segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Chakra Frontal - Ajna


Na visao de C.W.Leadbeater




O Portal da Liberaçao






Tabela de Correspondencias






Localizaçao : A testa, logo acima do nariz



Nome em sânscrito : Ajna, que significa "saber", "perceber" ou "comandar"



Elemento: Nenhum é apropriado



Funçao : Percepçao direta



Estado interior : Autocontrole



Partes do Corpo : Olhos, os dois hemisférios do cerebro



Glandula : Pituitária



Disfunçoes : Dores de cabeça, defeitos de visao



Cor: Anil



Som Fundamental : Om



Sentido : Nenhum apropriado



Pétalas: duas



Animal símbolo: Nenhum apropriado



Nota musical : La



Divindades: Paramasiva (Shivaa na forma mais elevada) e Sakti Hakini




Dentro desse Lótus habita a mente sutil
Sat-Cakra-Nirupana, verso 33




Ascendemos agora ao centro comumente associado ao terceiro olho, o chakra Ajna, que possui apenas duas petalas. Nelas estao inscritos em branco os mantras ham e kaham. Estes sao os mantras bija de Shiva e Shakti, respectivamente..



O nome ajna deriva de raizes sanscritas que significam "saber" e "seguir", ajna, por conseguinte, significa "comandar". Podemos considerar o chakra ajna como o centro de comando de todo o ser. Esta noçao é especialmente importante para todos os que pretendem estudar os mistérios. A pessoa espiritualmente realizada governa no trono que existe entre as sombrancelhas. Em outras palavras a vida esta sob o controle de um nível elevado de consciencia e de percepçao.





O Chakra ajana está situado na junçao dos meridianos ida, pingala e sushumna, na testa. A confluencia das tres energias, uma vez despertas, proporciona dons extraordinarios. Apenas sushumna ascende ao chakra coronário. Ida e pingala chegam ao seu termo nessa junçao. Esta é a verdade que existe sobre a idéia do terceiro olho, com a qual tantas pessoas estao familiarizadas. Esse centro energetico certamente atua como um terceiro olho quando desperto.





Seu nome "saber" e "seguir", refere-se a aspectos da telepatia e a outras formas de conhecimento direto que ultrapassam os sentidos comuns. Nesse nivel a percepçao imediata é real. As barreiras que restringem o "eu" há muito foram transcedidas. Do mesmo modo como uma pessoa que enxergasse teria uma vantagem entre uma multidao de cegos, o chakra ajna desperto é o olho da alma que proporciona uma visao total.





O proprio cerebro tem dois hemisférios, cada um com funçoes diferentes e especializadas. Essa polaridade fundamental continua: os dois olhos estao ligados aos diferentes hemisférios do cerebro; o proprio corpo externo é simétrico. Essa polaridade funciona em níveis extremamente sutis. O campo global de energia do corpo humano pode ser visto como um ovoide que se estende em todas as direçoes a partir da estrutura fisica.






O despertar do chakra ajna pode ser considerado uma iniciaçao, uma outra etapa na jornada da tomada deconsciência. A iniciaçao do chakra ajna coloca o aspirante emcontato com um estado "supremo", eterno, sem principio".






Diz-se, também, que esse estado de consciencia porduz o contato com o mestre interior, a fonte de sabedoria interior. Também sao encontrados mestres exteriores quando ocorre a expansao da natureza. Eles representam outras mentes que se estao desenvolvendo em seus proprios caminhos.





Esse é o primeiro chakra a ter sua contrapartida fisica no cerebro, em vez de no corpo. A mente nao sofre com as restriçoes fisicas, mas os pensamentos tem asas. Podemos recriar o passado a partir da memoria; podemos fazer planos para o futuro na nossa imaginaçao; podemos treinar a mente por meio da meditaçao; podemos viver num mundo de fantasia em nosso sonhos.





A medida que a consciencia se expande, descobrimos novas maneiras de usar a mente. A ativaçao, desse chakra aumenta o poder de visualizaçao, que ode ser encarada como a faculdade de enxergar com o olho da mente. As disciplinas espirituais sempre utilizaram a visualizaçao como um processo fundamental no treinamento mental e na expensao da consciencia. A fala é para o chakra laringeo o que a visualizaçao é para o chakra frontal.





Exercício de Orientaçao






Teste sua habilidade de visualizar. O exercicio seguinte é bastante simples:






Sente-se numa posiçao confortável, feche os olhos e relaxe. Tome consciencia de que o cerebro é formado por dois hemisférios.




Visualize o numero 1 no hemisfério esquerdo e a letra A no hemisfério direito. Em seguida visualize o numero 2 no hemisfério direito e a letra B no direito. Prossiga até alcançar 26 - Z. Faça uma pausa e relaxe profundamente. Inspire e expire atraves do ajna.





Repita agora o exercicio colocando as letras no hemisfério esquerdo e o numeros no hemisfério direito. Depois de te-lo feito, talvez voce queira verificar a diferença.





Imagine agora o Sol nascendo no hemisfério direito e se ponde no esquerdo. Imagine a Lua nascendo no hemisferio esquerdo e se pondo no direito. Relaxe e deixe que as imagens que simbolizam para voce cada um dos hemisferios apareçam espontaneamente.











Visualizaçao : O Local nas nuvens




Deixe o local onde voce se encontra desaparecer e imagine-se de pe numa sacada circular, aberta, situada no alto de uma elevada torre. Sinta uma leve brisa no rosto. Voce nao sabe como chegou ate este lugar, mas isso nao tem importancia. Voce contempla a vista do seu ponto de observaçao, localizado tao alto que as nuvens volteiam embaixo de voce.





O Céu esta brilhante e extraordinariamente claro, e nele flutua um sol reluzente. Voce olha para baixo e ve as nuvens ocultando o que esta embaixo do que está em cima. Voce volta toda a sua atençao para o mundo la embaixo, obscurecido pelas nuvens. Mas, apesar de os seus olhos nao conseguirem exergar, voce sabe que la longe, a distancia, a vida, como sempre continua.




Agora voce abre seus sentidos interiores, sintonizando-se com a realidade do mundo que esta la embaixo. Surgem na sua mente imagens nas quais as pessoas vivem o seu dia-a-dia. Voce tem a impressao de ouvir o choro de um bebê recen-nascido e depois, o ultimo suspiro de alguem cujo corpo fisico morre. Voce ouve os sons do amor depois os sons de odio. Voce observa na sua mente interior as cenas familiares que passam diante de voce; crianças brincando, adultos praticando esportes, pessoas cantando, meninas dançando, uma familia sentando-se à mesa para um refeiçao, um grupo de pessoas unindo suas vozes num culto religioso.





Do seu ponto de observaçao, voce consegue enxergar em todas as direçoes. Voce tem uma visao total nessa torre que se eleva sobre o mundo. Voce se dirige para o outro lado da sacada e deixa que sua mente interior se abra novamente. Sons diferentes chegam até voce, imagins distintas inundam sua mente. Contudo aquei, ao seu redor, o ar é claro e reluzente. Voce está rodeado de uma grande beleza e existe uma sensaçao de paz infinita. Esse lugar é estremamente perfeto e completo. Os sons do sofrimento la embaixo o perturbam. Talvez o sofrimento das pessoas cessasse, se voce pudesse falar-lhes a respeito deste local. Elas nao conseguem encontra-lo; portanto, é preciso que voce as encontre. Voce toma a sua decisao.



Contemple pela ultima vez a beleza e o esplendor da luz do sol reluzindo sobre as nuvens. Voce se lembra dos mínimos detalhes para que possa contar aos outros o que viu. Fique de pe na borda da sacada, e, quanto estiver proto, de um salto no ar.


Voce desce lentamente, planando. Enquanto está caindo, continua a lembrar a si mesmo da necessidade de recordar o que viu. à medida que desce, a luz de abranda e obscurece. a sensaçao de clareza desaparece. Tudo fica nebuloso enquanto voce se aproxima lentamente do seu antigo plano. Agora ha apenas o silencia, mas voce sabe que irá encontrar as crianças, os rapazes, as mulheres e os homens. Voce espera nao ter-se esquecido do que veio lhes dizer.



Imagens de sonho


Esse nível de consciencia transcende o estado de sonho; ele está além desta esfera.



Musica


Use uma musica para estimular sua habilidade natural de visualizaçao. Penetre numa composiçao musical e deixe que cenas e imagens apareçam espontaneamente, no seu olho mental. Experimente escutar Inner Hamony de Arden Wilkin.

Curativo

Qando estiver trabalhando com o chakra frontal e sentir que está um pouco esgotada ou com dor de cabeça coloque um lenço, ou um pedaço de feltro ou uma bandana na testa da cor do chackra, deixa ate sentir que está se sentindo melhor, se for à noite durma com ele. Apesar que o efeito é quase imediato.



UM MARAVILHOSO DESPERTAR DO CHAKRA FRONTAL - AJNA

LUZ E HARMONIA

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Video Chakras do Plexo Solar, do Chakra Cardiaco e do Chakra Laringeo

Como prometido segue um excelente video que fala sobre o terceiro, quarto e quinto chakras.

Espero que apreciem, pois a linguagem é simples e contam bastante informaçao.

Caillean )0(

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um Abençoado Mabon - Um abençoado Equinócio!!!



Queridas energias por problemas de lentidao no pc deixo somente minhas bençaos para todas as energias que aqui passarem.

Que os Deuses abençoem esta data na vida de cada um de voces e por toda a Mae Terra!

Beijinhos Caillean )0(

O Chakra Laríngeo

Pela visao de C.W.Leadbeater


O portal do tempo e do espaço



Tabela de correspondência


Localizaçao : garganta


Nome em Sânscrito : Vishuddi, que significa " purificar"


Elemento : Akasa, Ar


Funçoes : Criatividade, comunicaçao


Estados Interiores :Intuiçao, Síntese


Partes do corpo : Pescoço, ombros


Glandulas : Tireoide e paratireóide


Disfunçoes : Garganta inflamada, glandulas intumescidas, resfriados, problemas na tireóide


Cor : azul brilhante


Som Fundamental : Ham


Sentido: Audiçao



Pétalas: Dezesseis -> a,ã, i,~i,u,~u,~r,r,l~,~l,~e,ai,O,au,am,ah


Animal simbolo : Elefante



Divindades : Sadasiva, um aspecto de Gauri



Nota Musical : Sol





"Esta regiao é o limiar da grande Libertaçao para aquele que deseja a riqueza da Ioga e cujos sentidos forem puros e controlados"

Sat-Cakra-Nirupana, verso 30



O Chakra laringeo representa o poder que temos de nos comunicar verbalmente. O desenvolvimento da fala é exclusivo da humanidade, embora muitas outras especies tenham aperfeiçoado maneiras sutis e sofisticadas de comunicaçao. A fala e a grande amplitude da vocalizaçao humana permitem uma comunicaçao de um tipo complexo e único.





A voz humana pode transmitir emoçao, informaçoes e uma grande variedade de significados sutis. Podemos cantar, gritar, sussurrarou rir, podemos chorar ou berrar. A voz humana pode ocultar a verdade ou revela-la.


O poeta, o escritor e o contados de historias compreendem, instintivamente, o poder da palavra, seja falada ou escrita, e usam este poder para muitas vezes moldar a consciencia coletiva.





O som é vibraçao, uma energia invisível.



Há cerca de tres mil anos, a filosofia e a pratica do som ja estavam bem assentados nos Vedas e Tantras da tradiçao oriental. Esse conhecimento fazia parte de um sistema oral de transmissao hermeticamente guardado, que sobreviveu, provavelmente de modo truncado, sob a forma de mantras.



A funçao da audiçao é atribuida a esse chakra, e refere-se a uma quantidade sutil de audiçao interior, que é bem diferente daquela fisica , comum no nosso dia-a-dia.


A medida que os chakras superiores despertam dentro do grupo como um todo, podemos esperar uma comunicaçao maior, e nao menor, com os níveis nao-fisicos.


Os ensinamentos esotéricos nos dizem que quando este chakra laringero esta inativo, nossa criatividade também está amortecida. Somos incapazes de ecutar interiormente, ou mesmo exteriormente, para dar forma à originalidade. Em outras palavras, ficamos inoperantes como canais criativos.


O chakra vishuddi funciona em conjunto com dois outros centros secundários: o lalana, na base do orificio nasal, e o bindu vissharga no alto do cerebro, na parte de tras da cabeça. Os monges hindus em geral tem a cabeça raspada, a nao ser por um pequeno tufo de cabelo que marca este local. Seu nome significa "o cair das gotas".


Quando esse chakra esta desperto e equilibrado, os poderes de comunicaçao e criatividade adquirem vida, acrescentando nova dimensao à nossa compreensao da experiencia.


Exercícios de Orientaçao

1. Explore seu poder de comunicaçao refletindo sobre o que voce fala e sobre como voce fala.

2. Medite sobre o elemento Akasa ( Ar)

Despertando o bindu-visharga

1. Sente-se numa postura de meditaçao, com os olhos fechados.

2. Tome consciencia da respiraçao natural durante alguns minutos

3. Use o mantra "so ham", repita "so" ao inalar e "ham" ao exalar. Coloque o som na garganta.

4. Permaneça consciente da respiraçao e do mantra juntos, num ritmo contínuo.

5. Coloque o mantra numa linha reta entre a garganta e um ponto no topo da cabeça, direcionando para tras.

6. Ao inalar, imagine um fio de luz branca alongando-se do vishuddi ao bindu.

Quando esses centros despertam , o som psiquico, inaudivel para a audiçao fisica, pode ser ouvido ao redor do bindu. Isso irá indicar sua localizaçao com mais precisao.

Visualizaçao : O Útero do espaço

Deixe que seu ambiente imediato se dissolva. Imagine que voce está de pé, diante de uma grande parede branca. Aproxime-se e coloque as maos sobre ela. Voce perceberá que a parede nao é nem densa nem solida, mas leve, como se feita de uma gaze muito fina e esticada.

Coloque delicadamente as maos sobre essa suave superficie, e sinta-a encrespar-se. Segure essa substancia com ambas as maos. Permita que o desejo de atravessar o véu surja dentro de voce.

Quando o pensamento é formado, o véu se abre entre as suas maos, criando uma passagem oval.Voce olha além do veu e enxerga a escuridao e o milagre do espaço profundo iluminado por pontos de luz branca. Voce toma a decisao de dar um passo para tras e fechar o veu, ou de avançar na direçao do desconhecido.

Caso voce decida retornar, semplemente de um passo para tras e feche o veu. Se desejar continuar, avance confiante. Voce flutua no silencio do espaço. É sustentado pelo proprio espaço. A sensaçao é desconcertante, mas , se voce se entregar à sua ausencia de peso, poderá começar a usufruir esa nova experiencia. Voce flutuara sem esforço, observando o que pode fazer neste mundo estranho e silencioso.Estrelas reluzentes pontilham o ceu em todas as direçoes; algumas parecem tao proximas que voce tem a impressao de ser quase capaz de toca-las.

Enquanto flutua, de repente e inesperadamente, voce percebe um som. Ele o sobressalta por um momento. É uma nota que parece vir, sumultaneamente de todos os lugares. Agora voce se recosta e escuta, tentando ouvir mais claramente o som. A nota parece aumentar de volume e tornar-se, de alguma maneira, mais complexa. Voce está rodeado pelo som, que continua a reverberar.

Surge entao, um novo som. É o som do seu nome. Voce o escuta de uma maneira diferente, mas nao consegue deixar de reconhecer a vibraçao contida no seu nome. Voce pode responder, se o desejar, nao com a voz, mas con a mente. O som se repete continuamente como um mantra nas profundezas do espaço.

Voce parece capaz de sentir as vibraçoes criadas pelo seu nome. Seu corpo começa a oscilar delicadamente, embalado por padroes sonoros invisíveis. Voce nao flutua mais sem uma direçao definida. O Poder do som o conduz sobre um onda que sobe e desce com os padroes do seu nome.Seu corpo oscila nesse mar de som, gentilmente impelido pelas proprias notas que vibram. Seu corpo começa a vibrar. Todo o seu ser absorve a ressonancia em harmonia com os sons que o apoiam.

Á medida que a ressonancia se aprofunda, voce sente como se o proprio som jogasse fora os aspectos desgastados e superfluos de sua existencia, que se agarram a voce como uma segunda pele. O som continua o seu processo purificador, elevando suas vibraçoes para o som puro do seu verdadeiro nome. Em seguida, voce parece estar se deslocando com mais facilidade, impulsionado pelas ondas sonoras.

Voce ve à sua frente o veu de gaze branco com o portal aberto. Sua jornada se aproxima do fim. Voce tem uma ultima oportunidade de expressar algo, de falar com a sua voz interior. Suavemente, voce é conduzido até o portal e simplesmente passa pela abertura, alcançando outra vez a terra firme.

Voce se sente bem por ter voltado, mas também se sente feliz por ter feito a viagem.

Imagens de Sonho

As imagens relacionadas com esse chakra, na maioria das vezes, envolvem visitas a locais extremamente insolitos ou estranhos: cumes de montanhas, terras desconhecidas, territorios virgens ou lugares bastante esquisitos. Nesses sonhos, muitas vezes é estabelecido o contato com uma raça estrangeira que parece possuir uma sabedoria e entendimento superiores. Nos sonhos, o conteudo desse ensinamento encerra um grande significado mas, paradoxalmente é dificil recorda-lo ao acordar.

Musica

Esse centro energético expressa tanto a criatividade da pessoa quanto a amplitude do grupo. Mergulhe no som de um conjunto de vozes, seja de corais ou de musica sacra. Perca-se no todo e encontre, paradoxalmente, a sua propria nota.

Curativo

1. Quando estiver sentindo muita dor-de-garganta ou sua comunicaçao nao está boa, amarre um lenço azul turquesa no pescoço.

2. Use um cordao com uma pedra turquesa de maneira que ela fique bem encostada no pescoço.

UM EXCELENTE DESPERTAR DO CHAKRA LARINGEO

LUZ E HARMONIA

O Chakra Cardíaco

Na visao de C.W.Leadbeater

O Portal dos Ventos

Tabela de Correspondência

Localizaçao : Situado entre a quarta e a quinta vértebra torácica

Nome em Sânscrito : Anahata, que significa " nao tocado"

Elemento : Ar

Funçao : Amor

Estados Interiores : Compaixao, amor

Partes do Corpo : Pulmão, coraçao, braços e maos

Glandula : Timo

Disfunçoes : Asma, pressao sanguinea, males do coraçao, doenças do pulmao

Cor : Verde (alguns autores também usam a cor Rosa)

Som Fundamental : Lam

Sentido : Tato

Petalas : Doze -> kam,kham, gam,gham,ngam, cham, chahm, jam, jham, nyam, tam, than

Animais-símbolo : Antilope, passaros, pombo

Divindades : Isa, Kakini

Nota musical : Fa

"Aquele que medita neste Lotus do coraçao, torna-se Senhor das Palavras, e como Isvara é capaz de proteger e destruir os mundos"

Sat Cakra Nirupana, verso 26

Saindo do Plexo Solar e tomando a direçao ascendentem, encontramos o Chakra Cardiaco. Ele faz referencia a um som que se houve, mas que nao é tocado; em outras palavras uma nota eterna que nao é criada por maos humanas. Esta alusao ao eterno marca o ingresso, que ocorre neste centro energético, em níveis mais elevados da consciencia.

O simbolismo do coraçao como o local do amor também pe óbvio. A associaçao entre o coraçao e a experiencia do amor esa profundamente cristalizada na nossa cultura. É praticamente pensar em um sem pensar no outro. Enviamos cartoes no dia dos namorados, e ficamos de coraçao partido se perdemos o nosso amor. Um coraçao solitario fala por si mesmo. Estamos bem mais familiarizados com o amor dos relacionamentos interpessoais do que com o amor universal.

A primeira vista parece ser o chakra mais facil de ser compreendido. Contudo, ele vem a ser, na verdade, o ponto onde frequentemente somos menos ativos. Todos ja passamos pela experiencia de nos apaiconarmos e de nos desapaixonarmos; cada um de nós ama e, reciprocamente, é amado. Entretanto o amor pessoal é apenas o ponto de partida para a experiencia desse chakra.

A qualidade, o grau e a forma de amor atribuidos ao quarto chakra sao bem diferentes daqueles relacionados com o amor pessoal. Na maioria dos casos, buscamos trazer o amor para a nossa vida, reconhecendo instintivamente a virtude contida na experiencia do amor.

Reconhecemos espontaneamente tanto a sua presença quanto a sua ausência. Todos precisamos ser amados e retribuir o amor. O amor é expansivo e aberto, ele une e cura. O amor abrange carinho, preocupaçao, apoio e proteçao, entre muitas outras qualidades. Seu principio é ativo e sua açao, dinamica. Nao obstante o amor é algo abstrato e inatingível. Ele gera uma qualidade particular de energia que jorra do centro cardiaco. Nós a vivenciamos, momentaneamente, quando estamos muito receptivos e amorosos.

Pode ocorrer uma nitida sensaçao física, que parece emanar do coraçao. Algumas vezes é como uma dor, Talvez por esse nivel de intensidade ser desconfortavel, tendemos a manter este chakra sob o controle da mente.

A energia pode ser extraída do chakra sahasrara e, depois, enviada atraves do coraçao para o coraçao dos outros. Nesta experiencia é possivel nos tornamos um canal para uma qualidade particular de energia. Algumas pessoas vivem sua vida dessa maneira, irradiando energia atraves do coraçao.

Este grau de amor é bastante raro. Trata-se da compaixao, que é o amor universal e incodicional. É a energia vital que flui continuamente atraves do chakra cardiaco na direçao dos outros. Essa energia em si, possui o poder de curar e trasnformar.

Inicialmente, o coraçao é drenado dos desejos egoistas, preparando o caminho para que se transforme num centro de amor altruista. Por fim, o coraçao aberto assemelha-se a um calice transbordante de agua vital, um fluxo constante de amor divino.

Quando esse centro desperta, diz-se que ele gera o gênio poetico e a eloquencia. Mas nao é facil despertar completamente o chakra cardiaco, e muito mais facil limitar o nosso amor ao amor interpessoal. Mesmo o amor personalizado, na sua expressao mais altruista e sincera, é apenas um reflexo de um amor universal ilimitado.

Esse chakra, por tradiçao, detem o segundo nó, chamado vishnu granthi. Para despertar eeste centro energetico temos de separar nossas visoes limitadas da realidade, que restringe o fluxo do nosso amor. O chakra cardiaco é o unico que possui um chakra secundario, que é representado dentro de um lotus de oito petalas, abaixo do chakra anahata. Diz-se que como centro secundario confere desejos pessoais. Paradoxalmente, quando esse centro verdadeiramente desperta, o desejo do coraçao vonta-se para a felicidade e para o bem-estar das outras pessoas.

O centro anahata controla o sentido do tato. Isso nao deve causar surpresa, uma vez que os meridianos do coraçao correm verticalmente pelos braços e alcançam as maos, e é atraves destas que oferecemos o amor soba a forma de conforto, de uma caricia amorosa ou de um toque de cura. O Prana se irradia com extrema facilidade atraves das maos, e por meio da visualizaçao apropriada pode ser conduzido atraves do proprio chakra cardiaco.

Exercício de Orientaçao

1. Explore sua experiencia pessoal de dar e receber amor.

2. Medite sobre o elemento Ar.

Visualizaçao : A Rosa do coraçao

Deixe que a mente se acalme. Concentre a atençao na regiao do coraçao fisico e da sua cavidade. Embora o coraçao fisico ocupe apenas um pequeno espaço, o verdadeiro coraçao nao conhece limitaçoes.

Procure sentir as batidas do seu coraçao. Comece a pensar nas pessoas que voce é capaz de amar. Deixe que seus rostos se ergam um a um, para que voce seja capaz de reconhece-los individualmente. Quando estiver fazendo isso, poderá ter uma sensaçao de aperto ao redor do coraçao.

Olhe para o local onde se encontra o coraçao e veja uma rosa em botao, desabrochando lentamente. Observe o lento movimento das petalas à medida que a flor se abre dentro de voce. Continue a pensar nas pessoas que ama.

Pense agora nasquelas que o amam. veja a rosa aumentar de tamanho. Observe a suavidade das suas petalas e a beleza da sua florescencia. Permita que a rosa complete seu crescimento até parecer encher o seu coraçao.

Irradie agora o amor que voce acumulou. Deixe que ele flua do coraçao numa faixa de luz branca.Deixe que o seu amor jorre num fluxo constante para aqueles cujos coraçoes estão vazios.

Encontrando o local do coraçao

Sente-se numa posiçao confortável para a meditaçao. Feche os olhos e concentre-se na garganta. Inspire profundamente. Sinta o ar enchendo a cavidade pulmonar. Deixe que a expiraçao passe, sem observa-la. Repita este processo até estar totalmente concentrado na respiraçao.

Dirija a seguir sua atençao para o local logo acima do diafragma. Conscientize-se de que esse espaço esta sendo preenchido. Aos poucos voce desenvolverá a consciencia desse espaço do coraçao. Quando sentir que o descobriu, o espaço do coraçao se expandirá e se contrairá, acompanhando o ritmo da respiraçao.

Se a consciencia for mantida, o discipulo tera a visao de um lago e de um lotus azul. Essa visao surgirá no momento adequado. Nao use o poder da imaginaçao criativa para produzir a cena.

Imagens de Sonho

O chakra cardíaco aparece nos sonhos de diversas maneiras. Estes sonhos envolvem, tipicamente, cenas nas quais o amor é o tema central : estamos apaixonados, nos apaixonando ou, até mesmo, perdendo o amor. Esses sonhos provocam, amiude, uma profunda reaçao emocional , como a alegria ou uma grande tristeza.

Musica

O chakra cardiaco gira em torno do contato com o poder universal do amor. Todo o mundo está familiarizado com determinadas composiçoes musicais que tem o poder de derreter coraçoes.

Os sons naturais emitidos pelas baleias e pelos golfinhos podem causar em nos uma sensaçao indescritivel. O Canon de pachebel, é extremamente suave e curativa.

Sempre procure as musicas que mexem com voce ao ponto de tirar o folego e derreter seu coraçao.

Curativo

. Quando nao se sentir bem, estiver com aquele aperto no peito que doi por uma razao qualquer coloque uma blusa verde ou rosa ou use uma toalhinha.

. Na tristeza do coraçao a mesma coisa.

. Use um cordao comprido que va até a altura do coraçao com um quartzo verde ou rosa.

UM FELIZ DESPERTAR DO CHAKRA CARDIACO

LUZ E HARMONIA

O

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Chakra do Plexo Solar




Na visao de C.W.Leadbeater





O Portal do Sol




Tabela de Correspondencia



Localizaçao : Situado entre a décima segunda vértebra torácica e a primeira lombar.



Nome em sanscrito: Manipura, que significa "Joia Brilhante" ou "Gema Reluzente"



Elemento : Fogo



Funçoes : Vontade, Poder



Estados Interiores : Emoçao interna -- riso, alegria, raiva.



Partes do corpo : Sistema digestivo, fígado, baço, estomago, intestino delgado.



Glandula : Pancreas



Disfunçoes : Ulcera, diabetes, disturbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, hipoglicemia.



Cor : Amarelo


Som Fundamental : Ram



Sentido : Visao



Pétalas : Dez : da, dha, na, ta, tha, da, dha, na, pa, pha



Animal Simbolo : Carneiro



Divindades : Rudra, Lakimi, Apolo, Agni



Nota musical : Mi





"Atraves da meditaçao neste lotus do umbigo, adquire-se o poder de criar ou destruir"
Sat-Cakra-Nirupana, Verso 21.




Nós ascendemos do fluido do chakra Svadisthana para encontrar o fogo do chakra Manipura. No ocidente este centro energético é conhecido como Plexo Solar. No Tibete esse chakra é conhecido como Manipadma ou "lotus adornado com joias". Esse chakra irradia sua ardente energia como um sol brilhante.




O abdomen contém o sistema digestivo, que transmuta o alimento em energia. Raramente pensamos nesse processo, a não ser quando ele apresenta um disfunçao. O alimento proporciona combustivel para o corpo. Do mesmo modo como o sistema digestivo fisico extrari energia do alimento, o chakra do Plexo Solar extrai e armazena o prana ( Prana representa a energia psíquica, vital, que mantém o corpo físico funcionando. O Prana é a energia que permeia toda a vida; onde existe prana, existe Vida.




Cada um dos chakras é um centro de prana, mas ele é gerado e distruibuido pelo Manipura.




Os ensinamentos japoneses atribuem grande importância a esse chakra. Ele é chamado de hara que literalmente se chama "barriga". É o nosso ponto central no qual todas as coisas, visiveis e invisiveis, encontram equilibrio. Tradiconalmente esse chakra está situado bem proximo ao umbigo. Quando este chakra funciona como um centro gravitacional do ser, as emoçoes sao sentidas e expressas.




O chakra do Plexo Solar é o nosso lugar de habilitaçao no mundo. É a nossa reserva de combustível. Quando essa reserva está baixa, nao temos força propulsora para nos projetarmos com impacto no mundo. Tornamo-nos vitimas da sorte e das circunstâncias quando perdemos o contato com a força de vontade, que é uma expressao direta do ser interior. A vontade é fundamental para o bem- estar e realizaçao pessoal, pois traduz a nossa natureza mais intima numa expressao exterior. É atraves da expressao da vontade que criamos a nossa propria realidade.




A harmonia entre a percepçao da vontade pessoal e a liberdade externa de expressao permite que a energia do terceiro chakra flua de uma maneira uniforme. Quando a vontade esta bloqueada, temos uma sensaçao de frustraçao, muitas vezes seguida de uma compressao em toda a regiao do plexo solar este chakra acaba atuando como uma represa que retem os sentimentos, as energias, as necessidades e os impulsos. Existe um tumulto interior, uma raiva reprimida e uma força contida. Finalmente, alguma coisa estala e cocorre uma cena emocional, uma crise ou até mesmo um esgotamento. Este chakra contem nossas emoçoes mais grosseiras, e quando as emoçoes, por qualquer razao, nao se manifesstam e se voltam para dentro de nos, elas permanecem alojadas neste chakra.




A raiva, especialmente, é uma emoçao que pode ficar reprimida durante muitos anos. O estomago é extremamente sensivel a mudanças repentinas aos nossos sentimentos. Quando sentimos uma dor na boca do estomago, estamos sentindo medo ou um extremo nervosismo. Quando sofremos um choque repentino, podemos ter a impressao de uma pancada no estomago e de nos sentirmos fisicamente doentes. Quando estamos perturbados temos dificuldade para comer.




Quando as energias desse chakra estão ativas e equilibradas, a pessoa desfruta o bem-estar e tem um claro senso de autodeterminaçao.



Exercicios de Orientaçao



1. Explore o onceito de poder pessoal, analisando a maneira como voce uma o seu poder no mundo;
2. Medite sobre o elemento fogo.




Exercicios de pranayama


1. Sente-se com a coluna ereta.
2. Inspire profundamdnte. Imagine o prana sendo absorvido através da sua garganta e fluindo para o seu umbigo.
3. Imegine, aos mesmo tempo, o prana subindo do muladhara para o umbigo. Execute o mulabandha (contraçao do períneo) e visualize os dois flucos juntando no umbigo.



Visualizaçao: Saudaçao ao Sol




Imagine-se num lindo lugar a seu gosto, o principal é que dele voce possa ver e sentir o sol.
Abra os braços com as maos espalmadas e sinta o poder do sol, atraves de seus raios. penetrando atraves de suas maos. Sinta a energia em todo o seu corpo, voce someça a respirar profundamente, bebendo os raios do sol como um liquido dourado. Ao inspirar, voce se ve inundado pou uma chuva de luminosidade.






Ao expirar, irradia essa energia divina na direçao de outras formas vivas. À medida que voce da seguimento a respiraçao profunda, suas inalaçoes parecem coloca-lo em contato com a força vital da terra, das pedras, da areia e do prorio ar. Enquanto inspira, voce sente que esta bebendo a energia que a terra tem a lhe oferecer, compartilhando o seu ciclo diario de renovaçao. Essa energia enche seu centro do poder, inundando-o de força vital. Voce se sente vivo, revigorado, extremamente alegre. Sua reserva de energia, agora tao elevada, esta quase transbordando. Transfira este vigor para sua vida e use-o para se realizar.



Nota: Este exercicio é feito atraves de visualizaçao, mas pode ser feito, também, com o sol real.




Imagens de Sonho




O chakra Manipura produz um vasto conjunto de imagens flamejantes: acender uma fogueira; preparar um fogo ritual; observar uma casa em chamas. As imagens do amanhecer, ou outras imagens solares, podem indicar um despertar nesse nível.





Música



Esse chakra está relacionado com a expressao das emoçoes. Quando elas nao sao liberadas no momento adequado, a vibraçao aloja-se, literalmente no chakra e no corpo. A musica que tem o poder de expressar uma emoçao, de dor ou tristeza, pode proporcionar uma experiencia catartica extremamente necessária.



Eu poderia sugerir algumas musicas, mas cada um sente a musica de uma forma diferente. Use aquelas que voce ja conhece e despertam estas emoçoes em voce. Escute alto e de preferencia sozinho, pode usar um fone de ouvido também.



Nota : Musicas que nos fazem sentir como uma viagem de extase também sao indicadas, como uma musica que te traga euforia, mexe com seu corpo ao ponto de sair dançando...deixe-se levar.





Remédio ou Curativo



. usar uma camiseta comprida na cor laranja
. usar uma cueca ou calcinha laranja
. pegar um pedaço de feltro, cortar de forma arredondada e colocar em cima
. uma toalha da cor do chakra coloque por cima na hora de dormir





Nota : use pelo menos na hora de dormir
Bem lindas energias qualquer duvida pode deixar um comentário que tirarei sempre que puder.





Um excelente despertar do Chakra do Plexo Solar!!!



LUZ E HARMONIA

domingo, 13 de setembro de 2009

Um video muito especial sobre os dois primeiros chakras

Eu ia começar a escrever sobre o terceiro Chakra quando descobri este video que so complementa o que falei, como ele esta dividido por Chakras conforme vou postando coloco um video sempre para complementar e ilustrar.

Espero que gostem e aos poucos vou colocando como foi dito a saga de todos eles.

LUZ E HARMONIA

Finalmente retornando aff





Ola lindas energias, finalmente retornando, o dodoi do meu pc era grave, placa mae e outras coisitas mais. Ainda tem que ser feito uns retoques mas nada que nao dê pra postar.

Agradeço a todos voces que foram solidarios e pacientes, aos que passaram por aqui em silencio mas sempre bem vindos também.

Um beijos mágico para todos voces e muita

LUZ E HARMONIA

Caillean )0(

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ausência


Lindas energias cheguei de viagem e meu pc está igualzinho ao desenho aí em cima, consegui finalmente entrar no pc de outra pessoa para justificar minha ausência. Ainda nao sei quando ele vai ficar pronto, acredito na semana que vem. Assim que retornar estarei respondendo a todos que comentaram com o maior carinho.
Beijinhos encantados
Caillean )0(

Podera lhe interessar...

Related Posts with Thumbnails