quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O presente do dia!

Foto de Vaine Barreira
Hoje quando acordei tive a felicidade de encontrar dentro da minha casa uma linda corujinha. Nunca peguei uma coruja na minha vida, mas sempre tive grande admiraçao por elas... entao peguei aquelas luvas de pegar panelas e a segurei. Minha secretaria disse que era so chegar perto dela que ela abria as asas enormes entao ela ficou com medo.

Mas eu amo bichinhos e pego ate cobras, por que nao pegar uma pequena coruja. Ela em nenhum momento abriu as asas para mim e eu a peguei com o maior cuidado e vi que era filhotinho. Oh o que fazer, nao sei criar uma corujinha. Eu tirei as luvas para segura-la melhor, mas senti que ela tinha força nas garras entao so com a mao direita eu a acolhi e deixei a esquerda com o pano para que ela se sentisse segura.

Como um animalzinho deste faz a gente tirar sentimentos tao fortes de dentro da gente e ela acabou adormecendo na minha mao.

Neste momento ela esta numa caixinha esperando que a prefeitura venha busca-la e eu fiquei a pensar...

A Coruja sempre representou sabedoria, vejam os desenhos ela é sempre a sabia, aquela que tudo sabe, o simbolo da filosofia.

"As Corujas são uma ordem de aves de rapina, na maioria são animais solitários e noturnos. Elas são encontradas em todas as regiões da terra exceto na Antártica, na maior parte da Groenlândia e em algumas ilhas remotas. Ao longo da história humana, as corujas tem simbolizado pavor, conhecimento, sabedoria, morte e crenças religiosas em um mundo espíritual.




A Coruja na Mitologia


Ao longo da história e em muitas culturas, as corujas foram associadas com sabedoria. Este é o caso da coruja na Grécia antiga. A coruja e, especificamente, a "Pequena Coruja" (Athene noctua), era símbolo da deusa Atena. Um dos epítetos da Atena é "Glaukopis", significando olhos brilhantes.Etimologicamente, esta palavra deriva de "Glaucos", significando brilhante e "Ops", que significa olho. É digno de nota que a palavra "Glaux" (coruja) tem a mesma raiz, aparentemente devido aos olhos exclusivos do pássaro.


Então, o pássaro que vê na escuridão está intimamente associado à Atena, a deusa da sabedoria. Atena foi retratada com sua ave sagrada nos Tetradracmas atenienses, moedas cunhadas em várias versões por cerca de 400 anos. A coruja foi protegida e habitava a Acrópole em grande número, acreditando se trazer vitória nas batalhas. A pequena coruja também mantinha um olho no comércio ateniense, do verso do Tetradracma.

Em latim é Noctua, “ave da noite”. Noturna, relacionada com a lua, a coruja incorpora o oposto solar. Observem que Atena é irmã de Apollo (Sol). É símbolo da reflexão, do conhecimento racional aliado ao intuitivo que permite dominar as trevas. Apesar de haver uma forte associação desta ave à escuridão e a sentimentos tenebrosos, o que é natural a um ser noturno, o fato de ela ter sido (devido a suas específicas características) atribuída à deusa Athena também a tornou símbolo do conhecimento e da sabedoria para muitos povos.

A coruja é uma excelente conhecedora dos segredos da noite. Enquanto os homens dormem, ela fica acordada, de olhos arregalados, banhada pelos raios da sua inspiradora Lua. Vigiando os cemitérios ou atenta aos cochichos no breu, essa ambaixadora das trevas sabe tudo o que se passa, tendo-se tornado em muitas culturas uma profunda e poderosa conhecedora do oculto.


A coruja tornou-se assim atributo tradicional dos mânteis, daqueles que praticam a mântica, a arte do divinatio, da adivinhação, simbolizando-lhes o dom da clarividência.


Athene-Noctua
Essa é mais parecida com a que esta aqui em casa


Eis a ave da deusa da Sabedoria e da Justiça: atenta coruja, cujo pescoço gira 360º, possuidora de olhos luminosos que, como Zeus, enxergam “O todo”. Devido a todos esses atributos, a Coruja simboliza também a Filosofia, os Professores e nossa proposta de Conhecimentos Sem Fronteiras: integrar todas as formas de conhecimento com o olhar para O Todo.
Bem lindas energias eu poderia ficar aqui descrevendo todas as Deusas que a coruja tem ligaçao, mas estou a correr porque tenho que sair.

Nao fiz uma homenagem como gostaria, neste momento, so quis compartilhar o presente que ganhei, humm o que sera que ela veio me avisar....

Beijinhos encantados

LUZ E HARMONIA

Caillean )0(



4 comentários:

Druida do Vento disse...

Saudações Anam Cara!
Bençãos desde já!
Postagem mágica, a coruja é sagrada mesmo... foi um presente que os Deuses te enviaram, um ensinamento...
Adorei saber mais sobre esse animal que tanto tenho primor...
/|\ awen

Voando como borboletas disse...

Olá eu adoro corujas, acho que são animais muito elegantes.E apesar de algumas culturas darem a elas significados negativos prefiro ficar com os positivos.Beijos de sol para te iluminar

Caillean )0( disse...

Saudaçoes Druida do Vento

Com certeza a corujinha veio mesmo me trazer uma mensagem, como ela tambem represeta mudanças para melhor com certeza foi o que ela veio me mostrar. Tenho meus animais de poder bem conhecidos, agora ela faz parte dos meus e a ela todo meu carinho e agradecimento.

Realmente é um animal que adoro em todas as casas que morei sempre tive uma selvagem mas que morando no quintal da casa sempre davamos um nome.

A esta chamei de Tati e entreguei para a policia ambiental, liguei depois e ela estava com a veterinaria, e realmente era um filhotinho.

Obrigada pela sua energétia visita e volte sempre!

Bençaos dos antigos!!!!

Caillean )0(

Caillean )0( disse...

Minha doce boboleta

Voce sempre voando por aqui nossa adoro isso me faz sempre pensar que estou fazendo um bom trabalho.

Voce ja é da casa amiga e sim, pense na coruja como um animal com grande sabedoria e muitos outros atributos bons como falei para o Druida, para mim ela veio informar uma importante mudança em minha vida e para melhor!!!!

Beijinhos Magicos com cheirinho de flor-de-laranjeiras.

)0(

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails