Na visao de C.W.LeadbeaterO Portal dos Ventos
Tabela de Correspondência
Localizaçao : Situado entre a quarta e a quinta vértebra torácica
Nome em Sânscrito : Anahata, que significa " nao tocado"
Elemento : Ar
Funçao : Amor
Estados Interiores : Compaixao, amor
Partes do Corpo : Pulmão, coraçao, braços e maos
Glandula : Timo
Disfunçoes : Asma, pressao sanguinea, males do coraçao, doenças do pulmao
Cor : Verde (alguns autores também usam a cor Rosa)
Som Fundamental : Lam
Sentido : Tato
Petalas : Doze -> kam,kham, gam,gham,ngam, cham, chahm, jam, jham, nyam, tam, than
Animais-símbolo : Antilope, passaros, pombo
Divindades : Isa, Kakini
Nota musical : Fa
"Aquele que medita neste Lotus do coraçao, torna-se Senhor das Palavras, e como Isvara é capaz de proteger e destruir os mundos"
Sat Cakra Nirupana, verso 26
Saindo do Plexo Solar e tomando a direçao ascendentem, encontramos o Chakra Cardiaco. Ele faz referencia a um som que se houve, mas que nao é tocado; em outras palavras uma nota eterna que nao é criada por maos humanas. Esta alusao ao eterno marca o ingresso, que ocorre neste centro energético, em níveis mais elevados da consciencia.
O simbolismo do coraçao como o local do amor também pe óbvio. A associaçao entre o coraçao e a experiencia do amor esa profundamente cristalizada na nossa cultura. É praticamente pensar em um sem pensar no outro. Enviamos cartoes no dia dos namorados, e ficamos de coraçao partido se perdemos o nosso amor. Um coraçao solitario fala por si mesmo. Estamos bem mais familiarizados com o amor dos relacionamentos interpessoais do que com o amor universal.
A primeira vista parece ser o chakra mais facil de ser compreendido. Contudo, ele vem a ser, na verdade, o ponto onde frequentemente somos menos ativos. Todos ja passamos pela experiencia de nos apaiconarmos e de nos desapaixonarmos; cada um de nós ama e, reciprocamente, é amado. Entretanto o amor pessoal é apenas o ponto de partida para a experiencia desse chakra.
A qualidade, o grau e a forma de amor atribuidos ao quarto chakra sao bem diferentes daqueles relacionados com o amor pessoal. Na maioria dos casos, buscamos trazer o amor para a nossa vida, reconhecendo instintivamente a virtude contida na experiencia do amor.
Reconhecemos espontaneamente tanto a sua presença quanto a sua ausência. Todos precisamos ser amados e retribuir o amor. O amor é expansivo e aberto, ele une e cura. O amor abrange carinho, preocupaçao, apoio e proteçao, entre muitas outras qualidades. Seu principio é ativo e sua açao, dinamica. Nao obstante o amor é algo abstrato e inatingível. Ele gera uma qualidade particular de energia que jorra do centro cardiaco. Nós a vivenciamos, momentaneamente, quando estamos muito receptivos e amorosos.
Pode ocorrer uma nitida sensaçao física, que parece emanar do coraçao. Algumas vezes é como uma dor, Talvez por esse nivel de intensidade ser desconfortavel, tendemos a manter este chakra sob o controle da mente.
A energia pode ser extraída do chakra sahasrara e, depois, enviada atraves do coraçao para o coraçao dos outros. Nesta experiencia é possivel nos tornamos um canal para uma qualidade particular de energia. Algumas pessoas vivem sua vida dessa maneira, irradiando energia atraves do coraçao.
Este grau de amor é bastante raro. Trata-se da compaixao, que é o amor universal e incodicional. É a energia vital que flui continuamente atraves do chakra cardiaco na direçao dos outros. Essa energia em si, possui o poder de curar e trasnformar.
Inicialmente, o coraçao é drenado dos desejos egoistas, preparando o caminho para que se transforme num centro de amor altruista. Por fim, o coraçao aberto assemelha-se a um calice transbordante de agua vital, um fluxo constante de amor divino.
Quando esse centro desperta, diz-se que ele gera o gênio poetico e a eloquencia. Mas nao é facil despertar completamente o chakra cardiaco, e muito mais facil limitar o nosso amor ao amor interpessoal. Mesmo o amor personalizado, na sua expressao mais altruista e sincera, é apenas um reflexo de um amor universal ilimitado.
Esse chakra, por tradiçao, detem o segundo nó, chamado vishnu granthi. Para despertar eeste centro energetico temos de separar nossas visoes limitadas da realidade, que restringe o fluxo do nosso amor. O chakra cardiaco é o unico que possui um chakra secundario, que é representado dentro de um lotus de oito petalas, abaixo do chakra anahata. Diz-se que como centro secundario confere desejos pessoais. Paradoxalmente, quando esse centro verdadeiramente desperta, o desejo do coraçao vonta-se para a felicidade e para o bem-estar das outras pessoas.
O centro anahata controla o sentido do tato. Isso nao deve causar surpresa, uma vez que os meridianos do coraçao correm verticalmente pelos braços e alcançam as maos, e é atraves destas que oferecemos o amor soba a forma de conforto, de uma caricia amorosa ou de um toque de cura. O Prana se irradia com extrema facilidade atraves das maos, e por meio da visualizaçao apropriada pode ser conduzido atraves do proprio chakra cardiaco.
Exercício de Orientaçao
1. Explore sua experiencia pessoal de dar e receber amor.
2. Medite sobre o elemento Ar.
Visualizaçao : A Rosa do coraçao
Deixe que a mente se acalme. Concentre a atençao na regiao do coraçao fisico e da sua cavidade. Embora o coraçao fisico ocupe apenas um pequeno espaço, o verdadeiro coraçao nao conhece limitaçoes.
Procure sentir as batidas do seu coraçao. Comece a pensar nas pessoas que voce é capaz de amar. Deixe que seus rostos se ergam um a um, para que voce seja capaz de reconhece-los individualmente. Quando estiver fazendo isso, poderá ter uma sensaçao de aperto ao redor do coraçao.
Olhe para o local onde se encontra o coraçao e veja uma rosa em botao, desabrochando lentamente. Observe o lento movimento das petalas à medida que a flor se abre dentro de voce. Continue a pensar nas pessoas que ama.
Pense agora nasquelas que o amam. veja a rosa aumentar de tamanho. Observe a suavidade das suas petalas e a beleza da sua florescencia. Permita que a rosa complete seu crescimento até parecer encher o seu coraçao.
Irradie agora o amor que voce acumulou. Deixe que ele flua do coraçao numa faixa de luz branca.Deixe que o seu amor jorre num fluxo constante para aqueles cujos coraçoes estão vazios.
Encontrando o local do coraçao
Sente-se numa posiçao confortável para a meditaçao. Feche os olhos e concentre-se na garganta. Inspire profundamente. Sinta o ar enchendo a cavidade pulmonar. Deixe que a expiraçao passe, sem observa-la. Repita este processo até estar totalmente concentrado na respiraçao.
Dirija a seguir sua atençao para o local logo acima do diafragma. Conscientize-se de que esse espaço esta sendo preenchido. Aos poucos voce desenvolverá a consciencia desse espaço do coraçao. Quando sentir que o descobriu, o espaço do coraçao se expandirá e se contrairá, acompanhando o ritmo da respiraçao.
Se a consciencia for mantida, o discipulo tera a visao de um lago e de um lotus azul. Essa visao surgirá no momento adequado. Nao use o poder da imaginaçao criativa para produzir a cena.
Imagens de Sonho
O chakra cardíaco aparece nos sonhos de diversas maneiras. Estes sonhos envolvem, tipicamente, cenas nas quais o amor é o tema central : estamos apaixonados, nos apaixonando ou, até mesmo, perdendo o amor. Esses sonhos provocam, amiude, uma profunda reaçao emocional , como a alegria ou uma grande tristeza.
Musica
O chakra cardiaco gira em torno do contato com o poder universal do amor. Todo o mundo está familiarizado com determinadas composiçoes musicais que tem o poder de derreter coraçoes.
Os sons naturais emitidos pelas baleias e pelos golfinhos podem causar em nos uma sensaçao indescritivel. O Canon de pachebel, é extremamente suave e curativa.
Sempre procure as musicas que mexem com voce ao ponto de tirar o folego e derreter seu coraçao.
Curativo
. Quando nao se sentir bem, estiver com aquele aperto no peito que doi por uma razao qualquer coloque uma blusa verde ou rosa ou use uma toalhinha.
. Na tristeza do coraçao a mesma coisa.
. Use um cordao comprido que va até a altura do coraçao com um quartzo verde ou rosa.
UM FELIZ DESPERTAR DO CHAKRA CARDIACO
LUZ E HARMONIA
O