sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CONHECENDO OS ELEMENTAIS



Em magia trabalhamos na maioria das vezes com os 5 elementos, Terra-Ar-Agua-Fogo e a Quintaessencia, juntos ou separadamente. Uma coisa importante e que deve ser levada a sério é que eles são traquinas por natureza, e podem fazer de seu ritual uma grande bagunça. Em função disso resolvi postar suas características e principalmente seus PRÍNCIPES REGENTES pois ao invoca-lo os que o acompanham se comportarão e seu Ritual transcorrerá na mais perfeita harmonia.





ELEMENTAL DA TERRA



Elemento : TERRA



Representante : Gnomo



Príncipe Regente: GOB ou GHOB



(Ele é representado pela figura de um velho com as roupas na tonalidade ouro-velho)


Direção de Poder: NORTE



Temperamento : paciente, laborioso, mas meio avarento gostam de esconder ou acumular coisas, inclusives as nossas em lugares secretos.



Signos que rege: Touro, Virgem, Capricornio



Chackra : Básico



Sentido : Olfato



Cores : Marrom, verde, preto



Mantra : OM (som grave e curto)


Oferendas : Através da energia dos alimentos como Mel, frutas, geléias, pães, bolos, docinhos etc.



Orixás : Oxalá, Xangô e Iansã




O Elemento Terra está associado à materia, ao mundo fisico, ao fazer pratico, e a lida com a realidade concreta (nivel fisico/corporal)



Estes elementais vivem no corpo atenuado da Terra que se denomina eter terrestre e agrupan-se sob a denominação geral de Gnomos governado pelo seu príncipe GOB pelo qual eles tem um grande respeito e devoção. Daí seus súditos serem frequentemente chamados Gobelinos e suas mulheres Gnomidas, pois eles casan-se e formam família.


Assim como existem muitos tipos de seres humanos evoluindo através dos elementos físicos objetivos da natureza, também há muitos tipos de gnomos desenvolvendo-se através do corpo etérico da natureza.


Os Gnomos são chamados espíritos das árvores, os "pequeninos velhos da floresta". Eles constroem casas com substâncias que se parecem com o alabastro, mármore, cimento, mas a verdadeira natureza destes materiais é desconhecida no plano físico. Afirma-se que cada arbusto, cada planta, cada flor, cada árvore tem o seu espírito da natureza, que frequentemente usa o corpo físico da planta como habitação.



Quando uma planta é cortada e morre, seu elemental morre junto com ela, mas enquanto existir o menor traço de vida na planta, ela mostrará a presença do seu guardião. Os Gnomos sempre se colocaram à disposição dos homens, desde que este nunca usasse seus poderes de maneira egoísta para adquirir o poder temporal. Uma atitude deste tipo faz com que estes elementais se afastem completamente de quem os decepciona.



Aguns usam roupas tecidas do elemento em que vivem. Em outros casos suas vestimentas é parte deles mesmos e cresce com eles como o pêlo dos animais. Afirma-se que eles sejam muito gulosos e que gastam grande parte de seu tempo comendo; por isso é bom agrada-los oferecendo uma guloseima como uma grande maçã vermelha, ela vai aos poucos se desidratando pois é assim que eles comem sugam a energia do alimento, e estas maçãs podem durar em sua casa por muito tempo. (em minha casa tive uma maçã que presenteei aos meus cinco Gnomos que durou 9 meses) O importante é comprar uma maçã com esta finalidade, pegar a mais bonita, de preferencia com galho e folha e depois de limpa-la apenas com um pano limpo dando a ela um brilho, oferta-la a eles.



Invocaçao aos Gnomos
Deve ser feita com os pes descalços, pisando na terra ou deitado num gramado e ao final da tarde, voltado para o Norte.



"Eu vos saúdo, Príncipe Gob e todos os Gnomos, que constituis a representação do Elemento Terra. Vós que constituis a base e fortaleza da Terra, ajudai-me a tansformar, a construir todas as estruturas materiais, assim como uma raiz fortifica a arvore frondosa. Gnomos, possuidores dos poderes ocultos, fazeri-me perfeito e nobre, digno de vosso auxilio. Mestres da Terra, eu vos saudo fraternalmente! Amem"


Com esta invocação pode-se obter ajuda na aquisição de riquezas e bens materiais, sempre que solicitadas em primeiro lugar para o mundo, para as pessoas que necessitam, para os mais próximos e para voce.




ELEMENTAL DO AR




Elemento : Ar



Representante : Silfo


Principe Regente: Peralda


Direção de Poder: LESTE


Temperamento : Ativo, Mental, Alegre, Mutável e Excentrico



Signos que rege: Gemeos, Libra, Aquario



Chackra : Cardíaco (localizado no meio do peito)



Sentido : visao e audiçao


Cores : laranja claro, amarelo, cinza



Mantra : AP (entoar o A longo e o P curto)



Oferendas : Incensos, Sino dos Ventos, Flautas



O Elemento Ar está ligado ao intelecto, aos conceitos, as ideias, a comunicaçao e as relaçoes sociais humanas (nivel mental)





O Príncipe tem o corpo como se fosse um ser sutil quase como uma neblina azul e uma cabeça humana.



No ultimo discurso de Sócrates, tal como foi preservado no Fédon de Platao, o filosofo condenado à morte diz"....acima da Terra, existem seres vivendo em torno do ar tal como nos vivemos em torno do mar, alguns em ilhas que o ar forma junto ao continente; e numa palavra, o ar é usado por eles tal como a agua e o mar o sao por nos, e o éter é para eles o que o ar é para nos.



Mis ainda, o temperamento de suas estações é tal, que eles não tem doenças e vivem muito mais tempo que nos, e tem visão e audiçao e todos os outros sentidos muito mais aguçados que os nossos, no mesmo sentido que o ar é mais puto que a água e o éter que o ar.



Eles também tem seus templos e lugares sagrados em que os deuses realmente vivem, e eles escutam suas vozes e recebem suas respostas; sao conscientes da sua presença e mantem uma conversação com eles, e veem o Sol, a Lua e as Estrelas como realmente sao. E todas as suas bem-aventuranças sao desse gênero."



Eles sao os mais altos de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratoria. Afirma-se que seu lider vive na mais alta montanha da Terra.



Se acredita que os Silfos se reunem em torno da mente de um sonhador, dos artistas, dos poetas e os inspiram com seu conhecimento intimo das maravilhas o obras da Natureza.






Invocação aos Silfos


Deve ser feita nas primeiras horas da manha e de preferência caminhando em direção ao Leste, com os pes descalços, em um lugar tranquilo, portando um incenso do aroma que preferir ou de seu Anjo da Guarda.


" Eu vos saúdo, Silfos, que constituis a representação do ar e dos ventos, portadores das mensagens para toda a Terra, eu deposito em vós a minha imensa confiança, pois meus pensamentos sao sempre positivos, voltados para o amor de todas as coisas existentes. Fazei de mim a imagem do explendor da Luz. Fazei deste pensamento meu milagre! Mestres do Ar, eu vos saúdo, fraternalmente. Amem"



Com esta invocação, pode-se obter a conduçao de pensamentos positivos, para voce mesma ou uma determinada pessoa, para resoluções de negócios ou para uma situaçao preocupante.


ELEMENTAL DA AGUA

Elemento : AGUA


Representante : Ondina



Principe Regente: Nicksa (alguns autores usam o Regente feminino a Princesa: NecksaDireção de Poder: OESTE



Temperamento : emocionais, amigaveis, atentos



Signos que rege: Cancer, Escorpião, Peixes



Chackra : Plexo Solar



Oferendas : conchas, espelhos, pentes, flores, pequenos barquinhos

Sentido : paladar, audiçao


Cores : azul (todas as tonalidades), verde agua, cinza


Mantra: UA (repetindo várias vezes, como o som da água)


Orixás : Yemanja (mar), Oxum (cachoeira, rios e lagos), Nana (chuva)



O elemento Agua esta ligado à semsibilidade emocional, à fantasia imaginativa, ao romantismo, à receptividade e à impressionabilidade (nivel emocional).


Assim como os Gnomos estão limitados em sua funçao aos elementos da Terra, as Ondinas, os elementais da água, funcionam na essência invisível e espiritual chamada eter umido. A beleza parece ser uma caracteristica comum dos espiritos da agua.



Onde quer que as encontremos representadas na arte e na escultura, sao sempre cheias de graça e simetria.



Controlando o elemento Agua - que sempre foi um simbolo feminino - é natural que os espiritos da agua sejam com mais frequencia simbolizados como femeas.



Existem muitos grupos de Ondinas. Algumas habitam cataratas, onde podem ser vistas nos vapores; outras tem seu habitat nos pantanos, charcos e brejos, entretanto outras, ainda vivem em claros lagos de montanhas. Em geral quase todas as Ondinas se parecem com seres humanos na forma e tamanho, embora as que habitam os rios e fontes tenham proporçoes menores.



Também as encontramos em corais e cavernas do mar ou nos juncais à margem dos rios ou das praias. As Ondinas sao antes de tudo seres emocionais, amigáveis para com a vida humana e gostam de servir a humanidade. Os antigos poetas diziam que as suas cançoes eram ouvidas no vento Oeste e que suas vidas eram consagradas ao embelezamento da Terra material.






Invocação as Ondinas
Esta invocação devera ser feita com os pes descalços, em direção ao Oeste e proximo de agua corrente (rio, cachoeira, mar) ou com uma vasilha de agua fresca e cristalina nas maos.





" Eu vos saúdo, Ondinas, que constituis a representaçao do elemento Agua; conservai a pureza de minha alma, como o elemento mais precioso da minha vida e do meu organismo.Fazei-me pleno da criaçao fecunda, e dai-me sempre intuiçao de forma nobre e correta. Mestres da Agua. eu vos saudo fraternalmente. Amem".


Com esta invocaçao pode-se obter amor, intuição, beleza, sensibilidade e tudo aquilo que a agua pode nos oferecer.





ELEMENTAL DO FOGO


Elemento : Fogo


Representante : Salamandra


Principe Regente: Djinn


Direção de Poder: SUL


(o ponto Fogo da Terra é a linha do Equador)


Temperamento: fogoso, tem força de vontade, emotivo, idealista, moralista, impetuoso, vitalidade





Signo : Aries, Leao, Sagitario

Sentido : Visao

Cores: vermelho, laranja forte, azul



Chackra : Explênico (situado tres dedos abaixo do umbigo)





Oferendas : velas, fogueiras, lamparinas





Mantra : IP (entoar com o I longo e agudo e o P curto)





Orixás : Ogum, Iansã, Xangô





Deuses : Hefesto (grego) - Vulcano (Romano)


O elemento Fogo esta associado à vontade, à emotividade, ao idealismo, à moral, à vitalidade, e ao espirito (nivel moral/espiritual)




As Salamandras ou espíritos do Fogo vivem no eter atenuado e espiritual que é o invisivel elemento do fogo. Sem elas, o fogo material não pode existir, um fosforo não pode ser aceso e nem a polvora produzira suas chispas. O homem é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois elsa reduzem a cinzas tudo aquilo que dela se aproximem.


Muitos misticos antigos preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudesssem provocar um vapor especial e asssim formar em ses rolos a figura de uma Salamandra, podendo assim sentirem sua presença.


Afirma-se que muitas Salamandras são vistas em formas de bolas ou linguas de fogo correndo atraves dos campos ou irrompendo nas casas. Para muitos aqui no Brasil costuma-se chamar estas apariçoes de "fogo de santelmo".


Mas a maioria dos misticos afirmam que as Salamandras são seres gigantes, imponentes e flamejantes em suas roupas fluidas, com uma armadura de fogo. Elas são as mais poderosas dos elementais e seu Principe Regente uma magnifico espirito flamejante é visto como terrivel e aterrorizante na sua aparencia.


Os antigos sabios sempre foram advertidos para guardarem uma distancia segura deste elemento, pois os benefícios derivados do seu estudo frequentemente eram proporcionais ao preço que se pagava por eles.


Tanto nos animais como no homem, as Salamandras trabalham através da natureza emocional por meio de calor corporeo, do figado e da corrente sanguinea. Sem sua assistencia não haveria calor.






Invocação as Salamandras
Deverá ser feita no nascer do Sol ou com a chama de uma Vela, pois o Elemento Fogo deve estar presente.

"Eu vos saudo, Salamandras, que constituis a representação do Elemento Fogo. Peço que com vosso poder de trasnmutar e purificar forneça a mim poder para resolver tudo, de acordo com a vontade divina, alimentando meu fogo interior, aumentando minha chama trina do coração. E assim formar um novo Universo. Mestre do Fogo, eu vos saúdo fraternalmente. Amem".


Pode-se obter com esta Invocação, mais força de vontade, coragem, vigor, entusiasmo e bons empreendimentos. Atua na matéria e na espiritualidade.

Os elementais normalmente se apresentam aqueles que possuem uma maior sensibilidade para poder ve-los, na forma em que imaginamos que eles sejam. Por exemplo: as maiores informaçoes que recebemos sobre os Gnomos, é que eles são aqueles homenzinhos vestidos com roupas medievais. Assim sendo, um Gnomo vai ler a nossa mente, receber a imagen que produzimos a respeito deles e desta maneira eles irao se apresentar a nos.

E assim, acabamos nos esquecendo que em cada região, os elementais irão se apresentar de forma diferente. Na Europa, temos as sereias como mulheres de pele clara, cabelos loiros e olhos azuis, porque lá as pessoas tem este perfil. Aqui no Brasil temos a Iara, ela também é uma ondina mas bem parecida com nosso perfil mais até puxado para o indigena. As pessoas do interior não veem o tal homenzinho medieval(Gnomo), e sim o saci-pererê, porque nunca tiveram acesso a livros que mostram uma imagem do Gnomo mais conhecido.

O importante de tudo isso, é sabermos preserva-los perto de nos. São criaturas maravilhosas, que podem nos ajudar a todo momento, desde que sejamos honestos e sensiveis. Adoram presentes e serem tratados com muito carinho.



O QUINTO ELEMENTO OU A QUINTAESSENCIA
É o Espírito, a Chispa Divina que permanece em cada ser vivente no Planeta Terra e assim dentro de cada um de nós. É a nossa força interior. O Quinto Elemento é a força neutralizante ou a força que se agrega aos quatro elementos mais terrenos e naturais e junto com eles harmoniza e equilibra a tudo e a todos. Alguns o chamam de AMOR eu pessoalmente tenho mais um conceito, de que o Quinto Elemento ou a Quitaessencia é VIDA!!!

LUZ E HARMONIA

6 comentários:

Frater Falgus disse...

Saudações minha querida Irmã, seu blog a cada dia que passa está com mais conteúdo, estás de parabens.
Bjs

sophia disse...

Oi amei o blog ja estou te seguindo por favor você pode seguir meu blog? acabei de criar el bjoos

sophia disse...

oi to seguindo teu blog segue o meu? beijos

Tony Charles disse...

Olá Casa da Floresta, eu gostaria de saber, se pode acender velas para os Gnomos, Ondinas, Silfos, com a cor indicada, de cada um exceto as Salamandras que eu já vi, que elas são das velas e do Fogo.

Caillean )0( disse...

Ola Tome Melo

Em primeiro lugar gostaria de agradecer sua visita saiba que sua LUZ sempre será muito bem vinda!

Respondendo a sua pergunta no post que voce descreveu eu falo de algumas cores de velas para cada elemental, siga sua intuição e acenda a vela escolhida, eu acendo no meu altar, mas se voce nao tiver um, acenda num lugar seguro e dedique ao elemental escolhido oferecendo-a a Eles com seu coração e mental tranquilos e se quiser fazer um pedido faça, mas não esqueça de oferecer ao Principe elemental de cada um, pois são eles que mantem a ordem.

Espero ter ajudado, mas não se acanhe em perguntar estarei sempre pronta com maior prazer em responde-las.Pode me perguntar pelo facebook, tem um link no blog e tiramos suas duvidas por la tambem.

Beijos com cheirinho de jasmim
Que os Deuses te acompanhem sempre e aos seus <3
Caillean

Tony Charles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails