quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Chakra Coronário - Sahasrara

Na visao de C.W.Leadbeater






O Portal do Vazio


Tabela de correspondencia

Localizaçao : Alto da cabeça




Nome em sânscrito : Sahasrara, que significa "mil vezes maior"





Elemento : Nenhum é apropriado



Funçao : União





Estado Interior: Bem-aventurança





Partes do corpo : Cortex cerebral, cerebro, todo o corpo





Glandula : Pineal


Disfunçao : Alienaçao



Cor: Violeta



Som Fundamental : Nenhum apropriado



Sentido : Nenhum apropriado






Animal-simbolo : A Serpente ereta



Divindade : Shiva



Nota musical : Si







Os sabios o descrevem como a morada de Vishnu, e os homens virtuosos se referem a ele como a um lugar indescritivel do conhecimento de Atma, ou local da Libertaçao.
Sat-Cakra-Nirupana, verso 49



Chegamos agora ao nosso destino. Atingimos o ultimo chakra e a nossa jornada está completa. Alcançamos o chakra sahasrara,, que é representado como um Lotus de Mil Pétalas brancas com multiplas camadas. Em casa camada estao inscritas cinquenta letras do alfabeto sânscrito, e as petalas estao firmemente presas na cabeça, para simbolizar as forças cosmicas que agora descem como chuva sobre a pessoa.





O centro sahasrara é singular entre os chakras. Ele nao tem um mantra bija, nem lhe é atribuido nenhum dos elementos. Suas funçoes e qualidades sao descritas por suas mil petalas e pelos simbolos contidos no pericarpo do lótus.





As linguagens e simbolos desse chakra representam aqueilo que está além do entendimento racional. As palavras, descriçoes e conceitos apenas apontam a experiencia da realidade que frustra a descriçao.





Sahasrara significa " mil vezes maior" e simboliza a totalidade da criaçao. Esse centro energético conduz o potencial sonoro de todo o alfabeto sanscrito; cinquenta letras estao gravadas em cada uma das vinte camadas. A imagem completa destina-se a trasmitir a idéia da totalidade, plenitude e realizaçao.





Este chakra esta situado quatro dedos acima do alto da cabeça. Se voce for uma pessoa sensivel, conseguirá sentir a presença dele mantendo durante alguns instantes a mao sobre o alto da cabeça. Mesmo se a mao for retirada, persiste uma sensaçao de formigamento, que emana de um ponto acima da cabeça, mas que também pode ser sentida no cocoruto. Essa é uma regiao altamente sensivel nas pessoas que despertaram este chakra, mesmo que apenas num grau muito pequeno.





É interessante lembrar que qualquer bençao tradicionalmente é concedida atraves do alto da cabeça.



A abertura do chakra coronario geralmente ocorre como resultado de um constante desenvolvimento espiritual atraves de um longo periodo de tempo.Este ultimo raramente se restringe ao intervalo de uma unica encanaçao. Quando o crescimento espiritual esta profundamente entranhado na totalidade do ser, o despertar de um centro energético pode parecer espontâneo e fluir praticamente sem esforço.





Incoscientemente a tradiçao cristã reconhece o mesmo estado de pureza espiritual atraves da sua arte e iconografia. Os santos e os grandes mestres sao, invariavelmente, representados com um halo de luz dourada sobre a cabeça.



Alice Bailey escreve o seguinte a respeito da luz na cabeça :



" A Luz da alma penetra na regiao da glandula pineal, produzindo ali uma irradiaçao dos éteres da cabeça. Com frequencia, os estudantes fazem referencia a uma luz ou brilho difuso; posteriormente, eles poderão comentar ter visto o que se parece com um sol".





Nao e raro percebermos uma luz tremulando ao redor da cabeça de alguem que esta mergulhado em profunda meditaçao. Quando a mente está conscientemente envolvida no trabalho espiritual, o chakra coronario esta ativo num ou noutro grau. Quando a atividade espiritual está integrada na vida cotidiana, esse chakra continua a se abrir gradualmente sob o impeto da orientaçao espiritual; quando a atividade espiritual esta ausente, suas funçoes permanecem adormecidas.


O chakra coronário é chamado de "A Morada de Shiva". É a meta da ascençao da kundalini, o local onde Shiva e Shakti se unem. É o lugar da uniao, onde o casamento é celebrado. Shakti, a mae da forma, se ergue para encontrar Shiva, a consciência. Dois poderes opostos, mas que se atraem mutuamente, se encontram e se aglutinam.


A União dos Opostos é um tema que sempre se repete na alquimia. Os parceiros sao chamados de rei e rainha, ou de sol e de lua. Estas forças opostas finalmente se unem, depis de concluidos a purificaçao separada e os processos de transformaçao. Tanto a alquimia quanto a metafisica hindu encaram o microscosmo como um reflexo do macrocosmo : Embaixo como em cima". Em outras palavras, as forçar universais sao particularizadas dentro do indivíduo. As forças representadas por Shiva e Shakti sao, ao mesmo tempo, cosmicas e pessoais. Quando estas duas forças estao separadas, a consciencia humana é limitada pelo estado de dualidade predominante.


Quando Shiva e Shakti estao unidos, a consciencia humana se transforma. Prevalece o estado de uniao. Simplificando deixa de existir a distinçao entre o "eu" e "voce". Este estado produz a liberaçao final da roda do renascimento.


O nivel de consciencia representado pelo chakra coronário desperto é a surprema realizaçao da condiçao humana. O ciclo de renascimento que faz com que a consciencia volte repetidamente a reencarnar é, finalmente, transcendido.


Todos os sistemas espirituais apontam na direçao de uma meta suprema, ou de um ponto final. O chakra coronario representa o potencial para a iluminaçao que todos nos possuimos. O padrão setuplo representado pelo sistema de chakrasé a matriz do desenvolvimento espiritual.











Photobucket A imagem do Lotus é a representaçao simbolica da natureza do ser humano. O Lotus tem suas raizes no lodo, mas floresce no ar, na superficie da agua. O chakra sahasrara é representado pela bela flor de muitas petalas que se abre sobre a cabeça da pessoa.





Exercicio de Orientaçao



Examine o que voce entende por iluminaçao.




Meditaçao do Lotus de Mil Petalas



1. Sente-se confortavelmente com a coluna erata, descansando as maos sobre os joelhos. Junte as pontas do polegar e do dedo indicador de cada mao (posiçao de lotus);


2. Imagine um lotus no alto da cabeça. No inicio suas petalas estao bem fechadas. Observe as petalas começando a desabrochar, até o lotus se abrir o mais possivel. Enquanto o lotus estiver se abrindo, voce podera ouvir um som ressoando internamente; poderá ver cores rodopiando ou sentir um afluxo de energia atraves do alto da cabeça;


3. Imagine que o lotus é banhado por uma coluna de luz. Inspire e puxe a energia para baixo, atraves do lotus. Ao expirar, alimente cada chakra em ordem descendente. Caso nao se sinta suficientemente confiante para visualizar toda a sequencia, retenha a energia num dos chakras no primeiro dia. Vale a pena despender tempo para dominar este exercicio pois, quando ele é concluido, todo o corpo se sente ativado. Ele é util para despertar e purificar os outros chakras.



Respiraçao Sétupla

1. Sente-se com as costas eretas

2. Inale profundamente e leve o prana muladhara para o alto da cabeça, e exale

3. Ao inalar novamente, faça-o descer ate o ajna> retenha-o na ajna, prendendo momentaneamente a respiraçao, e depois expire.


4. Na inalaçao seguinte, deixe-o cair no vishuddi. Retenha-o nesse chakra prendendo momentaneamente a respiraçao, e exale.

5. Repita o processo com cada um dos chakras. Quando chegar ao muladhara, repita a sequencia e leve novamente o prana para o alto da cabeça. Este é um excelente exercício para aprender a controlar o fluxo do prana. Ele aguça a visao interior e desenvolve a sensibilidade ao fluxo pessoal de energias.


Uma observaçao importante



É importante que tenhamos a atitude correta diante do despertar dos chakras. Devemos tratar nosso trabalho com respeito e cuidado. O trabalho com os chakras nao deve ser empreendido levianamente, nem tampouco por mera curiosidade, mas a partir de uma sincera dedicaçao ao processo de autoconscientizaçao e de autorealizaçao.





Para salientar a importancia e o valor que atribuimos ao processo, podemos tornar o despertar do chakra o ponto principal do trabalho ritual. Quando damos forma ritual ao processo, outorgamo-lhes um lugar especial na nossa vida.








Conclusao





O objetivo deste pequeno estudo foi apresenta-lo aos chakras e proporcionar-lhe alguns procedimentos basicos que lhe permitirao vivencia-los pessoalmente. As descobertas que fizer com relaçao aos chakras serão também, inevitavelmente, revelaçoes a respeito de voce mesmo.





Nao espere que a viagem seja tranquila do começo ao fim. Seja grato pela jornada em si; ela é mais interessante que a monotona visao do porto seguro.








DESEJO-LHES BOA SORTE NA SUA JORNADA








LUZ E HARMONIA

13 comentários:

Ahab disse...

Esse Chakra me parece ser o mais poderoso de todos. Quando eu lí sobre a lótus de 1000 pétalas eu já imaginei ela na minha cabeça, e os exercícios também, envolvendo outros dois chakras me parece bem complexo.

Ao final das matérias penso eu que não é fácil despertar os Chakras, não é para aquele que quer, e sim para aquele que pode.

Há de termos bastante força de vontade para podermos alcançar um nível ínfimo do poder dos chakras.

Eu precido comprar um livro sobre o assunto e estuda-lo.

Direto do Rio.
Beijinhos.

Caillean )0( disse...

Oiiiiii Leo

Sim é um chakra muito poderoso mas para que ele funcione precisa que todos estejam alinhados energeticamente porque ele precisa de todos os outros assim como os outros precisam dele.

Deveras é uma coisa que nao é para qualquer um nao, precisa muita força de vontade como voce falou e dedicaçao.

Eu passo para voce os nomes dos livros ok?
Beijinhos bruxildos
)0(

Anônimo disse...

Não vejo a hora de fazer os exercícios.Muito interessante.bjs.

Beth Cerquinho Artesanando a Vida!! disse...

Oi querida,passei recomendada pelo Léo e amei..parabéns.
Bjka e um mega final de semana.

Caillean )0( disse...

Querida Beth

Sei que ja passou muito tempo...mas senmpre a tempo obrigada pela visita e volte sempre viu.

\beijinhos Encantados
)0(

Stella disse...

Oláaaaaa...adorei essas informações todas....
Gostaria de saber onde posso pesquisar mais sobre tudo que vc escreveu....

Caillean )0( disse...

Ola Stella

Obrigada pela visita e pelo carinho, voce será sempre bem vinda!

Para estepost eu fix um mix de livros e apostilas mas vou ver o nome aki e se puder, passalo para voce :)

Beijinhos encantados com cheirinho de canela.

Caillean )0(

Anônimo disse...

Oi!tudo bom?depois que dei inicio a meditacao,minha cabeca ta esquentando muito.meu corpo tambem.porque?eu fiquei chateado com uma mensagem q recebi no celular.e senti uma cobra d fogo subindo da coluna p minha cabeca.pq?

Caillean )0( disse...

Ola

Que bom voce encontrou como ativar sua Kundalini, mas se a sensaçao so durou por um tempo de um pulinho no site da Sahaja Yoga, tem no blog na ultima postagem se nao me engano, voce ira entender melhor o que se passou.:)

Aquí é um cantinho para se aprender, fico feliz quando alguem me pergunta algo, como voce fez.

Volte sempre e tambem leia mais sobre os chakras tem videos.

Bjs encantados

Caillean )0(

Unknown disse...

Olá. Eu já fiz este exercício duas vezes, na primeira vez eu senti uma ponta de dor de cabeça DPS de um tempo, mas tbm mais feliz. Quando fui fazer a segunda, a dor votou mais forte e fiquei meio sensível a td e tonto. Estou meditando errado?

Unknown disse...

Olá. Eu já fiz este exercício duas vezes, na primeira vez eu senti uma ponta de dor de cabeça DPS de um tempo, mas tbm mais feliz. Quando fui fazer a segunda, a dor votou mais forte e fiquei meio sensível a td e tonto. Estou meditando errado?

Caillean )0( disse...

Ola Leonardo
Seja muito bem vindo. Voce não esta meditando errado com certeza voce é um sensitivo e então as coisas acontecem no seu físico. Bem eu imagino que vc deve fazer mas espaçando tipo 15 em 15 dias ou para seu corpo começar a ir se acostumando, assim também seu espirito. Outra coisa é voce começar desde o chackra básico uma vez por mes durante uns tres meses cada um e ir subindo. O Chackra coronário é o ultimo e quem sabe assim voce ira se acostumando com as energias que estas meditações trabalham.
Estou no facebook como Leny Alves (CASA DA FLORESTA) Caillean é meu nome mágico e no instagram como lenylyl ficarei feliz em tirar suas dúvidas.
Seja Abençoado!!!
Beijos com cheirinho de jasmim

Caillean

Carol disse...

Muito obrigada pela explicação tão completa, que não encontrei em outro site. Eu fui surpreendida por esse fenômeno e não sabia o que era, agora estou buscando me informar para saber lidar com isso. Às vezes me assusta um pouco o que sinto no topo da minha cabeça, mas ao mesmo tempo é maravilhoso e transformador. Não sei como vai ser daqui para frente... tenho algumas dúvidas... mas ao mesmo tempo sinto-me tranquila, abençoada e protegida. Infelizmente não conheço ninguém que entenda ou conheça isso. Se alguém puder compartilhar sua experiência, ficarei grata.
Gratidão.

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails