sexta-feira, 26 de setembro de 2008

OS SIMBOLOS E SEU SIGNIFICADO - Primeira Parte





PENTAGRAMA


Ninguem sabe dizer sua origem certa mas é um símbolo há muito tempo associado à Magia e ao Ocultismo. Há quem diga que o pentagrama vem do grego pentagrammon que significa “cinco linhas”.




A Bruxaria o utiliza de forma marcante. A Wicca possui uma forte influência de elementos da Religião Celta, mas curiosamente o Pentagrama - praticamente é o "crachá" que identifica o Bruxo ou Wiccano - não é originalmente um símbolo celta. Na verdade, o Pentagrama já vinha sendo utilizado como símbolo de poder mágico por muitas outras tradições bem mais antigas.


Encontramos o Pentagrama na Magia Cerimonial, em Thelema e muitas outras. Ocultistas como Eliphas Lévi e Papus desenvolveram o tema do pentagrama e seu uso mágico em suas obras.




O Pentagrama, ou estrela de cinco pontas em um círculo é o mais comum. Na bruxaria ele representa muitas coisas. Ele é um simbolo de bruxaria e de mistérios da vida. O círculo é o ciclo das estações, assim como dos ciclos de vida: nascimento, iniciação, amor, repouso e morte.





As pontas da estrela representam os quatro elementos tradicionais : Terra- Agua-Fogo_Ar, e a ponta virada para cima a Quintaessencia ou espirito. A estrela representa também a humanidade, a imagem de uma pessoa, tipo a figura de Da Vince (O Homem de Vitrúvio): uma pessoa com os dois braços e pernas esticados e a cabeça na ponta de cima. O Pentagrama nesta forma é o simbolo da encarnaçao, uma passagem que traz força de vida para o mundo, ou que a envia para fora.













Homem de Vitrúvio





A Estrela sozinha sem o círculo é um simbolo usado nas invocaçoes e evocaçoes, para abrir um portal para energias divinas, espíritos e elementos e também fecha-lo e bani-las, por isto existe uma maneira correta de traçar o circulo para cada tipo de ritual. Sobre isso falaremos mais tarde.E, por causa disso o Pentagrama é um simbolo de proteçao, muito parecido com a cruz ou a Estrela de David.












PENTACULOÉ um simbolo da Terra, seu nome pode ter se derivado da palavra de pentaculum que se refere a um amuleto pendente. Não é um simbolo muito conhecido e muitos o confundem com o pentagrama, mas sua finalidade é bem diferente.






Pode ser feito de madeira ou de metal e é o unico que muda e cresce com a propria maga ou bruxa. Toma a forma de um disco com simbolos inscritos em ambos os lados, com valor pessoal para o bruxa ou maga em questao.






De um lado costuma-se pintar de forma simbolica a ideia do bruxo da Deidade suprema de qualquer tradição que esteja trabalhando; estes simbolos sao o resultado de muita meditaçao e pensamentos profundos.







Do outro lado, seguindo a mesma forma de disciplina mental, ele deve desenvolver um simbolo que represente a si mesma em relação àquela Divindade.






Assim como o Universo e a Divindade mudam e se adaptam ao novo crescimento, os simbolos usados no pentaculo tambem mudarao apos um certo periodo em justaposição a como o vê agora...mas isso só mudara à medida que voce crescer em compreensao e sabedoria. Vai precisar fazer um novo pentaculo, então, com novos simbolos. Cada novo disco será uma prova de seu crescimento.



Este simbolo também pode ser usado como um instrumento mágico, porque muitos bruxos o usam no altar junto com seus outros instrumentos. Ele é um elo entre voce e a Terra, em outros representará a propria terra como na figura acima.









SEAX-WICCA






Simbolo muito usado na Wicca com origem anglo-saxã que influenciou muito neste ramo da bruxaria. Ele simboliza o Sol, Lua, e as oito Sabbats, ou festivais.





OUROBOROS
Simboliza o infinito, a Lei do Eterno Retono. Uma das figuras alquimicas mais intrigantes, presente milenarmente em diversas culturas, é a da cobra (ou dragão) que morde o próprio rabo e opera, num movimento circular e contínuo, todo o processo dinâmico e transformador da vida. "Meu fim é meu começo", diz a cobra nesse ato mágico de devorar-se e cuspir-se, a representar a unidade indiferenciada da vida, e seu caráter divino implícito na perfeição do círculo. À serpente devorando a própria cauda, os alquimistas chamaram Oroboro.





Os bruxos a associam a Roda do Ano que nunca termina, um simbolo de eternidade e muitas vezes ela é usada para traçar simbolicamente o circulo, pois como a Roda do Ano ela tambem é a Roda da vida - morte - renascimento.





QUINTAESSENCIA
Este é o simbolo representa a quinta força, a força primordial; ele é aquilo que contem tudo o que foi criado e que mantém tudo em equilibrio. É a origem e a pureza de todos os pensamentos e idéias, é o mundo das coisas primordiais no qual se mantém tudo o que foi criado, desde as esferas mais elevadas ate as mais baixas. É a Quintaessencia dos alquimistas. É o Akasha ou Principio Eterico, é o Espirito que está dentro de cada um de nós.Deve ser usado sempre com os quatro elementos como uma força neutralizante ou de equilibrio.




SEPTAGRAMA OU ELVEN STAR





As Elven Star são utilizadas alternadamente com ou no lugar do pentagrama na Tradição das Fadas na Wicca. A maior parte das vezes, os pontos são atribuídos várias correspondências, incluindo os sete direções (as quatro direções cardeais, mais acima, abaixo, e no interior), sete elementos mágicos (os quatro elementos mais três elementos adicionais, que variam, às vezes, magia, luz, a vida ), Ou sete lugares mágicos-sol, lua, mar, céu, madeira, vento, espírito e / interligação) O septagram, uma figura com sete pontos, é um simbolo religioso com significado menos conhecido que o pentagrama. É um símbolo sagrado para Wiccans que seguem o Tradição das Fadas de Elven ou Fada estrela. O septagram é importante na cabala Ocidental, onde ela simboliza a esfera de Netzach, os sete planetas, sete alquimia dos metais, e os sete dias da semana.


ANKH
Conhecida também como Cruz Ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte. Hoje, é usada como símbolo pelos neopagãos.Há muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da vida e fertilidade, representando o útero. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza.






ESTRELA DE DAVID OU SELO DE SALOMAO




A estrela de seis pontas é um símbolo muito conhecido, usado como talismã, amuleto atrativo de energias positivas recomendado contra qualquer tipo de adversidade, natural ou "sobrenatural". É confecionada como figura ou objeto e atualmente pode ser encontrada ornamentando ambientes, roupas, publicações e objetos como medalhas, pingentes e anéis.


Nos livros de todos os bons mestres ocultistas do Ocidente existem comentários a este símbolo, também conhecido como Estrela de Davi e Selo de Salomão, denominações que indicam sua antiguidade. De fato, a estrela com seis pontas remonta às eras pré-cristãs, época vagamente nebulosas, e não é uma exclusividade da cultura judaica; ao contrário, pertence ao acervo de signos mágicos de diferentes povos em diferentes épocas.

A estrela é um legado que os patriarcas de Israel receberam no contexto do sincretismo religioso resultante do encontro das culturas hindu-arianas (Índia) e semitas da Mesopotâmia (atual Iraque).

Desde Abraão, a estrela atravessou séculos até chegar ao Rei Salomão, filho do Rei Davi. Os segredos da estrela foram revelados a Salomão como parte de sua iniciação nos Mistérios de Deus. Salomão, ícone representativo de sabedoria foi, realmente, um Mago ou seja um conhecedor de forças metafísicas. A "lenda histórica" conta que Salomão obteve a revelação das Ciências Ocultas de fonte divina, Ciência esta que consiste na Cabala Judaica, "magia" das relaçoes de poder entre numeros e palavras;



LUZ E HARMONIA


5 comentários:

Marisa Borges disse...

Muito interessante esse artigo. Os símbolos são importantes pois eles encerram em sí ensinamentos.
Gosto muito do seu blog.

Que o Amor e a Harmonia reinem sempre entre nós

Caillean )0( disse...

De fato shin_tau os simbolos estao por toda parte,na escrita, nas estrelas, nos sonhos. A Propria linguagem do Universo é simbolica e temos que estar atentos aos sinais. Aos pouquinhos vou postar mais simbolos, estou um pouco sem tempo e gosto de postar coisas com conteudo idoneo.
Obrigada pela visita, volte sempre,voce sera sempre bem-vinda.

Luz e Harmonia
)0(

Anônimo disse...

Realmente, este blog é demais!!!*-*

Anônimo disse...

achei enteressante ..gostei das postagens muito bom,msm ;..

Fco Ribeiro disse...

Sou estudante de religião e seitas a nível mundial, e gosto de estudar simbologia ela esta vinculada a todas as eras da humanidade, e acredito que até em outros mundos.

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails