sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

IMBOLC - O Deus começa a crescer









02 de Fevereiro - Heminsfério Norte



01 de Agosto - Hemisfério Sul






CORES:




Amarelo e Vermelho








OUTROS NOMES ATRIBUIDOS A ESTE FESTIVAL

O Imbolc também é conhecido pelo nome Candlemas (Candelária), sob o qual foi cristianizado como "Festa de Purificação de Maria".


Imbolc (pronuncia-se "imbôlc" ou "imbôlg") significa "dentro do utero", Festa das Tochas, Oimelc significa "em leite" e diz respeito a lactaçao das ovelhas, Lupercália, Festa de Pã, Festival do Floco de Neve, Festa da Luz Crescente, Dia de Brigit.



ELEMENTOS:

Fogo





SIMBOLOS





Leite


Poesias



Vassoura

Velas



Renovaçao



Purificaçao


Cruz de Brigit




ERVAS MEDICINAIS


Mirra (purificaçao)


Louro (planta solar)


Camomila (planta solar)


Angelica

Benjoim



Manjericao



SIGNIFICADO


Assinala a recuperaçao da Deusa apos dar a luz ao Deus Cornifero. Os periodos mais longos da Luz A despertam. O Deus está crescendo e ficando vigoroso, ja o vemos como um jovem desejoso. Seu poder é mais sentido nos dias mais longos.







O calor fertiliza a terra (a Deusa) fazendo com que as sementes germinem e brotem. Assim continua até o inicio da primavera. A Deusa é venerada em seu aspecto Virgem da Luz.




O Invernao ainda não foi embora, mas por baixo da neve a vida floresce, ganha força. As coisas não acontecem diante de nossos olhos, mas estão la, latente pulsando, esperando o momento certo para vir a tona.







Este é um Sabbat de purificaçao pelas forças renovadoras do sol, apos a vida reclusa do rigoroso inverno. É tambem um festival de luz e fertilidade, antigamente marcado na Europa por grandes queimas, tochas e velas de todas as formas.





O Fogo representa nossa propria iluminaçao e inspiraçao, assim como a luz e o calor. Alguns pagaos seguem o antigo costume escandinavo de usar coroas com velas acesas, mas muitos usam as velas num circulo de luz para um ritual de invocaçao.





De acordo com a tradição coloca-se uma vela acesa em uma janela da casa, para dar as boas vindas ao Sol. Algumas pessoas colocam em todas as janelas(aconselho a quem quiser seguir a tradição deste modo, a ter cuidado com as cortinas e colocar as velas num lugar e suporte seguros para não haver acidentes).


Este festival está intimamente associado à deusa Brigit - Senhora da Tríplice Chama, que aquece nossos lares, que cura e que inspira.Senhora da Poesia, da Inspiração, da Cura, da Escrita, da Metalurgia, das Artes marciais e do Fogo





Tão forte é a imagem de Brighid no subconsciente ocidental que essa deusa ancestral foi cristianizada na figura de Santa Brigida padroeira da Irlanda e da Suécia.






Brigit com seu simbolo na cabeça








Este é um dos periodos tradicionais para as INICIAÇOES em covens ou AUTO-INICIAÇAO, e também para RITOS DE AUTODEDICAÇAO, que podem ser praticados ou renovados neste período.



COMEMORANDO O IMBOLC



UM RITUAL DE AUTODEDICAÇAO





"Prepare-se enchendo uma banheira com água morna. Acrescente uma colher de sopa de sal e algumas gotas de óleo aromático, como sândalo.
Caso não possua uma banheira, utilize uma ducha. Encha uma esponja de banho com sal, acrescente algumas gotas de essência de óleo e esfregue seu corpo. Se estiver praticando este ritual num rio ou no mar, banhe-se nele se desejar.
Enquanto se banha, prepare-se para o rito que se seguirá. Abra sua consciência para níveis mais elevados de percepção. Respire fundo. Limpe sua mente bem como seu corpo.
Após banhar-se, enxugue-se e vista-se para a jornada. Vá a um local silvestre onde saiba que estará seguro. Deve ser um lugar confortável onde você não será perturbado por outros, uma área onde os poderes da Terra e dos elementos estejam evidentes. Pode ser o topo de uma montanha, uma caverna ou uma garganta deserta, talvez um bosque denso, uma escarpa rochosa sobre o mar, uma ilha tranqüila no centro de um lago. Até mesmo um recanto isolado de um parque ou jardim pode ser utilizado. Recorra a sua imaginação para encontrar o local.
Você não precisará de nada além de um pequeno frasco de essência de óleo de aroma rico. Sândalo, olíbano, canela ou qualquer outro serve. Ao chegar ao local de dedicação, tire seus sapatos e sente-se em silêncio por alguns momentos. Acalme seu coração se se tiver cansado durante a jornada. Respire fundo para voltar ao normal, e mantenha sua mente livre de pensamentos confusos. Abra-se às energias naturais ao seu redor.
Quando estiver calmo, erga-se e apoie-se lentamente em um pé, observando o local ao seu redor. Você está buscando o local ideal. Não tente encontrá-lo; abra sua consciência para ele. Quando o tiver descoberto (e você saberá quando), sente-se, ajoelhe-se ou deite-se de costas. Coloque o óleo sobre a Terra ao seu lado. Não se levante - entre em contato com a Terra.
Continue respirando profundamente. Siga as energias ao seu redor. Chame a Deusa e o Deus com os nomes que melhor se aprouverem, ou utilize a seguinte invocação. Memorize as palavras antes do rito, para que sejam proferidas naturalmente, ou improvise:
Ó Deusa Mãe,Ó Deus Pai,Respostas a todos os mistérios e ainda sim mistérios não resolvidos,Neste local de poder eu me abroÀ sua Essência.Neste local e a este tempo eu me modifico;Daqui por diante sigo o caminho da Wicca.Dedico-me a Vocês, Deusa Mãe e Deus Pai.
(descanse por um momento, em silêncio, quieto. Continue a seguir:)
Eu inalo suas energias em meu corpo, mesclando, misturando,Unindo-as à minha,Para que perceba o divino na natureza,A natureza no divino,E a divindade dentro de mim e de tudo o mais.Ó Grande Deusa,Ó Grande Deus,Torne-me um em Sua essênciaTorne-me um em Sua essênciaTorne-me um em Sua essência.Você poderá sentir-se pleno de poder e energia, ou calmo e em paz. Sua mente pode estar rodopiando. A Terra sob seu corpo pode vibrar de energia. Animais silvestres, atraídos pela ocorrência psíquica, podem agraciá-lo com sua presença.
Seja lá o que aconteça, saiba que você se abriu e que a Deusa e o Deus o escutaram. Você deverá sentir-se diferente por dentro, em paz ou simplesmente poderoso.
Após a invocação, molhe um dedo com o óleo e marque estes dois símbolos em algum ponto do seu corpo (*). Não importa onde: pode ser peito, testa, braços, pernas, qualquer lugar. Enquanto unta seu corpo, visualize esses símbolos penetrando em sua carne, brilhando enquanto entram em seu corpo, e a seguir, dispersando-se em milhões de pequeninos pontos de luz.
A autodedicação formal está encerrada. Agradeça à Deusa e ao Deus por sua atenção. Sente-se e medite antes de deixar o local.
Ao retornar à sua casa, celebre de algum modo especial".

(*) O simbolo da Deusa a triluna e o simbolo do Deus a esfera com a Lua virada para cima.
Nota: A cada ano eu modifico o ritual, os improvisados sao os mais fortes, mas isso vem com o tempo e você sentira a necessidade das pequenas modificaçoes. Eu coloquei como um ritual Wiccano ja que originalmente ele foi tirado de um autor Wiccano, mas outras pessoas que apenas seguem o caminho do Bruxo Solitário sem estar ligado a Wicca podem improvisar outras palavras no lugar de "caminho de Wicca".
Fonte: Do Ritual de Autodedicaçao : Scott Cunningham





ESPERO QUE TODOS VOCES LINDAS ENERGIAS

TENHAM

UM ABENÇOADO

IMBOLC




LUZ E HARMONIA


3 comentários:

Marisa Borges disse...

Minha doce amiga,

adorei este ritual, tão naturalista. O meu é um pouco diferente, a essência desta vez é outra. MAs temos algo em comum, renovar ou destruir aspectos antigos negativos. Gostei dessa ideia de renovar a dedicação.

Desejo-te um ritual harmonioso e que a Luz e o Amor te acompanhem sempre, para poderes abrir ainda mais as portas da percepção.

Um beijo e abraço energizados
;)
Shin Tau

Dama do Lago disse...

Olá Querida Caillean, apesar de atrasada, venho desejar-lhe um feliz Imbolc com muita, muita luz :)!! Ontem não fiz ritual, simplesmente porque me faltou o ânimo para celebrar sozinha. Limitei-me a acender duas velas, alguns incensos e... dediquei-me a purificar o ambiente de forma menos esotérica, limpando a casa, arrumando as tralhas e lavando tudo. Não foi tão poético nem tão agradável como uma celebração mas consegui que fosse bastante eficaz :). Bjs

Hazel Evangelista disse...

Olá, Caillean!

Vim visitar-te, e de repente, ao ler este post sobre o Imbolc lembrei-me que na noite de 1 para 2 de Fevereiro eu sonhei que estava a ter um filho. Que estranha coincidência...

Fiz a minha cruz de Brigit com palha, e ainda está pendurada na porta. Os meus vizinhos devem morrer de curiosidade sobre as coisas que penduro na porta kkkkkk


Beijos, querida bruxinha!

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails