper's Weekly" no ano de 1866.

As cores tradicionais do Natal,verde e vermelho, também são de origem pagã, já que esse é um Sabbat que celebra o fogo (vermelho) e o dourado que representa o Deus Cornífero.

Para os antigos Celtas, celebrar o Solsticio do Inverno era o mesmo que reafirmar a continuaçao da Vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espirito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstaculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da primavera.


É o momento de contas historias, cantar e dançar com a familia, celebrando a Vida e a União.


O tema principal desse Sabbat é a Luz em todas as suas manifestaçoes, seja o fogo da lareira, seja de uma fogueira, pode-se acender muitas velas etc... A Luz neste Sabbat torna-se um elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra.



ENCANTAMENTOS:

realizaçoes, proteção, começos e fins, harmonia, união, familia






SEJAM TODOS ABENÇOADOS NESTE YULE


FELIZ NATAL



LUZ E HARMONIA




6 comentários:

Anônimo disse...

Para que a verdade absoluta se mostre será necessário que cada um de nos consiga extrair de dentro de nos , a fração de conhecimento que trazemos guardado, obrigado por compartilhar uma fração de sua fração comigo ............... parabéns pelo blog.

Dama do Lago disse...

Oi :)!

O nome dos clorófitos é Chlorophytum comosum (esta, por acaso, já estava sabia). Se reparar no rodapé de cada post irá encontrar o nome em Latim da plantinha ou, quando não o sei, aparece "Espécie por identificar". Em todo o caso, obrigada pela disponibilidade para ajudar :)!! Já agora, todas as espécies que cultivo estão listadas na barra lateral e se clicar em uma, aparecerá o historial. No primeiro post que faço para cada espécie incluo todas as informações de que disponho sobre ela. Tento organizar a coisa da melhor maneira para que seja fácil encontrar a informação.

Aproveito também para lhe desejar um feliz Yule, com tudo do melhor, muita saúde e alegria! Hoje vou tentar fazer as minhas decorações festivas... Vamos a ver o que me inspira :)...

Marisa Borges disse...

Olá minha amiga querida,

tanta informação valiosa!
É bom saber de onde vêm as nossas tradições, mesmo se na religião cristã o significado continue a ser o mesmo, é o nascimento do filho de Deus que traz a salvação (esperança), muitas pessoas acham "mal" associar o pagão com o religioso (se é que isso algum dia poderá ser separado!).
O ritual que realizo será publicada no dia ou depois do Yule, esta data é-me muito especial, grandes começos foram assinados no Yule. É uma altura de muita felicidade para mim...
obrigada por partilhares e por me relembrares tudo isto!
Feliz Yule para ti também!

Um abraço cheio de Luz para ti bruxa linda

Caillean )0( disse...

Ola Ponto Singular
Concordo plenamente com voce em relaçao a trocas de pequenas verdades absolutas, tao individuais a cada um...e quando a compartilhamos elas se tornam uma fraçao maior, mesmo que algumas vezes possam estar em niveis de consciencia diferentes,se tornam gratificantes. É neste ponto que as energias se equilibram. Sempre é bom compartilhar com aqueles que entendem nossas verdades e o nosso momento vibracional.
Obrigada pelo elogio ao blog
)0(

Caillean )0( disse...

Ola :)Dama do Lago
Ja está anotado o nome, e sempre vou passar no seu blog para conhecer outras plantinhas. Hoje descobri que tenho varias arvores de Poisentia, a arvore que podemos encontrar em muitos enfeites de natal pois suas folhas sao vermelhas com grandes folhas verdes... mas voce ja deve conhecer :)

Feliz Yule para voce também, desejando a voce muitas realizaçoes com grandes e pequenos começos, mas todos em perfeita harmonia!
Vou passar la depois para ver suas decoraçoes.
Beijos linda!
)0(

Caillean )0( disse...

Ola doce amiga
Sempre é gostoso ver que passou por aqui...Bem é verdade sao duas comemoraçoes em uma só, pois seria muito dificil separa-las a egrégora ja esta formada e com uma força muito grande. Nos bruxinhas podemos fazer os dois, um talvez mais individual (ou nao) e o segundo junto a familia, ja que pelo menos na minha se eu desejar um feliz Yule serao poucos os que irao entender...
Esta data também tem um significa importante para mim, e fico sempre feliz de poder compartilhar.
Tambem vou estar ausente neste periodo mas tornaremos a nos falar logo depois das festas.

Beijos para voce tambem doce bruxinha rs ou Maga?
)0(

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails