quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ervas Medicinais - Alecrim


Alecrim - (Rosmarinus Officinalis)




USO MEDICINAL



O Alecrim, sob o domínio do Sol, é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve repidamente dores de estomago e azias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosse, bronquites e problemas respiratorios.


Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrizaçao.



Os cardíacos podem usa-lo acompanho de Sete sangrias e Dente de Leao. (desde que tenha consentimento médico)


USO MÁGICO


O Alecrim é um "costurador do Plexo Solar"


Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressao e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.



Ajuda, também, muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que nao respodem de forma concreta às agressoes da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto-estima.

Também é muito usado raminhos de alecrim no travesseiro para ter um sono gostoso.



Usa-se os raminhos para colocar na entrada da porta principal quando for receber visitas que nao sao confiáveis a nível energético. Conhecida pelos antigos como a erva que tira o mau olhado.


Atua nos desconfiados, nos que nao acreditam em si mesmos, nos que nao tem coragem de se lançar em novos projetos. É A ERVA DA CORAGEM.



USO CULINÁRIO



O alecrim deve ser inserido na alimentaçao dos passivos, tímidos, e nas pessoas que tem um constante desgaste de energia.

  
Um frango temperado com alecrim e limao é uma dadiva dos deuses. Também é muito utilizado em carnes vermelhas.

  
O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.

  
O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa e deixa o pao digestivo e energético.


Misture alecrim na manteiga e patês. O efeito fica otimo.



Vinho de Alecrim



Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado.Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto (o mel é opcional)


Sirva pequenos calices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestao, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.



Conserva de Alecrim para saladas


Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de mangericao, alguns graos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente 3/4 do vidro de vinagre de maçãs, água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Esta pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir acrescente oleo ou azeite.



OUTROS USOS


O Alecrim também pode ser encontrado em tintura mãe.


O chá forte de alecrim é otimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, deixa-os mais escuros (entao indicado somente para morenas)

Compressas com chá forte de alecrim sao otimas para celulite.


Banhos de assento é otimo para as mulheres na parte ginecologica, pois ele age contra corrimentos e qualquer ferimento no utero ou vaginal.
Também muito usado em armários para afugentar traças e outros insetos.


Precauçoes



Em altas doses pode ser tóxico e abortivo.


LUZ E HARMONIA


Caillean )0(

Nenhum comentário:

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails