quinta-feira, 19 de junho de 2008

OS INSTRUMENTOS MÁGICOS, O ALTAR E CONSAGRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS


O ATHAME
(se pronuncia Ath-ah-may)

A Athame é uma faca ou punhal de cabo preto com lâminas duplas laterais e sem corte. É usado para direcionar o poder a energia em um ritual.
Simboliza o chifre do Deus.

Tradicionalmente a lâmina tem 15cm de comprimento e é usada com a mão de poder, no caso a mão que você mais usa.

Athame nunca deve ser sado para corte de qualquer coisa no plano físico pois ele trabalha no plano energético. Seu uso é para fechar energeticamente o Círculo Mágico. Algumas vezes ele também trabalha energeticamente se apontado para o mal.

Ele tem um papel importante do Rito de Bolos e vinhos no Grande Ritual onde se realiza a União da Deusa com o Deus.

Símbolo : FOGO

O CALDEIRÃO

É o instrumento da Bruxa por excelência. É um antigo recipiente culinário, imbuído em mistério e tradição mágica. O Caldeirão é o recipiente no qual ocorrem tranformações mágicas; o cálice sagrado, a fonte santa, e o Útero da Grande Mãe - A Deusa, a essência manifesta da feminilidade e da fertilidade, ou seja, a origem do universo de toda a Vida. É no caldeirão que as bruxas preparam os feitiços, as poções e acendem o fogo para os rituais, quando não é possível acender uma fogueira ao ar livre.

O caldeirão é geralmente um ponto central dos rituais. Durante os ritos da primavera, é por vezes cheio com água fresca e flores; no inverno, acende-se o fogo dentro dele para representar o retorno da luz e do calor do Sol (o Deus) vindo do caldeirão (da Deusa).

Ele deve ser feito de ferro, apoiando-se em três pés e com a boca menor do que sua parte mais bojuda, alguns tem uma pequena alça e encontra-se de todos os tamanhos.

Ele também pode tornar-se um instrumento de "scrying" (contemplação- vidência) ao ser cheio com água e ter seu fundo escuro observado.

Nele se realiza a grande Alquimia Universal, ele representa, também, a reencarnação, a imortalidade e a inspiração.
Símbolo : AGUA


A VARINHA

A Varinha também está associada ao Chifre do Deus e pode ser utilizada para o mesmo objetivo que o Athame pois também trabalham no nível energético. Ela pode ser feita de madeira ou de cristal. Tradicionalmente são pegas na mata de uma árvore que tenha caído.
Símbolo : AR


O PENTÁCULO

O Pentaculo pode ser feito de madeira, cerâminca, ardósia, latão ou pode ser desenhado numa rocha ou num circulo de madeira. Diferente do vídeo ele pode conter o desenho do pentagrama, que falaremos mais tarde, como também um desenho e uma lua e um olho, o que você achar que seja um símbolo de proteção. É sempre usado no ritual de dedicação aos Deuses.

Pode ser feito também com a finalidade de proteção de algum ambiente como sua casa, pendurados em portas ou janelas.
Símbolo : TERRA


O CÁLICE

O Cálice é uma taça de prata, vidro, estanho, pedra-sabão, bronze e até de barro. É usada no Grande Rito também, pois simboliza a Deusa e a fertilidade.
Símbolo : AGUA


A VASSOURA

É usada para varrer ou somente limpar energeticamente o lugar onde será realizado o ritual. Algumas bruxas usam ela de pé com as cerdas apontadas para cima, pode ser feita com um cabo de vassoura comum e as “cerdas” podem ser feitas de uma erva mais firme, ou pode ser igual a do vídeo que é feita de palha. Em seu cabo você poderá colocar símbolos mágicos, fitas, qualquer coisa que tenha uma representação importante e particular para você ou seu grupo.
Ela é mais usada como porta de um circulo, no caso de alguém ter necessidade de sair para alguma coisa --- pule a vassoura--- costume comum que já vi em alguns filmes onde o casal após a cerimônia religiosa pula a vassoura para simbolizar o novo ciclo que se inicia na vida deles.

Símbolo : TERRA

O SINO

O Sino é um instrumento ritual de inestimável antiguidade. O toque de um sino libera vibrações com efeitos poderosos de acordo com seu volume, tom e material utilizado.
O Sino é um símbolo feminino e, portanto, normalmente utilizado para invocar a Deusa em rituais. É também tocado para afastar encantamentos e espíritos malignos, para interromper tempestades ou para evocar energias positivas.
Sinos são as vezes tocados em rituais para assinalar seções diversas ou marcar o início ou o fim de um ritual ou encantamento.
Qualquer tipo de sino pode ser usado.
Símbolo : AR


O INCENSÁRIO

O Incenso tem um papel muito importante no altar e nos rituais, pois atrai energias benéficas, acalma, harmoniza e limpa o ambiente. Pode ser usado o de varetas de boa qualidade ou coloque um recipiente que possa conter areia, de preferência a de praia pois é mais fácil de fincar, ou incensários próprios para varetas, hoje você encontrará uma variedade de incensários de tamanho forma e cor.
O Turíbulo também é um incensário, tipo o que os padres usam nas igrejas, mas para que ele queime tem que ser usado carvão em brasa com um incenso que é chamado “De Padre ou De Igreja, pois ele contém uma resina que mantém queimando quando uma outra erva for jogada em cima, pode ser uma erva de acordo com o ritual.

Símbolo : AR

POTES REDONDOS

Usado para colocar água com sal dentro para proteção do ambiente.

Símbolos : TERRA E ÁGUA


O ALTAR

Tendo em mãos todos estes instrumentos e já tendo consagrado cada um deles passando todos pelos 5 elementos:

Quintaessência : espírito – levante o instrumento e o apresente aos deuses e ao Universo

Terra : Deixe 24hs enterrado ou passe sal nele todo ( Eu, particurlamente deixo enterradas o athame e o Boline (ou faca de cabo branco) de um dia para o outro.

Água : Depois do sal nada como a água para consagrar, e limpar o sal, que já fez a sua parte, para que não danifique alguns objetos de prata ou latão etc.

Fogo : Purifique passando cada um pela chama de uma vela, sem ficar muito tempo para não danificar também.

Na foto você terá uma imagem de como poderá ser seu altar, mas isso é uma coisa muito pessoal, você poderá colocar qualquer objeto que tenha um significado sagrado.

Obs: Nesta foto ficaram faltando alguns instrumentos mágicos importantes, mas seu altar será sempre muito pessoal, com muitas coisas ou pouquíssimas coisas quando no caso de se ter que ser mais discreto.

Consagre o Altar a Deusa e ao Deus :

Símbolos da Deusa :

. O Caldeirão
. Uma estátua da sua deusa preferida
. Um castiçal que tenha o desenho da Meia Lua
. Uma madeira pintada com a Meia Lua
. Uma vela com o formato de Meia Lua
. Uma pedra, de preferência com um buraco redondo no meio, mas esta é dificil de encontrar, então uma pedra de sua preferência, se quiser pinte a Meia Lua nela.

Símbolos do Deus :

. O Athame
. Uma estátua do Deus
. Um castiçal com o Sol
. Uma pedra ou madeira com o Sol pintado
. Uma pinha (aquelas dos pinheiros que são muito usadas para enfeites de natal)

. Símbolos fálicos, como pedras pontudas etc. usem a imaginação!

LUZ E HARMONIA

Nenhum comentário:

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails