quinta-feira, 15 de julho de 2010

Deusa Bastet


No Egito dos Faraós os gatos eram adorados na figura da deusa Bastet, a deusa gata.


Protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade, da cura.

Regida pela Lua, era guardiã das casas e feroz defensora dos seus filhos, representando o amor maternal, com uma ninhada de gatinhos a seus pés, simbolizando a Fertilidade.

 O Templo de Bastet era em Bubastis (cidade do Delta do Nilo), cujo nome em egípcio - "Per-Bast" - significa "a casa de Bastet", mantinha gatos sagrados que eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da deusa.

 O símbolo do GATO PRETO era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura. Os gatos eram sagrados no antigo Egito e quem matava um gato era condenado à pena de morte.



É representada como uma gata preta, com um brinco e um colar ou uma mulher com cabeça de gata e um sistro que ela traz na mão simbolizando o prazer da música e da dança.






Os antigos egípcios representavam os seus deuses com aspecto humano e com cabeça de animal. Cada deus tem seu animal sagrado associado e digno de adoração, como se fosse a própria divindade. E tal como os humanos os animais eram também mumificados para assim poderem ser preservados no além.





Bastet quando agressiva se transforma em Sekhmet, a deusa de cabeça de leoa coroada com um disco solar e corpo de mulher.





Os egípcios tiveram difículdades para dissociar essas duas divindades e dizem que Bastet e Sekhmet são uma única pessoa com personalidades e características diferentes.






Bastet é amável e sossegada e Sekhmet é guerreira implacável, deusa cruel da guerra e das batalhas e tanto causava quanto curava epidemias.



Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.







Bastet era esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.




 
Sua juba era cheia de chamas, sua espinha dorsal tinha cor de sangue, seu rosto brilhava como o sol, o deserto ficava envolto em poeira quando sua cauda o varria.



Era adorada na cidade de Mênfis.


Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito.




Nas festas dedicadas a Bastet as ruas enchiam-se de música, de dança, brincadeiras, com muita comida, muitos doces, mel e vinho.




O gato doméstico foi trazido para o Egito por volta do ano 2.100 a.C. e é considerado um ser divino, a ponto de quando um deles morria de morte natural as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.




ALTAR PARA BASTET



Bastet é protetora dos lares e da família. Faça um altar dentro de casa e coloque uma imagem da deusa Bastet.


Em volta coloque fotos de seus gatos e de sua família (também de seus outros bichinhos de estimação). Sempre que quiser acenda uma vela de cor verde.










Peça sempre a proteção e o amor maternal de Bastet, porque ela pode se transformar em feroz quando algum de seus filhos é atacado.



Fonte:-Wikipedia

 O Oráculo das Deusas - Amy Sophia Marashinsky-


Todas as deusas do Mundo - Claudiney Prieto-




As divindades Egípcias - José das Candeias Sales


LUZ E HARMONIA

Um comentário:

Anônimo disse...

eu adorei o seu site,ele é perfeito!

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails