sábado, 24 de outubro de 2009

Halloween e a Historia do Jack O´Lantern




O Halloween, ou dia das Bruxas, está chegando. As casas serão enfeitadas com bruxas nas portas e abóboras esculpidas nos jardins janelas ou muros. As vitrines das lojas ficam repletas de fantasias a venda, e todos os supermercados decorados estão com as prateleiras lotadas de doces a fim de se comemorar o 31 de outubro.






O Halloween é uma festa anual, cuja importância pode ser comparada com a do São João no Brasil: os lugares são enfeitados e as pessoas se caracterizam para a festa. No entanto, a história do Halloween não parece com a história do São João e nem com os contos de terror, como muitos acreditam.






No quinto século a.C, na Irlanda céltica, o verão terminava no dia 31 de outubro. Este feriado era chamado de Samhain, o Ano Novo céltico. Os celtas acreditavam que o veu entre as dimensoes ficava mais fino possibilitando ao povo falar com seus ancestrais, as leis do espaço e do tempo eram suspensas durante esse dia, permitindo ao mundo dos espíritos se ligar ao mundo dos vivos.






Com o tempo por influencias externas esses ancestrais passaram a representar espiritos malignos que queriam possuir as pessoas para poderem nesta noite se divertirem. Naturalmente, as pessoas não queriam ser possuídas. Então, na noite do dia 31, os cidadãos das vilas apagavam as fogueiras de suas casas, deixando-as frias, não desejável para os espíritos. Além disso, se vestiam de maneira feia e faziam barulhos por toda a vizinhança para afugentar os espíritos.






A tradição do Halloween foi trazida para a América em 1840 por imigrantes irlandeses, que fugiam da famosa Fome das Batatas do seu país. Naquele tempo, o Halloween era comemorado com os irlandeses que faziam brincadeiras na Nova Inglaterra, batendo palmas e subindo em portões.
O costume do "doces ou travessuras"(“tricks or treats”) surgiu no século IX, na Europa. Em 2 de novembro, dia de Todos os Santos – criado pela Igreja Católica para venerar e honrar seus santos - os cristãos andavam de vila em vila pedindo tortas e pães. Quanto mais eles recebiam, mais prometiam rezar para os parentes mortos dos doadores. Naquele tempo, acreditava –se que os mortos permaneciam no limbo e, apenas rezando, a alma poderia ir para o céu.






A Historia de Jack O´Lantern






A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.








Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.






Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.






No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.








Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.










Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa ou uma vela. Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É para iluminar o caminho de JackO´Lantern e espantar os espiritos.



Para aqueles que nao comemoram o Samhain e sim o Halloween muitas gostosuras e travessuras no proximo ano novo Celta 31 outubro.


LUZ E HARMONIA

8 comentários:

Marisa Borges disse...

Fabruxa :)

lindo texto. Vou usar a tua história do jack O'Lantern para a aula do Halloween!

Amei!

Beijocas

Caillean )0( disse...

Minha doce amiga

Que bom que voce gostou:) Ja estava com saudades alias eu tenho entrado pouco e postado pouco, consequentemente nao consigo ir visita-la, breve irei viu.

Beijinhos encantados da
Fabruxa

)0(

Ahab disse...

Nossa, que bacana. KKKKKKKKKK Bom, eu sabia que o Jack era um rejeitado tanto no céu e no inferno, agindo como um intermediário das almas penadas, mais nunca soube de sua história. Legal esse lance cultural. Uma história muito bem elaborada e fabulosamente contada por tí.

A bruxinha sabe contar histórias.

Imaginei a cena, você em uma sala fria iluminado pelo calor da lareira, muitas crianças ao tapete, lá fora uma chuva torrencial... E toma-lhe histórias horripilantes. rsrs...

Direto do Rio.
Beijão linda.

Caillean )0( disse...

meu querido Leo

Euuu: contando historias horripilantes? seria ate legal né?
Bem eu sempre gostei do homem abobora o Jack e ja conhecia a hisotia a muito tempo entao decidi compartilhar :)

Beijinhos lindo

)0(

Caillean )0( disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

amei o seu blog muitas pessoas nao conhecem sobre o haloween mais vc da varias esplicaçoes sobre o assunto eu ameiiiiiiiiiiiiiii achei superrrrrrrrrrrrrr dez bjs isabella martinez

Caillean )0( disse...

OLa

Minha linda o proposito é este mesmo, mostrar as pessoas o que esta por tras de algumas tradiçoes :) Obrigada pela visita, pelo carinho e saiba que é sempre bem vinda!

Beijinhos encantados!

Caillean )0(

Jessiica Ellen disse...

adorei esta pagina, e vou usar essa historia pro meu trabalho de ingles.... ameiii !!! sz'

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails