sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ocultismo - O que é...Uma pequena explicaçao!




Muitas pessoas ficam horrorizadas quando falo que estudo ocultismo. Entao eu compartilho um pouquinho do que pesquisei, pouco mesmo porque se fosse falar sobre O Oculto eu escreveria uma Saga...pois o Ocultismo foi utilizado por grandes homens do passado. As vezes um tipo de conhecimento assim em maos erradas se torna uma ferramenta perigosa.




Origen da Palavra:


O vocábulo ‘oculto’ deriva-se da palavra latina ‘occultus’ e significa escondido, secreto, obscuro,misterioso. São fenômenos que parecem escapar ou escapam ao domínio dos sentidos. A palavra sinônima de oculto é esotérico e está relacionada com a doutrina que se oculta das pessoas em geral e se revela apenas aos iniciados. Quando ela é aberta as pessoas dizemos que é exoterica.



O Dicionário de Religiões, Crenças e Ocultismo relata: “Ocultismo é o que está além da esfera do conhecimento empírico; o sobrenatural; o que é secreto ou escondido”. (2)



O termo ocultismo, criado no século XIX pelo francês Eliphas Lévi (Alphonse Louis Constant), designa a série de teorias, práticas e rituais que têm por base conhecimentos secretos e a possibilidade de invocar forças desconhecidas, sejam da mente ou da natureza. A alquimia, a astrologia, a cabala e a bruxaria estão entre as mais antigas formas de ocultismo. O aparecimento de doutrinas ocultas ou esotéricas, que permanecem restritas a um pequeno grupo de iniciados, é uma característica comum a todas as antigas culturas. Com métodos próprios destinados a curar enfermidades, obter determinados bens ou adivinhar o futuro, essas doutrinas pressupõem a existência de espíritos e de forças ocultas que governam o universo. Muitas das formas de ocultismo tiveram origem em religiões secretas, tais como a bruxaria, que reproduzia, na Idade Média, rituais de cultos pré-cristãos. Outras se baseavam em conhecimentos de caráter filosófico, como a astrologia e a alquimia, que se propunham uma síntese de todo o saber.






A capacidade humana de questionar-se é uma de suas maiores virtudes ao longo da história. O simples ato de buscar o auto-conhecimento, compreender a própria origem e um significado supremo da existência na Terra, conduziu o destino de civilizações, desenvolveu conceitos que se estenderam por vários séculos e gerou um infinito e crescente ciclo ideológico.




A espiritualidade é o combustível desta incessante busca. É quem santifica o homem e consagra a terra. É quem desenvolve o conhecimento e o direciona ao próprio benefício. É neste momento que nasce o conceito de um deus responsável pela criação do universo, de forças e seres superiores que conduzem a existência humana. A fé, oriunda no espírito humano, e o dogma, são as principais colunas que sustentam as religiões e doutrinas espalhadas ao longo do globo terrestre.



Se toda religião é formada basicamente de fé e misticismo, podemos compreender que religião e ocultismo estão interconectados. Dessa forma, concluímos que ocultismo é o conhecimento secreto das religiões, que pode ser acessível apenas aos membros mais elevados na hierarquia de determinadas ordens.



Na sociedade contemporânea, ocultismo também designa temas sobrenaturais, e até certo ponto, supersticiosos, que não tenham um caráter religioso formal, mas que estejam relacionados às filosofias e doutrinas. A religião e o ocultismo também são responsáveis por criar grupos sociais que podem estar associados a manifestações culturais e políticas, por exemplo.



Não existem bases confiáveis para se estabelecer um ponto de partida comum das crenças. Mas pode ser na cultura dos babilônios e egípcios do período pré-cristão, que está a raiz do ocultismo ocidental. Os deuses e religiões desta época se desenvolveram ao longo das eras, sofreram transformações agregando em si diversos elementos de outras culturas, emergindo novos conceitos e ressurgindo velhas crenças.



Ao longo dos tempos, a humanidade divinizou alguns de seus filhos, que se tornaram profetas e imortais no coração e na crença de tantos outros. O homem sagrou terras, erigiu templos e monumentos, louvou a vida e entoou cânticos em nome de suas divindades e da própria fé. Mas a fé combinada com a vaidade e a ganância promoveu guerras, escravizou, segregou e retardou a evolução do espírito.



Na Cultura Obscura não há apologia à nenhuma crença ou religião. Porém, há, após tantas divagações e suposições, a certeza de que a consciência coletiva caminha em busca do conhecimento e da elevação espiritual, utilizando-se da capacidade de crer e ao mesmo tempo questionar, intrínsecas à alma humana.

Bem espero que voces tenham entendido, até porque ele hoje é tao divulgado que "quase" porque ainda existem escolas totalmente fechadas ao neofito (ou aprendiz).
 
 
Grandes Ocultistas :
 
 
Roger Bacon (1214-1294)





Nasceu em Ilchester, no condado de Somerset. Tornou-se matemático em Paris e franciscano em Oxford. Foi o primeiro europeu a dominar as bases da química no seu Espelho da Alquimia.

Só confiava na experiência. No seu Tratado das Obras da Natureza e da Arte prediz algumas invenções realizadas muitos séculos depois: voar pelos ares, pontes suspensas, veículos sem cavalos, etc. Foi preso por bruxaria e libertado pelo Papa Clemente IV.





Madame H. P. Blavatsky (1831-1891)



Em Novembro de 1875, fundou, com o coronel Olcott, a Sociedade Teosófica na América, estabelecendo em 1878, o seu quartel-general em Bombaim e mudando-o em 1882, para Adyar (Madrasta). Finalidade: sincretismo religioso e desenvolvimento das potencialidades latentes do homem. Sucederam a Blavatsky, o coronel Olcott, até 1909, e Annie Besant. Por volta de 1930, a Sociedade Teosófica contava, em França, cinquenta secções.


Entre seus livros podemos encontrar uma coleçao chamada "A Doutrina Secreta" sao 6 livros ao todo começano com "A Genesis"


Cagliostro (1743-1795)



Nascido a 2 de Junho de 1843, em Palermo; chamava-se José Balsamo-Bacconiéri, mas tomou o nome da madrinha, Vincenzia Cagliostro. Foi boticário-ajudante dos Irmãos da Caridade, de onde fugiu, vivendo uma vida dissoluta com nomes falsos (Tisvjio, Belmonte, Pellegrini, etc).

Em 1777, está em Inglaterra, onde é preso por ter indicado os números da lotaria real e por furto. Viaja para Bélgica, Rússia e Varsóvia, apresenta-se como sumo-sacerdote do rito egípcio e é recebido nas lojas maçónicas. Em 1781, é professor de ocultismo em Estrasburgo. É apresentado pelo cardeal Rohan à Corte de Paris, sucedendo a Mesmer.

Teve de deixar Paris depois da queda do cardeal e foi para Roma, onde também fez sucesso. Sua mulher, Lorenza, denunciou-o ao Santo Ofício; foi condenado á morte, mas ficou preso no Castelo de Leão, em 1791. Predisse a Revolução Francesa e morreu na prisão em 26 de Agosto de 1795.





Aleister Crowley (nascido em 1875)




Foi iniciado em 1898 na sociedade rosa-cruzista da Ordem Hermética da Aurora Dourada. Em 1905, Crowley criou o Astrum Argentinum, nova ordem magica destinada a formar profetas.

Numa viagem ao Cairo, em 1904, escreveu o Livro da Lei, inspirado por uma pretensa visão de Hórus tida por sua mulher, propondo uma nova religião que o seu discípulo Smith propagou na Califórnia.

Para ele, «cada homem e cada mulher é uma estrela» e o nosso fim supremo é «atravessar o abismo».

Em 1920, funda, na Sicília, a Abadia de Telemo, aparecendo disfarçado de asiático a fumar tabaco embebido em rum, metendo-se nas drogas e na «orgia sagrada». Por vezes, assinava «A Besta», tomamdo-se pelo Diabo.

As suas actividades duvidosas (foi necessário hospitalizar várias das suas «concubinas») obrigaram as autoridades a fechar a abadia. Conhecido como Papus, fundou «Ísis», um grupo formado pela propaganda teosófica.

Possuía dons de curandeiro e pretendia ser simultameamente mago, astrólogo e alquimista, tendo escrito diversos tratados sobre assuntos ligados a essas actividades.


Fausto



Personagem talvez real, provavelmente lendária, o protótipo do homem que vendeu a sua alma ao Diabo, num pacto, em troca de juventude e riquezas. Georges Sabellicus Faustus Junior, o futuro Doutor Johannes Faust, teria conhecido Paracelso e Agrippa.

Praticou magia em Praga, evocou os espíritos em Vitemberga, afirmava ter ido ao inferno a cavalo em Belzebu e poder tornar-se invisível; contou aos seu amigo Dr. Jonas de Leipzig a sua excursão ao Cosmo durante oito dias.

Fez alquimia na abadia de Maulbronn, onde tinha um cão mágico e, em Insbruque, fez aparecer diversas personagens a Carlos V.

Em 1525, fez sair por magia uma grande pipa da adega de Auerbach em leipzig e fez aparecer Helena de esparta a estudantes. Foi expulso de Ingolstadt por magia em 1528, voltou a Praga e a Erfurt, onde evocou os heróis troianos. Em Veneza, voou pelo ares. Fez curas miraculosas nos Países Baixos. Foi preso. No fim do pacto, teve uma morte horrível, às mãos do Diabo.

A sua história apareceu no Livro Popular, em 1587. Em 1590, o dramaturgo inglês Marlowe toma-o como herói. Mas foi popularizado pelo drama de Goethe e pelas óperas de Berlioz e de Gounod que nele se inspiraram.





Nicolas Flamel (1330-1418)



Foi um escriba conceituado na Universidade de Paris, sendo-lhe atribuída a descoberta do segredo da transmutação. Morreu possuidor de uma fortuna considerável, ao contrário da maioria dos alquimistas que, com as suas experiências alcançavam apenas a ruína e o desespero.





Estanislau de Guaita (1861-1897)



Marquês, descendente de uma família lombarda, poeta amigo de Maurice Barrès, místico culto atacado por J. K. Huysmans que o acusou de bruxaria, era considerado especialista em tarô e da Cabala.

Em 1888, reconstituiu, em Paris, o Supremo Conselho da Ordem Cabalística da Rosa-Cruz, tendo Sir Peladan por assistente. Afirmava que só se pode comunicar com os mortos através de uma «comunhão espiritual» atingida em êxtase, graças à musica.

Tomou marte em todos os acontecimentos ocultistas dos finais do século XIX. Autor de «A serpente do Génesis», Guaita fes ressurgir os rosa-cruzistas e concebeu uma filosofia ingénua baseada na utilidade do Mal.





G. I. Gurdjieff



É uma das mais misteriosas personagens so século XX. Nasceu, talvez, na Ásia Menor. Entregou-se à espionagem para várias grandes potências. Criou num castelo de Fontainebleau uma espécie de comunidade filosófica, em que os passionistas eram, por vezes, obrigados a tarefas esquisitas! A romancista Katherine Mansfield, que estava tuberculosa, foi tratar-se lá: meteram-na quase num estábulo!

Ouspensky, seu discípulo, morto em Londres em 1947, resumiu o essencial da doutrina de Gurdjieff nos Fragmentos de Um Ensinamento Desconhecido. Segundo ele, Gurdjieff, enquanto vendia tapetes, organizava grupos secretos de investigações em Moscovo em 1914 (tema: «O homem é uma máquina»), depois em Sampetersburgo.

Em 1916, regressa a Moscovo e Alexandropol. Com a Revolução de Outubro de 1917, parte para o Cáucaso e funda instituíções em Rostov, Tíflis e Constantinopla. Em 1920, está na Alemanha; em 1921, em Fontainebleau, e em 1924, na América. Morreu em Paris, em 1949.


Muitissimo interesssante, sua obra retratada através de seu mais chegado discipulo - Ouspensky. Para entender tem que começar pelo livro "Fragmentos de Um Ensinamento Desconhecido, para ler, podendo, entao passar para o livro: "O Quarto Caminho!

Existe um Filme que conta a Historia deGurdjieff : Encontro com Homens Notaveis

E Existem Escolas para aprender seus ensinamentos.


Allan Kardec (1804-1869)



Nascido em 1804 em Lion, França, chamava-se Léon Denizard Hippolyte Rivail. Foi educado principescamente na Suíça. Abriu em Paris um Instituto Pedagógico e, aos 28 anos, casou com uma educadora. Arruinado, torna-se guarda-livros e redige manuais pedagógicos.

A partir de 1850, o espiritismo, lançado pela familia Fox nos Estados Unidos, invade a França. Convencido pelos espíritos e dizendo-se a incarnação do druida Allan Kardec, publica O Livro dos Espíritos com a colaboração de Sócrates, Swendenborg e Napoleão... Lança a revista Revista Espírita onde escrevem Santo Agostinho, São Luís, Lutero e Pascal!...

As suas numerosas obras posteriores (A Bíblia Espírita, O Livro dos Médiuns, O Que É o Espiritismo?) tiveram êxito internacional, apesar do auto-de-fé em 1861, pelo bispo de Barcelona.

A sua teoria do «fluido» lançou os médiuns. Quando morreu havia um milhão de adeptos do espiritismo na Europa.


Aristoteles



Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com 13 anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas, onde funda o Liceu (lyceum) em 335 a.C..



Daskalos - O Mago de Strovolos (que apesar de ser muito cristao tinha uma capacidade mediunica simplesmente assombrosa.)

Um Discipulo do Mago escreveu  dois livros:  O Mago de Strovolos - e - Homenagem ao So
 
 
 
Aqui somente uma amostra porque quando ou se voce for pesquisar, ficará impressionado com o numero de Ocultistas desde o Antigo Egito.








Fonte: Wikipidia, Spectrum Gothic, Portugal Paranormal, O lado Oculto das Coisas
 
 
LUZ E HARMONIA
 
Caillean )0(

Nenhum comentário:

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails