quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ritual - Mais um jeito de começar a entende-los!




Todo ato repetido que esteja em harmonia com a Ordem Universal e tenha como objetivo provocar um determinado efeito é  um Ritual.

Etimologicamente derivado do vocabulo sanscrito ¨rita¨ que significa ¨de acordo com a ordem¨ , os rituais poem-nos em contato com outros planos e realidades, mas para que adquiram valor e provoquem efeito, é necessario que se realizem segundo regras definidas, sujeitas as Leis muito precisas, transmitidas pela tradiçao e que nao devem ser alteradas.


Um ritual é uma programação ou codificação criada com o objetivo de conduzir algo ou alguem a um fim determinado. Pela repetição de sinais, gestos e palavras com um significado preciso, percorre-se um caminho que, por vezes, conduz ao resultado pretendido, e muitas vezes nao conduz a lugar algum. A diferença esta em nos e na forma como nos entregamos aos trabalhos da Arte: a emoçao conduz-nos com a confiança necessaria, a razao distrai-nos pela analise e necessidade de entendimento.


Os Objetos rituais clique em  Instrumentos magicos , e o local onde realizarem os trabalhos da Arte tem uma funçao meramente simbolica e  a sua importancia sera inversamente proporcional à nossa capacidade de imaginar e concretizar, no plano mental, as praticas rituais necessarias para conseguirmos atingir o nosso equilibrio e percorrermos, de forma correta, o nosso caminho.


O centro de todo ritual é o altar, onde os Quatro Elementos e a Quintaessencia (voce, espirito)se encontram com as Energias para que o Universo, e os Deuses se manifestem e a Obra se concretize.

A Norte:

Fica a verde Porta da Terra

A Oeste:

Fica a azul Porta da Agua

Ao Sul:

Fica a vermelha Porta do Fogo

A Leste:

Fica a amarela Porta do Ar

Objetos para abrir cada Portal:

Sobre o Altar são colocados, nas respectivas direçoes, os objetos que lhe sao atribuidos e que os representam: um vaso de uma planta, terra, pedra, um disco de barro (pentáculo) ou sal para o Norte, uma taça com agua para o Oeste, uma faca de dois gumes, sem corte,ou fogo ou uma chama de uma vela para o Sul e uma varinha ou incenço para o Leste.

Gosto de colocar no centro do altar meu pequeno caldeirao de ferro, nele as vezes acendo uma vela com uma finalidade específica,uso cores que estão de acordo com a finalidade.... acho que voces gostariam disso :)

Eu, particulamente, faço o meu altar virado para o Norte seguindo a tradiçao Celta, mas alguns praticantes da Arte gostam de colocar o altar virado para o Leste deixo ao criterio de voces escolher um destes Portais para seu altar.

Este Ritual é para Bruxos solitários, feito em casa num pequeno altar. Se for para muitas pessoas pode-se descartar a mesa e fazer uma fogueira no meio e em cada Portal coloque os objetos descritos acima ou simplesmente nao coloque nada so saúda os quadrantes, O que sera passado depois para voces. Inclusive a liberdade de colocar objetos mágicos no seu altar!




Fonte : Scott Cunningham
             Jose Medeiros


LUZ E HARMONIA

Caillean )0(


2 comentários:

Tony Charles disse...

Olá Casa da Floresta, eu queria saber, se pode fazer Magias ou Algum Ritual na Quaresma depois da Carnaval.

Caillean )0( disse...

Ola Tome

Não festejamos a Quaresma pois trata-se de uma festividade cristã. Mas comemoramos Ostara um Sabbat em homenagem a entrada do outono e dedicado à Deusa Eostre.

Procure aqui mesmo na CASA DA FLORESTA um post anterior e voce encontrará rituais feitos para esta época do ano que pode variar de data pois se trata de um equinócio entao procure entre 21 a 23 de março que dia cairá certinho para fazer seu ritual.

Mas nada impede que na quaresma voce faça algo como acender uma vela, aí fica à sua esscolha.

Muita LUZ em seus caminhos,

Caillean

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails